Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Teste: TCL 55C745

Teste: TCL 55C745

João Zeferino

25 outubro 2023

Uma escolha perfeita


Análise


O televisor TCL 55C745 foi analisado em ligação ao leitor Blu-ray Sony BDP-S7200 e, principalmente, recorrendo quer à ligação à box 4K Vodafone, quer a partir de conteúdos streaming de demonstração 4K, disponíveis no Youtube.

O software em suporte físico Blu-ray constou dos filmes Pearl Harbor, O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel, e o 1º episódio da série Os Tudors. Os ajustes de imagem do TCL permitem uma ampla escolha de opções no que se refere a modos de imagem, controlo de luminosidade, nitidez e cor. O equilíbrio tonal pré-ajustado de fábrica para os modos de imagem Standard e Cinema pareceram-me muito bem conseguidos, de modo que efectuei apenas alguns ajustes ao nível do brilho e contraste antes de fazer qualquer visionamento crítico. Já os circuitos de ajuste automático, como habitualmente, foram todos desligados.

TCL 55C745 _6

Iniciei a análise com o visionamento de cenas escolhidas de O Senhor dos Anéis, nomeadamente as cenas escuras passadas no interior das minas de Moria e a cena da perseguição dos Hobbits pelo cavaleiro negro na densa floresta, cenas que, habitualmente, colocam dificuldades aos circuitos de processamento. O TCL exibiu uma imagem plena de detalhe e com um recorte notável, tornando facilmente perceptíveis quer a silhueta dos personagens quer o pormenor dos objectos circundantes, como a folhagem das árvores e a sombra perfeitamente desenhada do cavaleiro negro, que surge ao fundo, evidenciando um contraste de grande nível e uma capacidade resolutiva notável.

Outra cena que habitualmente merece a minha atenção situa-se logo ao início do filme, quando Gandalf chega à aldeia Hobbit e Frodo está deitado na folhagem a ler um livro. Nesta cena o realizador dá-nos um grande plano das faces de Gandalf e Frodo para revelar uma tonalidade da pele extremamente natural e ligeiramente corada e os cabelos brancos de Gandalf que esvoaçam ao sabor do vento. O TCL reproduziu esta cena de um modo admirável, não apenas pela beleza e intensidade das cores, mas também pela incrível naturalidade da tez, pela nitidez dos segundos planos e pela luminosidade que empresta à bucólica cena campestre.

As cenas com movimento são muito bem resolvidas pelo TCL, uma das características que mais me chamou a atenção no modelo do ano passado e que neste novo modelo continua a dar provas da sua eficácia. Na cena retirada do primeiro episódio da série Os Tudors, uma cena difícil que se inicia com a câmara fixada nos telhados do palácio ducal para depois fazer um varrimento em sentido descendente e simultaneamente lateral para nos permitir seguir uma carruagem que se aproxima, e que geralmente provoca oscilações no empedrado do chão e/ou o aparecimento do efeito de escada em linhas oblíquas. O TCL resolveu este problema com total limpeza, não tendo verificado o aparecimento de quaisquer efeitos de escada, com uma suavidade total do varrimento panorâmico e mantendo, simultaneamente, a focagem dos diversos elementos que compõem a cena.

TCL 55C745 _8

Conclusão


Do meu ponto de vista este TCL 55C745 assume-se como uma escolha perfeita. Não apenas está dotado de recursos tecnológicos importantes que permitem um comportamento exemplar independentemente dos conteúdos a visionar, como é proposto no mercado a um preço muito competitivo. Melhorar o que este modelo faz é possível, mas os modelos com tecnologia MiniLed custam substancialmente mais e a maior parte dos utilizadores provavelmente não encontrará razões que justifiquem a diferença. Tal como se apresenta o televisor TCL 55C745 é um exemplo de equilíbrio e performance com um preço que justifica uma muito merecida recomendação.


Televisor TCL 55C745

Preço               799 €
Representante TCL Portugal