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Wharfedale Super Denton

Wharfedale Super Denton

Leonel Garcia-Marques

19 julho 2024

Quantos altifalantes cabem numas Super Denton?
As colunas da Wharfedale em versão revista e melhorada



Audição



O posicionamento das Super Denton foi bastante fácil – ficaram com uma distância à parede traseira de 80 cm e uma distância entre colunas de 2 m (poderia afastá-las mais se o meu ponto de audição estivesse a maior distância das colunas). A audição realizou-se a partir da amplificação a cargo de um Rotel 1592 e, sobretudo, com o leitor SACD Atoll SACD 200 como fonte, mas também o streamer Aries Mini da Auralic, ligado a um DAC, o DSD Cyan da Holo.

Foto 5 SUPER DENTON

Do ponto de vista dos valores anunciados de mensuração (87 dB de sensibilidade e mínimo de impedância de 3,4 Ω), esperar-se-ia que fosse colocada uma certa exigência sobre a amplificação para um nível óptimo de audição. Mas, pelo contrário, a minha experiência com o Rotel 1592 foi de grande responsividade por parte das Super Denton (necessitando de um nível de volume menor do que com as minhas colunas residentes, as B&W 705 S2).
Em geral, gostei bastante da reprodução, tendo em conta o preço. A resposta à amplificação foi claramente de molde a encher de som e música uma sala de dimensão média ou mesmo grande. Gostei da musicalidade dos médios e resposta geral dos baixos e, muito, da separação dos canais e da dimensão do palco sonoro (sobretudo depois de truque que vou descrever). De facto, um aspecto interessante das Super Denton é o de, como os médios e tweeter estão colocados na horizontal e não na vertical, podermos estender o palco sonoro se colocarmos as colunas de modo ao altifalante de médios ficar nos cantos exteriores e o tweeter nos interiores (ou vice-versa). É um truque que dá resultado mas que só pode resultar em colunas de 3 vias com os altifalantes dispostos na horizontal.

Foto 6 SUPER DENTON

As Super Denton não são perfeitas, nem tinham que o ser. A este nível de preços, falta, como é natural alguma subtileza, e quando as gravações reproduzem grandes massas sonoras, notei alguma perda de foco, sobretudo na audição em near-field (posicionadas na minha mesa de trabalho). Os baixos não são tonitruantes e os agudos são límpidos e não brilham demasiado (sobretudo com a grelha posta), nunca incomodando. Mas, para mim, as grandes qualidades da Super Denton são a neutralidade, as dimensões do palco sonoro, a musicalidade (pelo menos a níveis razoáveis de volume) e ser “pau para toda a obra”, quer dizer, não privilegiando um tipo de música em detrimento de outro. São umas excelentes companheiras para o dia-a-dia.
Mas passemos ao resumo das audições:


Playlist



Lina Tur Bonet & Musica Alchemica: SE4SONS (Vivaldi & Piazolla) – CD Glossa
Ensemble Polyharmonique &{oh} Orkiestra (A. Schneider, dir.): Telemann & Heinichen Early Cantatas – CD CPO
Oded Tzur Quartet: Like a River – CD ENJA
Zara McFarlane: Sweet Whispers (celebrating Sarah Vaughan) – CD ESL
Cigarettes After Sex: X’s – CD Partisan Records
Jorge Cruz : Transumante – CD Murmúrio MI





Clássica. Começamos pela grande violinista espanhola Lista Tur Bonet e pela sua interpretação das obras inspiradas nas estações do ano em Veneza (Vivaldi) e em Buenos Aires (Piazolla). O timbre de Bonet é lindíssimo, com a frontalidade e agilidade necessárias, mas suavíssimo. Sem a grelha, o timbre tornou-se ligeiramente estridente, mas com a atenuação obtida através da colocação da grelha, a pequena estridência deixou de se fazer sentir. A melodia, o dramatismo, o pormenor e a musicalidade, essas continuaram todas lá. A seguir temos um agrupamento vocal e uma excelente orquestra polaca, a orquestra {oh}, a interpretar cantatas de juventude de Telemann e de Heinichen. Aqui, as Super Denton mostraram uma ligeira dificuldade em manter o foco das várias contribuições partilhadas entre o coro, a orquestra e os solistas. A colocação das colunas de molde a manter os tweeters nas posições interiores ajudou sensivelmente.
Jazz. Começamos pelo saxofonista israelita de origem, mas residente em Nova Iorque, Oded Tzur. Tzur é um músico da subtileza, do murmúrio e do eufemismo e quando acompanhado pelo não menos subtil, o pianista Shai Maestro, torna-se num mestre do silêncio. O timbre de Tzur foi reproduzido na perfeição pelas Super Denton, que conseguiram captar o ambiente soturno e belo da gravação, com todo o detalhe necessário e um palco sonoro e uma presença totalmente plausíveis. A seguir, temos a cantora Zara McFarlane a interpretar as melodias que tornaram Sarah Vaughan do tamanho que era. Vivacidade, experiência de vida, gozo e swing. Excelente reprodução do grão especial que existe na voz de McFarlane. Óptima reprodução.

Foto 7 SUPER DENTON

Rock. Primeiro, a novíssima gravação dos Cigarettes After Sex. Greg Gonzalez é o Oded Tzur do Rock. Mestre dos ambientes apenas meio revelados, subtis, alusivos, misteriosos. As Super Denton foram à essência do som dos Cigarettes, mostrando neutralidade e apenas os detalhes necessários, tornando-se no veículo perfeito para a arte de Gonzalez. Finalmente, o muito nosso Jorge Cruz. Depois do lamentado fim dos Diabo na Cruz, eis uma gravação totalmente a solo de Cruz, tocando todos os instrumentos acústicos e eléctricos, compondo e interpretando todas as composições. Aqui era essencial captar o íntimo criativo de Cruz que a presente gravação (Transumante) ilustra com eloquência. Aqui, as Super Denton mostraram algumas das suas principais qualidades, a sua versatilidade, neutralidade e o seu equilíbrio sonoro e musical. Excelente companhia.

Foto 8 SUPER DENTON

Conclusão


Para esta gama de preços, as Super Denton são uma proposta difícil de ultrapassar. Por um lado, o serem pau para toda a obra musical, a sua neutralidade, o seu palco sonoro que estendem aos nossos ouvidos e a excelente separação de canais são aliciantes. Por outro lado, o equilíbrio e “bom-senso musical”, das Super Denton são notáveis e já raros. Não se espere que os baixos nos façam sair o coração do peito. Não se espere também um nível exaustivo de detalhe. Mas não se temam exageros, colorações excessivas ou estridências e deficits na ocupação musical de qualquer sala, mesmo de dimensões razoavelmente grandes. As Super Danton propõem uma companhia para a vida, não um simples fogacho. Mas a sua flexibilidade permite também que guardem alguns segredos, só revelados em certos registos musicais e nas condições de colocação mais favoráveis (acima referidas).
Para encetar uma relação significativa com o universo áudio, nada como voltar atrás sem ter medo de mudar. Estratégia vencedora da Wharfedale e um valor seguro para quem a aproveitar. Vivamente recomendadas, nesta gama de preços.

Colunas Wharfedale Super Denton
Preço 1 199 €
Contacto Sarte Audio