Uma proposta perfeita a um preço irresistível
Introdução
Foi já imbuído do espírito natalício que, em finais de Novembro passado, recebi para teste na minha sala de audições as novíssimas Focal Theva N.º 2, de aqui em adiante designadas por Focal Theva 2. E que presente estas meninas se revelaram. Ao longo dos mais de 20 anos de colaboração com a Audio & Cinema em Casa, tive o privilégio de ouvir nesta mesma sala diversos modelos da Focal, desde modelos do segmento de entrada até representantes da gama Utopia, e uma das características que sempre me agradou e surpreendeu foi a facilidade com que as Focal se acomodam ao ambiente e fazem o seu trabalho independentemente das dificuldades que a acústica da sala lhes apresente. Com as Theva 2 não foi diferente; saídas da caixa e colocadas no local onde costumam estar as minhas colunas residentes brindaram-me logo com um som completo que apenas necessitou de posteriores pequenos ajustes para afinar o que já estava bem.
A gama Theva
As Theva são uma nova gama de colunas da Focal que substitui a Chora, posicionando-se, em termos de preços, imediatamente abaixo da gama Vestia. . Desenvolvidas e fabricadas na fábrica da Focal em St. Etienne, França, a gama é composta por seis modelos destinados a satisfazer as necessidades de qualquer sistema estéreo ou de cinema em casa. Estão disponíveis novas cores e um design elegante de modo a permitir uma óptima integração com a decoração doméstica.
Todos os modelos da gama Theva são equipados com renovadas unidades Focal SlateFiber, que incorporam fibra de carbono reciclada e produzem, nas palavras da Focal, “um som dinâmico, rico e equilibrado”. Também presente em todos os modelos está um novo tweeter TNF de cúpula invertida realizado numa liga de alumínio/magnésio e que inclui um novo guia de onda e usa “Poron” (um tipo de material de espuma com memória) entre a cúpula e o suporte para reduzir a distorção de alta frequência.
As colunas de chão e os suportes opcionais para as colunas central e surround possuem uma inclinação de modo a promover o “alinhamento temporal ideal e um palco sonoro excepcional”, de acordo com a marca. O modelo Theva 1 é uma coluna de colocação em suporte e conta com uma unidade de médias / baixas frequências de 16,5 cm, e o tweeter TNF de 25 mm. O modelo Center conta com duas unidades de 16.5 cm a ladearem um tweeter TNF colocado ao centro. Os modelos de chão são as Theva 2, alvo do presente artigo, e as Theva 3.
As Theva 2 possuem uma configuração de três vias, com três altifalantes de 13 cm, um para médias frequências, dois para graves, enquanto o modelo topo de gama Theva 3 está equipado com três altifalantes de 16,5 cm. Este modelo está também disponível na versão 3-D, um modelo que adiciona um altifalante de 13 cm de disparo ascendente para permitir a sonorização de conteúdos em Dolby Atmos. Por fim o modelo Theva Surround destina-se a instalação na parede para uma completa experiência de sessões de cinema em casa.
Feita a apresentação de toda a gama Theva, deixo de seguida as especificações técnicas das Theva 2. De salientar que, com uma impedância nominal de 8 Ohm e 90 dB de sensibilidade as Theva 2 deverão ser umas colunas relativamente fáceis de conduzir por qualquer amplificador minimamente competente.
Especificações técnicas:
Tipo de coluna: Três vias, bass-reflex, de colocação no chão
Altifalantes: 2x Woofer de 13 cm, cone SlateFiber
1x Midwoofer de 13 cm, cone SlateFiber
1x tweeter 25mm Al/Mg, cúpula invertida, TNF
Potência recomendada: 40-200 Watts RMS
Impedância: 8 Ohm
Sensibilidade: 90 dB (2.83 V/1m)
Resposta em frequência: 53 Hz a 28 kHz (+-3 dB)
Corte de graves: 44 Hz
Frequências de corte: 280 Hz, 2900 Hz
Acabamentos: Negro alto brilho, Madeira escura e clara
Dimensões: 931mm x 191mm x 352mm
Peso por coluna: 17 kg