Um mundo de música de alta qualidade na ponta de um dedo
Introdução
Com o lançamento da série de topo 9000, a Audiolab parece querer distanciar-se da imagem de marca de produtos de nível básico a intermédio para se afirmar como opção séria no segmento premium de produtos áudio.
Se o lançamento do amplificador integrado 9000A e do transporte de CD’s 9000CDT já prefiguravam essa tendência, com a nova fonte digital 9000N fica claro que a Audiolab tem agora argumentos para competir com outros produtos num segmento acima do que era normalmente o seu alvo, onde as propostas das séries 6000 e 7000 se destacam como modelos de grande valor.
Descrição
O 9000N é muito mais do que um streamer. Embora tenha sido desenvolvido como o parceiro natural dos outros modelos da série 9000, o 9000N é o resultado de um período invulgarmente longo, de três anos, de pesquisa e desenvolvimento no sentido de proporcionar uma plataforma de reprodução digital de música estável, de alta resolução e com componentes de ligação à net wireless e via cabo.
Para além da primordial função de streamer de música, o 9000N é também um conversor D/A de alta qualidade que pode exercer essas funções com os seus próprios conteúdos ou outros que lhe sejam fornecidos por equipamentos exteriores, via USB. O 9000N pode ainda funcionar como um pré-amplificador, utilizando a saída de volume variável, o que permite ligá-lo directamente a um amplificador de potência.
A Audiolab refere-se à estética do 9000N como reflectindo a elegância do Audiolab 9000A e do transporte de CD CDT correspondente, estando o equipamento disponível nas cores preto e prateado. O painel frontal conta apenas com dois controlos rotativos, um selector das funções do menu, junto ao ecrã, o controlo de volume e o interruptor de ligação embutido à face. Do lado esquerdo conta com o mesmo ecrã a cores de 4,3 polegadas do resto da série, um mostrador multi-informativo onde podem ser visualizados os diversos dados referentes à reprodução da faixa, a resolução e o tipo de ficheiro, sem esquecer naturalmente a capa do disco. A face posterior conta com saídas analógicas via fichas RCA e balanceadas XLR, saídas digitais óptica e coaxial, porta Ethernet, USB-A e USB-B, antena Wi-Fi e trigger de 12V.
O mostrador do Audiolab 9000N oferece um conjunto completo de controlos de menu, uma grande variedade de configurações de utilizador, incluindo a opção de vários idiomas. Fornece informações detalhadas sobre o formato do ficheiro, o progresso temporal da reprodução da música e o grafismo colorido do álbum, como já referido, sendo que esta aparece no ecrã de reprodução por defeito, mas pode ser expandida para mostrar o progresso da reprodução com a capa em grande destaque. O ecrã pode ainda ser configurado para mostrar o medidor VU no formato “analógico” ou “digital”, mostrando os níveis de decibéis em tempo real para os canais esquerdo e direito, numa representação gráfica da música que está sendo reproduzida, tudo isto manipulável com um dedo no controlo remoto fornecido. Funcionalidades quase supérfluas, é certo, mas que apelam à vista e são cada vez mais comuns em equipamentos desta natureza. Para uma audição mais minimalista, a intensidade luminosa do ecrã pode ser reduzida ou desligada completamente.
Segundo diversas fontes que encontrei na internet, desde fóruns de entusiastas, passando por canais de críticos de áudio no YouTube, até à imprensa escrita, como a popular publicação Hi-Fi News, o 9000N foi desenvolvido em conjunto com a empresa Lumin, especialista em streaming digital. Contudo, não me foi possível encontrar no site da Audiolab qualquer referência a essa parceria. Fica a referência.
O 9000N combina uma plataforma de streaming poderosa e estável, com a experiência no domínio da electrónica digital da Audiolab. A implementação do DAC e streaming de áudio da série 9000 e a interface de utilizador fornecem uma solução de streaming ideal e intuitiva para o utilizador. A aplicação Audiolab oferece acesso instantâneo ao Qobuz e Tidal, com acesso total a conteúdos de alta resolução e descodificação MQA completa, bem como Spotify, TuneIn Internet Radio e sistemas de servidor de música UPnP, bem como áudio digital de arquivos armazenados em dispositivos USB HDD. O 9000N foi também oficialmente testado pela Roon, o que garante um bom funcionamento no ambiente de áudio Roon. A aplicação oferece funcionalidades de pesquisa inteligente e acesso total, bem como gestão e criação de playlists personalizadas.
O circuito do 9000N é baseado num processador Arm Cortex, o A53 Quad-Core com uma resolução de 1,8 GHz por núcleo. Este poderoso processador garante um funcionamento suave e benefícios adicionais, como o cache do grafismo de arte do álbum. O Audiolab 9000N integra o ES9038PRO, um chip DAC de oito canais que representa o actual topo da linha Sabre da ESS Technology, uma aposta segura da Audiolab que já tem experiência com este chip noutros produtos. A arquitectura HyperStream II e a tecnologia de supressão de jitter no domínio do tempo oferecem uma gama dinâmica sem precedentes e distorção ultrabaixa. Aliás a Audiolab vangloria-se de saber, como nenhuma outra empresa, como aproveitar ao máximo a tecnologia Sabre DAC, com a qual trabalha há anos em várias gerações de equipamentos.
O 9000N permite ao utilizador optar por 5 filtros digitais de características distintas: Linear Phase (Fast Roll-Off), Linear Phase (Slow Roll-Off), Minimum Phase (Fast Roll-Off), Minimum Phase (Slow Roll-Off), Hybrid: combinação das características dos filtros Linear-phase e Minimum-phase. As diferentes respostas de cada um dos filtros é largamente dependente do conteúdo musical e da sensibilidade do ouvinte. De um modo geral a minha preferência foi sempre pelo filtro Linear Phase (Slow Roll-Off), mas essa é uma escolha que pode ser feita via controlo remoto e em tempo real de modo que fica ao critério de cada um.
Audiolab 9000N – Especificações
– DAC: 32-bit ESS Sabre ES9038Pro
– Processador: Quad Arm Cortex A53 Quad-core,1,8 GHz
– Wi-Fi streaming technology: IEEE 802.11 a/b/g/n/ac, 2,4/5 GHz
– Suporte integrado para: TIDAL, Spotify Connect, MQA, Qobuz, e TuneIn Radio
– Ecrã: IPS LCD 4.3 polegadas.
– Entradas: 1 x Network Streaming, 1 x PC USB (USB-B), 1 x Ethernet 10/100/1000Base-T Ethernet
– Saídas: RCA (1 par), XLR (1 par), 1 óptica, 1 coaxial, 1 x Trigger 12V (Link)
– Dimensões: 444 x 89 x 33 mm (LxAxC)
– Peso: 6,2 kg