A regra Goldilocks em leitores de rede:
O EverSolo DMP-A6 Master Edition
Audição
Liguei o Master à rede doméstica LAN e ao meu servidor DLNA WDMyCloudex4100 ou ao serviço Qobuz e, quando não utilizei os DACs do Master, a partir da ligação USB, ligando-o ao DAC DSD CYAN, da HOLON e, a partir do DAC, ao amplificador residente Rotel RA1592 e a umas colunas B&W 705 S2. Como preferi o desempenho (de longe) do Holo Cyan ao do ESS Sabre, usei a maior parte das vezes o Master apenas como streamer / transporte. A instalação na rede doméstica foi facílima.
A combinação Master / Holo Cyan foi abençoada pelos deuses. Criou um palco sonoro de dimensões consideráveis, com um nível de detalhe e resolução notáveis. Os timbres e tempos emergiram com grande sensibilidade, uns, e precisão, os outros.
As vozes humanas, como, por exemplo, a do tenor Nicholas Mulroy numa gravação De Pasión Mortal Songs from Two Golden Ages, a 24 bit / 96 kHz, com Elizabeth Kenny e Toby Carr nas cordas (alaúde, teorba e guitarra), emergiu correta, musical e íntima, tal como se requere de melodias belíssimas como Alfonsina y el Mar.
Os timbres surgiram devidamente contrastantes, diversos e bem combinados como na gravação fascinante do agrupamento Dissonanti, interpretando arranjos de obras de Bach para múltiplos instrumentos (24 bit / 96 kHz), sendo as dificuldades de harmonizar cordas e sopros facilmente ultrapassadas.
Os tempos e a eletricidade não tiveram dificuldade em caber no coração do Master, sendo a reprodução capaz de captar a precisão dos ataques e o abanão das guitarras eléctricas, como aconteceu, por exemplo, no caso da gravação de Michael Morisette, Nothing Tolouse (16 bit/ 44,1 kHz), onde a reprodução dos diálogos entre Morisette (guitarra) e André Leroux (sax tenor) é vibrante, mas justíssima.
Resumindo, um nível de desempenho que habitualmente só se alcança com modelos muito mais dispendiosos, reforçando a reputação de tomba-gigantes da EverSolo.
Conclusão
O DMP-A6 Master Edition é um êxito, na linha do original DMP-A6 e do mais recente DMP-A8. A qualidade audiófila e tecnológica e a funcionalidade a este nível de preços são provavelmente, de momento, impossíveis de bater. Só faltará escolher entre os três. Mas, para quem tem um DAC dedicado de qualidade, a vantagem audiófila do melhor DAC do DMP-A8 não tem grande relevância. Por isso, se se encontrar nessa situação, caro leitor, não terá muito a ponderar, use a regra Goldilocks e escolha a papa à temperatura intermédia, que é como quem diz a Master Edition.
Streamer / DAC EverSolo DMP-A6 Master Edition
Preço 1 299 €
Contacto* Smartaudio
*Nota: tal como indicámos nos testes anteriores de produtos da Eversolo, a marca tem três pontos preferenciais de venda em Portugal, pelo que, embora tenha sido a Smartaudio a fornecer-nos o equipamento testado, é possível encontrá-lo igualmente na Imacustica e na Delaudio, bem como em algumas outras lojas.