A musicalidade acima de tudo
Audições
Desta vez decidi usar uma App diferente do habitual e, com um tablet Android, escolhi a Bubble UPNP, que permite tocar ficheiros locais ou localizados num servidor directamente para o NEO Stream, gapless. Permite ainda fazer o mesmo através do Qobuz, que infelizmente ainda não tem um sistema «Connect».
Comecei então a minha escuta (acompanhado de umas Sonus Faber Lumina II e de um Advance Paris A10) com a versão em alta resolução (24 bit/192 kHz) do disco E.S.P. (1965) de Miles Davis, com o grupo a que se costuma dar o nome de Second Great Quintet (com Wayne Shorter no tenor, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no contrabaixo e Tony Williams na bateria) - uma pequena curiosidade musical, mas este é o primeiro disco de música original que Miles faz desde 1959 e o seu famoso Kind of Blue (que em boa verdade será talvez até mais um disco de Bill Evans). Nota-se logo rapidamente o som típico dos produtos da iFi - com um toque algo mais vintage do que produtos que usam chips mais recentes. Perde-se, talvez, um pouco de detalhe e resolução mas ganha-se um som mais quente e aveludado - com graves muito bem definidos mas não demasiado cheios.
Ainda no jazz passei para o disco Left Alone (1997), do saxofonista tenor Rich Perry, para muitos ainda um ilustre desconhecido (infelizmente), também em alta resolução (24 bit/192 kHz) - e que conta com o (recentemente falecido) pianista Frank Kimbrough, o contrabaixista Jay Anderson e o baterista Billy Drummond. No som do tenor distinguiu-se logo o som mais rounded off do NEO Stream, e com excelente prestação tímbrica. Também no piano de Frank Kimbrough (participante regular da excelente orquestra de Maria Schneider), apesar de se notar claramente que a gravação do piano é bastante aberta, volta a destacar-se a delicadeza nos agudos.
Na música clássica decidi ouvir a magistral interpretação de Glenn Gould das Partitas de Bach, em particular a Partita No. 2 in C Minor, BWV 826:I. Sinfonia - só é pena o excessivo ruído de fundo da gravação, porque a interpretação é simplesmente sublime, muito stacatto e percussiva (embora sejam interpretações divisivas, pois há quem não goste nada). Foi também uma boa oportunidade para ver como o NEO Stream se comporta, com gravações menos conseguidas - e diga-se que não é demasiado cruel com elas; se, por um lado, se percebe a má qualidade da gravação, por outro consegue trazer até nós toda a intensidade e sensibilidade do pianista canadiano, sendo um prazer ouvir esta magnífica interpretação.
Para concluir, um disco de pop, com Billie Ellish e o seu WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO (2019) - e o NEO Stream transmitiu muito bem a espacialidade e separação instrumental que esta música precisa, provando aqui ser muito versátil, característica sempre importante para quem ouve vários géneros de música. Os fortes kicks nos graves da bateria são também reproduzidos na íntegra e sem quaisquer rodeios.
Fiz ainda um pequeno teste com o HQPlayer e, quando a banda larga me permitiu, confirmei o quão bem os produtos da iFi soam com DSD (por alguma razão tantos produtos incorporam DSD no nome). Para quem tenha a vontade de aprender a usar este (complicado) sistema operativo, a combinação com o NEO Stream garante uma excelente qualidade de som por um custo total de menos de 1 600 €.
Conclusão
Como conclusão, o NEO Stream é mais uma bela adição a uma categoria recheada de bons produtos - com o som decididamente quente e vintage dos chips Burr-Brown e da iFi Audio, e com algumas especificações raras, como o protocolo NAA do HQPlayer ou o isolamento galvânico do sinal de Ethernet através de acopladores ópticos. Há uns anos atrás, seria muito provável que o NEO Stream dominasse este segmento de mercado com grande facilidade mas a concorrência é muita nos dias de hoje. Agora do que não há dúvida, é que tem de ficar aqui uma recomendação forte a que dedique uma escuta atenta a este streamer - numa altura em que muitos produtos usam os mesmos chips e acabam por ter sons muito parecidos (quem disse que a concorrência aumentava a diversidade bem nos enganou), o Neo distingue-se claramente dos restantes.
PS - Como curiosidade final, e para os tecnicamente mais evoluídos (não é só no futebol que os há), fica aqui o link com as medições do famoso John Atkinson, provavelmente a pessoa que mais produtos de alta-fidelidade mediu até hoje (e as medições mostram que as características sonoras deste streamer da iFi Audio não são obra do acaso):
iFi Audio NEO Stream
Preço 1 299 €
Representante Smartaudio