A escolha do melómano
Audições
Os D8000 Pro possuem uma sensibilidade de 98 dB/mW e uma impedância de 60 Ω pelo que não será necessário um amplificador de potência especialmente elevada para obter níveis de escuta realistas. Contudo, a sua elevada resolução exige que sejam emparelhados com dispositivos de qualidade insuspeita de modo a assegurar os resultados finais que os Final são capazes de demonstrar.
No meu sistema foram ligados à saída de auscultadores do pré-amplificador Accuphase C-2150, bem como ao amplificador de auscultadores Graham Slee Novo com fonte de alimentação PSU1 Linear Audio Power Supply. Na fonte esteve o streamer/server Aurender ACS-10 com o conversor digital / analógico Soulnote D2.
Peças escutadas durante as audições:
• J. Brahms – Sinfonia nº 4, Orquestra Filarmónica de Berlim, H.V. Karajan, Qobuz
• S. Rachmaninov – Conc. p/piano e Orq. nº 2, Vladimir Ashkenazy, Orq. Concertgebouw, Bernard Haitink, Tidal
• Carl Orff – Carmina Burana, Coro e Orq. Sinfónica de Atlanta, Robert Shaw, Qobuz
• Diana Krall – The Girl In The Other Room, Tidal
• James Newton Howard & Friends – Slippin Away II, Tidal
• Alan Parsons Project – Eye in the Sky, Qobuz HR
• Joe Morello – Take Five, Tidal
• Dire Straits – Love over Gold, Qobuz
Os Final possuem uma sonoridade que é simultaneamente solta e cristalina. A resolução é objectivamente muito elevada, sendo capazes de extrair das gravações uma quantidade incrível de detalhe, sempre de um modo coerente e perfeitamente contextualizado.
Os D8000 Pro combinam a sonoridade solta com uma apresentação ampla, num palco sonoro bem localizado, no qual é fácil distinguir os diversos intervenientes quer das orquestras, quer dos conjuntos de jazz em ambientes mais intimistas, quer ainda com sonoridades mais electrónicas ou electronicamente processadas como nos álbuns Eye in the Sky ou Love Over Gold. Comparando com os meus Mr. Speakers Aeon Open, os D8000 Pro exibem uma vantagem óbvia, ao realizar o palco sonoro de um modo muito mais amplo e solto, conseguindo dar a sensação de que o acontecimento musical tem origem numa zona mais distante, o que propicia uma sensação de envolvência superior sem causar quaisquer dos efeitos claustrofóbicos por vezes associados à audição com auscultadores.
É, contudo, pela forma como os Final são capazes de transmitir a densidade, a textura das harmonias de conjuntos de instrumentos acústicos, que a sonoridade dos D8000 Pro me conquistou. O realismo associado às audições ganha uma nova dimensão e passamos a descobrir complexidades e subtilezas que normalmente apenas experimentamos em concertos ao vivo, na presença real dos instrumentos.
O registo grave nuns auscultadores é sempre uma virtualidade difícil de entender, como já por diversas vezes tenho afirmado. De facto, as frequências mais baixas, tenham elas origem no tubo de um grande órgão, no roçar do arco nas cordas de um contrabaixo ou no disparo de um tiro de canhão, são facilmente audíveis, mas falta-lhes sempre a energia associada, a sensação física que se experimenta com um bom par de colunas.
Nos últimos anos muito se evoluiu neste campo. Principalmente com a tecnologia de unidades planar magnéticas, passou a ser muito mais comum existirem auscultadores com um registo grave capaz de enganar os sentidos, mesmo que não em articulação e recorte, pelo menos em opulência e escala, o que confere ao todo da reprodução musical uma envolvência e um realismo muito mais pronunciados.
Os Final D8000 Pro aliam uma transparência de grande nível com uma excelente capacidade para revelar detalhes. Timbricamente são neutros, o que significa que os diversos instrumentos surgem com a respectiva assinatura sónica bem marcada, sendo também comum uma invulgar velocidade de resposta que se traduz por um notável sentido rítmico. Destacam-se ainda pela forma como realizam o palco sonoro de um modo totalmente solto e liberto.
Conclusão
Os Final D8000 Pro são uns auscultadores de gama alta cujo apelo será principalmente para os audiófilos que façam da escuta com auscultadores o meio principal de audição de música e que possam pagar o preço que por eles é pedido. A forma irresistível como reproduzem música feita por instrumentos acústicos, contudo, fazem dos melómanos o seu público-alvo. Eu fiquei fã.
Características técnicas:
Corpo – Liga de Alumínio / Magnésio
Altifalante - Planar Magnético com tecnologia AFDS
Cabos - OFC,1.5 m, jack de 3.5 mm / OFC revestido a prata com 3 m e jack de 6,3 mm
Sensibilidade – 98 dB/mW
Impedância – 60 Ω
Peso – 523 g
Preço 4 299 €
Representante Sarte Audio