Banner LG_Set 24
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Saldos Jan 2025
Banner Logical Design_26 Jun 24

Sennheiser Momentum True Wireless 4

Sennheiser Momentum True Wireless 4

João Zeferino

1 fevereiro 2025

Só eu e a música no meio da multidão


Audições


As audições que fiz com os Sennheiser MTW4 mostraram bem a enorme evolução tecnológica operada na transmissão de áudio via Bluetooth, que passou do som opaco e dinamicamente amorfo das primeiras gerações, para um som com todas as qualidades audiófilas, mesmo que ainda não ao nível do que é possível obter com uns auscultadores cablados de topo de gama.

Foto 4 Mtw4

Também não é esse o propósito. Aqui o que está em causa é liberdade de movimentos, é a possibilidade de levarmos a nossa música connosco, e de nos permitir isolarmo-nos do barulho que nos rodeia enquanto ouvimos a nossa música favorita com uma excelente qualidade de som e esse é um propósito plenamente alcançado com os MTW4.

Listagem resumo das obras escutadas durante a avaliação:


• S. Rachmaninov, Danças Sinfónicas, Op.45, Orq. Minnesota, Eiji Oue, Tidal
• A. Copland, Fanfarra para o homem comum, Orq. Minnesota, Eiji Oue, Tidal
• G. F. Handel, Messiah, Nelson, Kirkby, Watkinson, Thomas, Choir of Christ Church Cathedral, The Academy of Ancient Music, Christopher Hogwood, Qobuz
• J. S. Bach, Concerto de Brandenburgo nº 1 em Fá, BWV 1046, I Musici, Qobuz
• W.A Mozart, Sonata para piano nº 8 em Ré maior, K311, Maria João Pires, Qobuz
• Saint-Saëns, Sinfonia nº 3 em Dó menor com órgão, Jean Guillou, Orq. Sinf. São Francisco, Edo de Waart, Qobuz
• Dire Straits, Telegraph Road, Tidal
• Patricia Barber – Café Blue, Qobuz
• Mike Oldfield – Platinum, Qobuz
• Diana Krall, The Girl in The Other Room, Tidal
• Pink Floyd, Wish You Were Here, Tidal


Começando pelo desempenho do circuito de cancelamento de ruído adaptável, tenho a afirmar que me pareceu muito eficiente. Ainda que num ambiente demasiado ruidoso não consiga eliminar totalmente as fontes sonoras externas, principalmente as que se manifestam em frequências mais altas, como por exemplo numa viagem de metropolitano onde, a juntar ao natural ruído de funcionamento da máquina, temos um conjunto de pessoas a falar aos gritos, o que acaba sempre por passar para os ouvidos a não ser que se aumente perigosamente o volume da música. Já no escritório ou num restaurante, o sistema funcionou perfeitamente, permitindo-me um grau de isolamento considerável mesmo com a música a volumes reduzidos.

Foto 5 Mtw4

Os conteúdos musicais foram obtidos a partir das aplicações de streaming Tidal e Qobuz instaladas no meu S23 Ultra. A Fanfarra Para o Homem Comum é uma das peças mais populares de Aaron Copland e também uma das mais exigentes do ponto de vista da reprodução sonora por meios electrónicos. Escrita para trompas, trompetes, trombones, tuba e percussão, o tema é introduzido de forma vigorosa por uma pancada simultânea nos timbales, bombo e Tam Tam a que se junta depois uma trompete e em breve todo o efectivo instrumental. É uma peça que, quando bem gravada, exige do equipamento uma resposta dinâmica exemplar de modo a manter a clareza e o equilíbrio sonoro entre os naipes de metais e as percussões sem revelar indícios de compressão ou saturação. Os Sennheiser conseguiram revelar a imponência da peça com um som sempre muito controlado, sem resvalar para excessos, mas permitindo distinguir os diversos intervenientes das percussões, a energia que deles emana e a forma coerente como se unem aos metais para nos revelar toda a solenidade da peça de Copland.

Mudando para algo completamente diferente, com os temas Telegraph Road ,dos Dire Straits, e o álbum Platinum, de Mike Oldfield,, os MTW4 revelaram um grave intenso, forte e bem amortecido, capaz de fornecer profundidade e energia à música sem se intrometer nas frequências médias que mantém uma notável clareza e arejamento, e proporcionando uma reprodução de vozes muito natural, calorosa e bem timbrada. Os registos agudos são limpos, nítidos e suaves, surgem sempre algo recuados no contexto do palco sonoro e adicionam a quantidade certa de brilho a cada peça musical sem nunca se tornarem agrestes. Em termos de apresentação o palco sonoro que estes Sennheiser conseguem edificar ao redor da cabeça surge sempre com um distanciamento que permite a destrinça de diversas camadas de som, sem efeitos opressivos ou esforçados, o que faculta um sentido de imersão no âmago da música e proporciona um verdadeiro prazer auditivo, notável para uns auscultadores deste preço, auriculares ou não.

Foto 6 Mtw4

Não posso deixar de destacar a audição da oratória O Messias, de G.F Handel, uma gravação realizada na generosa acústica da Igreja Anglicana St Jude on the Hill, em Londres, onde uma Emma Kirkby na posse de todas as suas capacidades vocais faz entoar de forma cristalina o tema But who may abide the day of his coming? que ressoou de forma fantástica pela nave da igreja perdurando no tempo de reverberação de forma etérea.



Conclusão


Mais um produto da Sennheiser a impressionar-me de forma muito positiva. Para além das múltiplas funcionalidades que cumprem com o que é suposto nuns auriculares Bluetooth, o mais importante para mim é a qualidade da reprodução sonora demonstrada e que faz jus às características de naturalidade, definição tímbrica e completude sonora que tem sido uma constante das criações da marca alemã e que agora estão também presentes nos seus auriculares, a justificar uma muito merecida recomendação.


Sennheiser Momentum True Wireless 4

Preço               299,90 €

Representante Magnelusa