Universalidade de formatos, com uma imagem de luxo
Descrição
O Reavon UBR-X110 é um transporte digital universal baseado no popular e premiado modelo UBR-X100, ao qual foi acrescentada a faculdade de leitura de discos nos formatos DVD-Audio e SACD que o X100 não oferecia. O novo modelo foi projetado principalmente para ser um reprodutor de discos universal, podendo suportar CD, DVD, DVD-Áudio, SACD, Blu-ray, Blu-ray 3D e Blu-ray UHD, o que cobrirá a quase totalidade das necessidades de leitura de formatos físicos por muitos anos, até porque não se vislumbra que algum novo formato físico venha a chegar aos escaparates. O futuro ao streaming pertence.
O UBR-X110 suporta HDR10 e Dolby Vision, e usa o mesmo chipset Mediatek usado anteriormente pela Oppo, e agora também pela Magnetar e, como resultado, este leitor inclui um excelente circuito de upscaling para 4K que permitirá tirar o máximo proveito dos formatos de disco de resolução mais baixa. Inclui também vários recursos de processamento de imagem para a melhor combinação possível com o dispositivo de visionamento ao qual for ligado.
De entre as características principais, são de destacar as seguintes:
• Leitor de disco universal com suporte para CD, DVD, DVD-Áudio, SACD, Blu-ray, Blu-ray 3D e discos Blu-ray 4K Ultra HD.
• Suporte HDR, reprodução de discos Blu-ray 4K Ultra HD codificados em HDR10 e Dolby Vision.
• Amplo suporte a arquivos multimédia, com possibilidade de reprodução de arquivos FLAC, AIFF, DFF, DSF, JPG, TIFF, MKV e M2TS.
• Saídas HDMI duplas: HDMI 1 para áudio/vídeo e HDMI 2 apenas para áudio.
• Controlo remoto com retroiluminação.
Saído da caixa o Reavon UBR-X110 transmite uma sensação de solidez. Possui uma placa frontal de alumínio espesso e um acabamento em metal escovado preto. A base do chassis de 1,6 mm é reforçada por uma placa de aço de 3 mm para reduzir as vibrações mecânicas, enquanto os imponentes pés fornecem suporte e isolamento adicionais.
O painel frontal conta apenas com a gaveta do disco em posição central e o mostrador informativo por debaixo. À esquerda o interruptor para ligar / desligar enquanto à direita temos alguns controlos básicos de reprodução do disco e uma porta USB 2.0. O UBR-X110 mede 430x85x300 mm (LxAxP) e pesa 6,3 kg.
No painel traseiro e atendendo a que este Reavon é essencialmente um transporte digital, estão disponíveis apenas ligações digitais, nomeadamente uma porta LAN, duas ligações HDMI, uma principal com áudio e vídeo e outra apenas para áudio, uma USB 3 e duas saídas de áudio digital, uma coaxial e uma óptica. Naturalmente, o UBR-X110 destina-se a ser ligado directamente ao televisor e / ou a um sistema de som com circuito de conversão digital / analógico, como um receiver A/V ou uma barra de som, sendo que o resultado final em termos de performance sonora dependerá essencialmente da qualidade do circuito de conversão digital/analógico do equipamento a que o X110 for ligado.
A utilização do chipset Mediatek, resulta que a página inicial do menu seja muito semelhante quer à da Oppo quer à da Magnetar, com opções de discos, arquivos de vídeo, arquivos de música, fotos e configuração. Nesta última opção estão disponíveis submenus para as diversas opções de ecrã, áudio, HDMI, rede, idioma, reprodução e opções diversas. Os menus de configurações podem ser acedidos directamente pressionando a tecla setup no controlo remoto. Contudo, pressionando este botão durante a reprodução de um disco pode aceder-se aos controlos de imagem, incluindo brilho, contraste, cor, matiz, nitidez e redução de ruído.
Enquanto transporte digital o Reavon foi concebido para extrair informação dos discos CD e SACD de forma tão precisa quanto possível. É também compatível com ficheiros DSD, contudo, informação neste formato está disponível apenas via HDMI, estando vedada a possibilidade de transmissão através da saída digital coaxial, como resultado das normas da licença da Sony inerentes ao formato SACD. Via HDMI o sinal DSD pode ser estéreo ou multicanal até 5.1 canais.