Uma imagem grande e em grande
O TCL C855 está equipado com a interface de utilizador Google TV em 59 idiomas, baseada no Android 12, e que inclui uma vasta gama de aplicações e suporte para funcionalidades habituais tais como o Google Assistant, Chromecast, Miracast e AirPlay. No menu principal estão disponíveis praticamente todos os serviços de streaming que se possam desejar, podendo este menu ser reajustado para presentar recomendações de programas personalizadas.
Este televisor da TCL caracteriza-se por um bom suporte de formatos, incluindo HDR10, HDR10+, HLG e Dolby Vision IQ para filmes, séries e jogos, e é certificado pela Imax. O painel suporta taxas de refrescamento até 120 Hz ou até 144 Hz no caso dos jogos. A conectividade é bastante boa, com duas das quatro entradas HDMI a possuírem a largura de banda total para sinais de vídeo 4K/120 Hz (48 Gb). A TCL garantiu ainda que o terceiro conector possa ser utilizado como saída de áudio (HDMI eARC), pelo que ficam duas entradas livres para jogos. Estão ainda disponíveis duas entradas USB, uma delas 3-0, e uma ligação RJ45 para a Internet bem como Wi-Fi 6, uma saída óptica e um conector CI para um cartão de satélite, útil apenas nos países em que este modo de distribuição de TV ainda é utilizado, o que se passa de maneira mais vincada no centro da Europa.
Estas entradas, no modo FRL, suportam a largura de banda total, sendo possível 444 cores bem nítidas. OP televisor é compatível com AMD Free Sync Premium Pro para GPUs AMD e Xbox, e HDMI VRR para GPUs Nvidia e Sony PlayStation PS5. A configuração Game Master 3.0 permite aos utilizadores forçar o modo de jogo ou utilizar o modo automático, alternando automaticamente para o modo de jogo quando é detectado um sinal ALLM. A barra de jogos oferece o estado em tempo real durante o jogo, e a adição do suporte Dolby Vision UHD 120 Game melhora ainda mais a experiência de jogo.
O TCL 75C855 está equipado com um sistema de som actualizado, desenhado pela Onkyo, com 60 W de potência de saída, distribuídos por um total de seis altifalantes, um deles um subwoofer montado na traseira do painel. Pode processar uma grande variedade de formatos de áudio tais como Dolby AC4, Dolby TrueHD, Dolby Atmos, DTS Virtual-X, podendo igualmente efectuar a virtualização e o upmix de canais, resultando daí um formato de reprodução 2.1.2 bastante convincente.
O controlo remoto é muito semelhante do que equipava o 65C845 de 2023, com teclas de acesso directo, embora com um design mais apelativo e estilizado, incluindo teclas de acesso directo aos serviços de streaming mais divulgados, tais como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e canal TCL. E, claro que tem um microfone para controlo vocal. Um segundo controlo remoto, mais simplificado e com painel de alumínio, tem uma estrutura mais simplificada e destina-se a uma utilização no dia-a-dia, depois de se ter parametrizado completamente o televisor. O 75C855 pode igualmente ser controlado através das Apps Google TV mobile, TCL Home e iOS virtual remote, instaladas num telemóvel.
Em termos de consumo de energia, um aspecto a que todos nós damos cada vez mais importância, o 75C855 pertence às classe F/G, ou seja, com conteúdos SDR absorve uma potência média de 125 W, valor este que sobe para 375 W quando esses conteúdos têm resolução 4K e são HDR.
Visionamentos
Como é habitual nos nossos procedimentos de teste, antes de qualquer visionamento crítico o 55C855 passou por uma sessão de rodagem de algumas dezenas de horas, seguindo-se a calibração com o Blu-ray 4 K da Spears&Munsell., com imagens próprias para conteúdos HDR. Em termos de visionamentos recorri a algumas imagens do YouTube, bem como a discos Blu-ray 4K tais como Blade Runner 2048, 2001 Odisseia no Espaço. Kingsman - Serviço Secreto, e Dunquerque, reproduzidos através do leitor Panasonic DP-UB9000. Foram igualmente visionados alguns conteúdos Netflix e ainda alguns ficheiros de vídeo de alta qualidade armazenados numa pen USB, bem como transmissões da Eurosport dos Jogos Olímpicos em 4K HDR.
