Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Marantz Cinema 70s

Marantz Cinema 70s

Leonel G. Marques

15 dezembro 2023

Eisenach em Hollywood:
O receptor AV Marantz Cinema 70s enquanto amplificador estéreo


Eu não conheço nenhum audiófilo que possua um processador de Audio / Vídeo e não possua também um amplificador integrado ou de potência, estéreo, dedicado só à audição de música. Mas porquê? Se perguntarmos a qualquer especialista de Hi-Fi e Cinema em Casa se se pode ouvir música através de um processador A/V, ele ou ela responderá que sim. Mas os 7.2 canais, o Dolby, o surround e, em geral, os objectivos a maximizar no usufruto do cinema em casa são tão pouco adaptados à audição da música e tão pouco conforme à natureza estéreo de 90% das gravações… Por outro lado, as salas e os orçamentos pequenos, recomendariam usar a mesma amplificação para o cinema em casa e para a audição de música. O que fazer?

Foto 1 Marantz_Stereo70s

Vou dar uma pequena contribuição para a resolução deste dilema. Vou testar um receptor AV, um nome hoje em dia já muito pouco utilizado entre nós e que nos velhos tempos, antes do aparecimento dos processamentos Dolby, significava um amplificador integrado que incluía um sintonizador de rádio. O Cinema 70s saiu das mães de uma marca audiófila de renome e altos pergaminhos, a Marantz. Mas vou fazê-lo como se o Cinema 70s fosse um amplificador estéreo. Por isso chamei a este teste Eisenach em Hollywood (Eisenach é cidade em que JS Bach nasceu).


Descrição


O Cinema 70s apresenta um painel frontal destacado com motivos de diamante nas laterais e o botão de ligação na zona recuada do painel situada à esquerda e uma entrada jack de 6,3 mm para auscultadores do lado oposto. Mais para a zona interior do painel temos dois grandes botões redondos, um para o volume e outro para selecção de fonte e, mesmo ao centro, um mostrador circular. Abaixo dos botões redondos e do mostrador encontram-se de cada lado duas fileiras de pequenas teclas, as quais terminam no lado direito com uma entrada USB. Temos assim, um design de grande harmonia estática e simetria, muito do género dos maravilhosos amplificador 40n e do leitor de SACD 30n. A caixa é de alumínio e pode ter a cor negra ou prateada. Por detrás está a floresta das entradas e saídas. As dimensões são (L X A X P) 442 x 109 x 384 mm (sem antena) e o peso de 8,7 kg.

Foto 2 Marantz_Stereo70s

Os amplificadores de potência do Cinema 70s funcionam em classe AB e as principais características são:
Ligação a Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
7 canais amplificados.
Potência de saída (8 ohm, 20 Hz - 20 kHz, 0,08%, 2 canais): 50 W. Potência de saída (6 ohm, 1 kHz, 0,7%, 2 canais): 70 W. Potência de saída (6 ohm, 1 kHz, 10%, 1 canal): 100 W. As secções de potência são discretas.
Formatos multicanal: DTS/DTS HD Master, DTS:X, DTS Neural:X, DTS Virtual:X; Dolby: Dolby TrueHD, Dolby Atmos, Dolby Atmos Height Virtualization, Dolby Atmos Music, Dolby Surround.
Ligações HDMI: 6 entradas, 3 com suporte para vídeo a 8K; 1 saída.
3 entradas analógica de nível de linha. Entrada para gira-discos, cabeças MM. Entradas digitais coaxial e óptica. Saída multissala analógica, saídas multicanal préamplificadas. Saídas para subwoofer: 2.
7 Terminais para colunas. Saídas para colunas A/B com comutação; saídas para colunas multissala.
Entrada frontal USB-A / HDMI (compatibilidade 8K).
Escalonamento HDMI 1080P/4K para 8K. Resolução máxima / frequência de quadros: 8K/60 Hz, 4K/120 Hz. Canal de retorno de áudio: ARC, eARC.
O Cinema 70s possui funções de correcção acústica e de redireccionamento de graves optimizado e igualização Audyssey /MultEQ / Audyssey Dynamic EQ / Dynamic Volume.
Os formatos áudio digitais processados em modo streaming são MP3 / WMA / AAC e (sem perdas): FLAC HD 192/24 / WAV 192/24 / ALAC 192/24 e Audio DSD: 2.8 MHz / 5.6 MHz.
Streaming padrão e multissala: HEOS, streaming de áudio AirPlay 2. Rádio por Internet: TuneIn e outros serviços de streaming da Net, tais como Spotify, Amazon Music, TIDAL, etc. No manual, afirma-se ser compatível com a plataforma Roon mas ainda não está licenciado.
O Cinema 70s vem com o comando à distância RC050SR, um comando compacto e completo.

Foto 3 Marantz_Stereo70s

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Marantz Cinema 70s Leonel G. Marques
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos