Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Gryphon Diablo 333

Gryphon Diablo 333

João Zeferino

19 agosto 2024

O Poder do Leão com a graciosidade da Águia


Introdução

O leitor mais atento deverá ter notado que me apropriei para o título de abertura do presente artigo de uma tradução do jargão publicitário da Gryphon Audio. E a razão é muito simples; após umas semanas de audições no meu sistema residente fiquei convencido que o Diablo 333, mais do que qualquer outro modelo da marca, realiza de forma plena o conceito invocado na afirmação “Power of the Lion with the grace of the Eagle”.

Com o lançamento do Diablo 333 a Gryphon Audio Designs termina um ciclo de sete anos durante o qual o anterior modelo Diablo 300 reinou como o modelo mais vendido de sempre da marca dinamarquesa. Naturalmente que lançar um produto capaz de justificar a mudança foi um verdadeiro desafio para a equipa de R&D da Gryphon, nomeadamente para o projectista-chefe da casa, Tom Moeller, cujo talento técnico aliado à sensibilidade artística do fundador da Gryphon, Flemming Rasmussen, bem como o recurso a soluções tecnológicas mais evoluídas e entretanto implementadas nas séries Essence e, principalmente, nos modelos de topo Apex e Commander, permitiram realizar no Diablo 333 um amplificador integrado capaz de suplantar de forma evidente o anterior modelo Diablo 300.

Foto 1 Gryphon_Diablo 333



Descrição


O novo Diablo 333 especifica mais dez por cento de potência de saída do que o seu antecessor, debitando 2x333 W a 8 Ω, 2x666 W a 4 Ω e 2x1100 W a 2 Ω. A impedância de saída é de 0,015 Ω e a impedância de entrada XLR balanceada é de 25 kΩ. Contudo, as alterações não se ficaram por um simples aumento da potência disponível. Avanços no design de circuito e a adopção de componentes utilizados nos topos de gama Apex e Commander, que foram redimensionados para implementação no Diablo 333, incluem os novos transístores pré-driver ultrarrápidos que oferecem musicalidade melhorada e desempenho medido superior, enquanto os dispositivos de saída, dez por canal, são idênticos aos que se encontram no amplificador de potência Apex. O controlo de volume é um atenuador em 43 passos totalmente balanceado e com controlo por microprocessador que faz uso de resistências de precisão ultra-elevada e que garante que, para qualquer nível de sinal, não existirá nunca mais do que um par de resistências no caminho do sinal.

A fonte de alimentação foi massivamente aumentada face ao Diablo 300, estando desenhada em torno de um enorme transformador toroidal Holmgren Dual-Mono e uma capacidade de filtragem de 136 000 µF, distribuídos por 20 condensadores com 6 800 µF cada, o que ajuda a explicar o peso de 50,6 kg do Diablo 333, um aumento de 12,5 kg face ao Diablo 300. A Gryphon não especifica a potência do transformador e mesmo a minha pesquisa ao interior da máquina não me permitiu tirar quaisquer conclusões. Fica a informação, que não consegui confirmar, da única referência que encontrei num canal Youtube de Hong Kong no qual é afirmado que o transformador tem uma potência de 2,2 kVA.

A conectividade inclui saídas duplas de subwoofer, uma entrada de linha RCA e entrada / saída Tape Loop In/Out, que pode ser utilizada apenas como entrada de linha e ainda duas entradas balanceadas XLR. É também possível seleccionar uma das entradas XLR ou RCA como entrada de bypass do sinal e ganho unitário para inclusão num sistema de cinema em casa controlado por processador A/V.

Foto 2 Gryphon_Diablo 333

A conectividade do 333 pode ser expandida com a inclusão de módulos phono e DAC opcionais. O Diablo 300 já permitia a inclusão de um módulo, o Diablo 333 permite implementar ambos em simultâneo. Estes módulos foram completamente redesenhados e o seu desempenho foi elevado de modo a estarem à altura das prestações do 333. O Módulo Phono PS-3 apresenta uma topologia True Dual Mono Classe A acoplada da entrada à saída, sem feedback negativo global e circuitos discretos balanceados com matrizes de transístores correspondentes. As fichas de entrada balanceadas Neutrik XLR banhadas a ouro substituem as fichas RCA utilizados na geração anterior. A impedância de carga com cabeças MC pode ser definida externamente através de comutadores situados no painel traseiro. A configuração MC/MM pode ser realizada no painel frontal através do menu do Diablo 333.

O novo módulo DAC-3 D/A da Gryphon incorpora o mais recente DAC Sabre de alto desempenho, o ES9039PRO. Estão incluídos sete filtros roll-off digitais PCM selecionáveis pelo utilizador, bem como uma variedade completa de entradas USB, AES/EBU, BNC e TOSLINK. A entrada USB do 333 é compatível com todos os formatos de áudio digital actuais.

Foto 3 Gryphon_Diablo 333

Em termos estéticos o Diablo 333 evoca o design criado para os Apex e Commander pelo fundador da Gryphon, Flemming Rasmussen. Com um ar maciço e que parece ter sido construído para durar eternamente, eleva a um novo patamar de refinamento o design audacioso dos modelos Diablo 250 e Diablo 300 que o antecederam. O design dos dissipadores, fabricados por medida, melhora a estabilidade mecânica e contribui para a harmonia visual. No painel frontal encontra-se um novo mostrador com ecrã táctil capacitivo TFT de 4,3 polegadas, que dá acesso ao menu e restantes funções de controlo e que mostra a entrada seleccionada e o volume em caracteres de grandes dimensões facilmente visíveis ao longe. Também desenvolvidos para o Apex e adoptados no 333 são os novos terminais de ligação dos cabos de coluna personalizados e específicos da Gryphon que adornam o painel traseiro.

Especificações


• Potência de saída: 2x333 W@ 8 Ω, 2x666 W@4 Ω, 2x1100 W@2 Ω
• Impedância de saída: 0,015 Ω
• Largura de banda (-3dB): 0,1Hz a 350 kHz
• Capacidade da fonte de alimentação: 2 x 68 000 µF
• Ganho: +38 dB
• Ganho saída SUB: +12 dB
• Impedância de entrada (20-20000Hz): 50 KΩ / 30 KΩ balanceada / single-ended
• Consumo de potência: ≤ 0.5W (standby) / aproxim. 180W (em repouso)
• Dimensões: 468 mm x 472 mm x 245 mm
• Peso: 50,6 kg


Foto 4 Gryphon_Diablo 333

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10