Como seria de esperar, o 75C855 possui um brilho e contraste deslumbrantes, o que contribui para uma imagem muito vívida e dinâmica. A distribuição da luz é muito precisa, sem qualquer efeito irritante de halo em torno de objectos brilhantes sobre um fundo escuro. Além disso, há bastante brilho em todo o ecrã ao mesmo tempo, ou seja, com imagens de elevado nível médio de luminosidade, o que significa que o televisor da TCL funcionará bem tanto para desportos ao ar livre como para ver filmes à noite num quarto escuro. Naturalmente, os filmes e séries em formato HDR têm um aspecto muito impressionante graças ao brilho generoso. Há muitos detalhes mesmo em cenas iluminação elevada, como luz solar, chamas e explosões, mas também excelentes níveis de detalhe em cenas escuras. A intensidade com que o 75C855 apresenta detalhes em originais Dolby Vision, tais como reflexos do sol em vidro e metal, luzes de rua, velas e assim por diante, está num nível que muito poucas vezes vi.
A reprodução de cores é bastante boa, com cores fortes e diferenciadas do ecrã Mini-LED. O TCL C855 tem escala de cinzentos e reprodução de cores muito precisas no modo SDR, mas no modo HDR desvia-se um pouco, pelo que pode fazer sentido sacrificar uma calibração Calman neste monitor para obter a reprodução mais precisa. O ponto de venda TCL pode seguramente dar bons conselhos nesse sentido. A compensação de movimento, também conhecida como interpolação, é igualmente de excelente qualidade podendo apenas muito ocasionalmente detectar-se uma espécie de ligeiro «efeito cortina», com alguns blocos da imagem a ficarem atrasados em relação aos demais.
Qualquer fã de cinema sabe que os níveis de preto são, pelo menos, tão importantes como a luminosidade quando se pretende ter uma experiência HDR convincente, por isso foi muito agradável encontrar cenas escuras e zonas de imagem com muitas nuances de cor mostradas com tanta convicção. Além de desfrutarem de tons de preto surpreendentemente profundos, as cenas escuras são apresentadas quase livres de características desagradáveis típicas de cenas escuras, tais como turvamento da luz de fundo, halos em torno de objectos brilhantes mais evidentes e tons gerais de cinzento, azul ou verde pouco vívidos. Com o 75C855 nada disso aconteceu.
A contribuição da Onkyo no desenvolvimento do sistema de áudio do 75C855 é traduzida na reprodução de um palco sonoro grande e poderoso que se espalha bem pelo grande ecrã. As vozes são altas e claras, e a música e os efeitos sonoros são completos e ricos. O sistema sonoro incluído faz um bom trabalho por si só – mas não há dúvida de que um televisor deste tamanho merece ser complementada com uma barra de som. Pena a TCL ir acabar com este tipo de produto na sua panóplia.
Os jogos não são necessariamente a nossa praia mas a ligação do 75C855 a um computador com uma boa placa gráfica e com uma demo de Call of Duty em 4K permitiu perceber que ter um ecrã destes na nossa frente é algo de incrível para quem seja realmente fã: uma imagem enorme, com uma nitidez e luminosidade fabulosas e uma capacidade de reprodução de detalhes em zonas sombrias que pode ser uma grande mais-valia para quem, por exemplo, joga online.
Conclusão
No geral, o TCL 75C855 oferece uma qualidade de imagem impressionante com excelente brilho e contraste que atinge níveis assinaláveis perante origi8nais Blu-ray 4K de alta qualidade ou transmissões desportivas em directo de eventos ao ar livre, como aconteceu nos Jogos Olímpicos 2024. A relação qualidade / preço torna-se muito interessante em face de já ser possível encontrar este modelo a preços abaixo do valor recomendado pelo que o 75C855 será, por isso, uma muito boa compra em muitos contextos.
Televisor TCL 75C855
Preço 2199 €
Contacto TCL Portugal