Evolução na continuidade
Análise
O TCL 55C765 foi integrado no meu sistema de cinema em casa, ligado ao leitor Blu-ray Sony BDP-S7200, sendo que conteúdos com resolução 4K foram obtidos por ligação à box 4K Vodafone ou a partir de conteúdos streaming de demonstração 4K, disponíveis no Youtube.
Tal como já havia acontecido com o modelo anterior, uma das características que chama de imediato à atenção tem a ver com a naturalidade e fluidez dos movimentos, denunciando a excelência do circuito de processamento interno do televisor, uma característica que se tem apresentado como constante nos diversos produtos da TCL que tive oportunidade de visionar.
Com o Blu-ray Star Wars Ep.II essa característica foi particularmente notória, sendo os grandes pannings resolvidos com excelente fluidez e naturalidade quer ao nível do varrimento horizontal quer vertical, revelando uma das melhores performances que me tem sido dado ver nos últimos tempos e uma prova da eficácia da tecnologia de processamento da TCL. Não apenas com Blu-ray mas também com também com imagens de resolução standard DVD como em O Gladiador, as características de suavidade de movimentos, com manutenção de uma excelente focagem e uniformidade luminosa foram demonstrados de forma cabal.
O nível de negro é absolutamente notável, garantindo, por exemplo, uma reprodução das imagens do espaço verdadeiramente negra pontuada por uma imensidão de estrelas que se destacam com maior facilidade. Também em Padre, um thriller de pós-apocalíptico que decorre num mundo alternativo onde uma guerra sangrenta entre humanos e vampiros decorre há séculos, e cuja cenografia é recheada de cenas difíceis de reproduzir pela densidade e multiplicidade de zonas de luz e sombra, onde a parca iluminação provoca inúmeras zonas de penumbra, mas que contêm detalhe a ser revelado, o TCL permitiu descortinar informação e detalhe mesmo nas zonas mais escuras, revelando um nível de contraste real muito elevado e uma excelente capacidade discriminativa entre os diversos elementos da imagem.
O equilíbrio cromático do TCL é bastante neutro, com cores bem saturadas, mas sem excessos e uma grande limpidez que resulta em contornos bem definidos e um recorte de grande precisão. Quer estejamos a falar de cores mais vivas e intensas provenientes de imagens fortemente processadas como em Star Wars, EP.II ou das cores mais suavizadas resultantes de uma iluminação natural como em O Gladiador, a reprodução pautou-se sempre por uma grande naturalidade, precisão e segurança cromática.
O som do 55C765 surge bastante limpo, com especial destaque para a reprodução de vozes, o que faculta uma reprodução dos diálogos naturalmente inteligível. A parceria com a Onkyo e a utilização de um subwoofer integrado resulta neste modo numa substancial melhoria face aos modelos anteriores, permitindo uma clareza na reprodução das bandas sonoras com muito maior à-vontade e desenvoltura dinâmica. Isto não significa que o TCL não beneficie de uma barra sonora ou sistema de som dedicado, contudo, sem dúvida que representa uma melhoria face à performance média de produtos deste tipo.
Conclusão
A TCL tem neste 55C765 um televisor muito completo e que se destaca por uma evolução na continuidade. A marca pegou no que de muito bom o modelo anterior já tinha, juntou-lhe um processador de tecnologia melhorada e fez uma parceria com a Onkyo, uma marca especialista em áudio, com resultados muito positivos. Globalmente um modelo que tem um apelo especial entre os adeptos dos jogos, por força da excelente velocidade de varrimento e competência do processamento, qualidades que acabam por impor resultados na reprodução de conteúdos globais e de cinema em particular. Mais um modelo TCL a merecer uma entusiástica recomendação.
Televisor TCL 55C765
Preço 1199 €
Mais informações em TCL Global