Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

B&W Pi8

B&W Pi8

Leonel Garcia Marques

20 setembro 2024

Introdução à conveniência audiófila em 7 g por ouvido:
Os auriculares sem fios Pi8 da B&W


Audição

A audição foi realizada ligando os Pi8 ao meu telemóvel, um LG H930. Os meus DAP Pioneer XDP300R e outro Astell & Kern Kann Max, apesar de usarem sistemas Android, utilizam um sistema customizado e compactado e, aparentemente, não compatível com os codecs Bluetooth disponíveis nos Pi8. A possibilidade seria a instalação dos ficheiros APK respetivos, mas depois de contactar a B&W foi-me dito que a companhia não disponibiliza estes ficheiros a clientes. De qualquer modo, dado que os DAPs funcionariam como meros sistemas de transporte porque o sinal da fonte é sempre reprocessado em DSP, tal facto não se reveste de grande importância.
Realizei audições em casa, nos transportes públicos ou em passeios ao ar livre.

Pi8 Midnight Blue Foto 5

Os Pi8 aderem maravilhosamente aos ouvidos e só isso garante um excelente isolamento sonoro, mesmo sem recurso a qualquer tipo de cancelamento. Mas, no modo de cancelamento, o efeito é excelente, melhor do que os Px8 e também preservando melhor a qualidade da reprodução. O modo Pass-Through, tal como nos Px8, representa um bom compromisso. A utilização continuada dos Pi8 não cansa, é confortável e até viciante.
De uma forma geral posso dizer que o som dos Pi8 me impressionou muito, curiosamente sobretudo no modo de cancelamento de ruído em termos da precisão dos timbres, da separação estéreo e da extensão do palco sonoro. Os graves são poderosos, mas exageros e os agudos são cintilantes e musicais.


Playlist



Avi Avital – The Verbier Recital (Live)– Qobuz 24 bit /48 kHz
Ryuichi Sakamoto – Opus – Qobuz 24 bit / 96 kHz
Madeleine Peyroux – Let’s Walk– Qobuz 24 bit / 96 kHz
Ulysses Owens Jr and Generation Y – A New Beat – Qobuz 24 bit / 96 kHz
Carsie Blanton – After the Revolution – Qobuz 16 bit /44,1 kHz
Nothing But Thieves – Dead Club City – Qobuz 24 bit /44,1 kHz.



Na clássica, começamos por Avi Avital. Avital é um bandolinista, sobretudo de música barroca, que tem vindo a captar as atenções do mundo (já foi nomeado para um Grammy), e neste concerto ao vivo apresenta arranjos dos concertos de Bach para violino solo, assim como composições de autores contemporâneos como Bloch, Kuwara e Sauli. O som de Avital é metálico, mas belo, preciso, mas único. Os Pi8 mostraram grande precisão nos timbres e agudos cintilantes e sem agressividade ou estridência. E deixaram-me contrastar esse som metálico com o silêncio entre notas, só possível graças à excelente supressão do ruído exterior. Depois passamos para a obra póstuma do grande Ruichi Sakamoto, actor, compositor e pianista. Quem se pode esquecer do seu desempenho no filme Feliz Natal Mr. Lawrence, contracenando com David Bowie? Aqui Sakamoto interpreta solo subtileza as suas melodias, numa gravação belíssima e íntima. Todas a melodias soam a clássicos, mesmo aquelas que desconhecia. Momento mágico onde o silêncio impera e os Pi8 estão como peixe na água.

Pi8 Midnight Blue Foto 6

No jazz, primeiro a voz de Madeleine Peiroux e a sua última gravação. A voz de Peiroux continua mágica, arrastada e bela, quase como a ressurreição de Billie Holiday. Mais uma gravação que não desmerece, aqui acompanhada por excelentes músicos em que pontuam Andy Ezrin (Hammond /harmónium e piano), Stan Harrison (clarinete), e um trio vocal de suporte que inclui outra grande cantora de jazz, Catherine Russell. A música é excelente e Peiroux, para além do timbre entre Holiday e Piaf, parece ter adquirido o espírito cool de Rickie Lee Jones. Os Pi8 souberam reproduzir o grão único da voz de Peiroux em todo o detalhe e criaram o palco sonoro suficiente amplo para permitir a plena discriminação das várias contribuições sonoras, incluindo a discriminação entre Peiroux e as cantoras do trio de apoio. Excelente. Depois, o vulcão da bateria jazz, Ulysses Owens Jr. com o seu agrupamento, Generation Y, um agrupamento de jovens talentos cuja combinação cria um ambiente excitante e transporta ondas arrasadoras de swing. As trompetes de Anthony Hervey e de Benny Benack III são clarins do céu e o alto de Erena Terakubo completa-os magnificamente. Os Pi8 não desiludiram e a separação dos instrumentos, a precisão dos timbres e dos ataques mostraram que estes auriculares sem fios têm um nível invulgar.
Finalmente, o pop-rock e a nova gravação da compositora e cantora de intervenção norte-americana Carsie Blanton. Às vezes, grava mais jazz, outras mais folk e às vezes até pop-rock, que é o caso presente. Letras cheias de esperança e melodias tipo Oasis/Beatles. Um deleite. Neste caso, o importante é ouvir a voz de Blanton com todas suas insinuações e ironias e perceber as palavras todas que canta. Sem qualquer dificuldade, os Pi8 deixaram-me penetrar nesse luminoso do mundo ainda aberto e com esperança, espreitando-o através do buraco de fechadura que é a voz de Carsie Blanton. O equilíbrio dos timbres, a musicalidade dos médios e amplitude do palco sonoro evitaram uma certa doçura excessiva da gravação.

Pi8 Midnight Blue Foto 4

Conclusão


Os Pi8 apresentam uma grande qualidade audiófila, ao nível das melhoras propostas destes equipamentos, como os Devialet Gemini II ou os Noble Audio Falcon Max. A qualidade do cancelamento de som é a melhor que já experimentei e, para além disso, fazer e receber telefonemas com eles com os Pi8 em utilização, é muito fácil.
Não são baratos (mas os Devialet são mais caros) mas conseguem o casamento da conveniência com a audiofilia. Como avaliação e recomendação finais basta-me dizer que estes já ninguém mos tira!


Auriculares com cancelamento de ruído B&W Pi8
Preço         399 €
Contacto     B&W Group Spain