Um Streamer/DAC/Prévio revolucionário
Conclusão
Em jeito de conclusão, algumas notas finais:
1) Existe, no entretanto, uma nova Master Edition do A6, um pouco mais cara e que alega alguns ganhos sonoros.
2) Através de uma das portas USB é possível ligar em leitor de CDs, tanto para ripar como para tocar música. Não tive como experimentar essa opção, na Internet (surpresa, ou talvez não) as opiniões dividem-se, mas é mais uma feature para acrescentar à (infindável) lista deste produto.
3) O ecrã táctil é maravilhoso. Grande, muito simples de usar, permite mostrar a informação da música que está a tocar ou uns VU Meter muito bonitos, que são um toque analógico curioso a um produto que me parece muito mais focado no futuro do que no passado. Mais uma vez, muito incomum nesta gama de preço.
4) É possível comprar um controlo remoto opcional, caso tenha essa necessidade.
Após mais algum tempo de utilização, aqui ficam umas pequenas notas extra sobre o Eversolo DMP-A6.
a) Não mencionei este facto, mas é possível fazer “cast” do display do Eversolo para um smartphone ou tablet. Torna-se assim mais fácil fazer algumas edições e é possível usar algumas Apps nativamente no nosso ecrã, embora a orientação seja sempre landscape, para ser compatível com o visor.
b) Ao contrário do que indiquei, as Apps Apple Music e Amazon HD, entre várias outras, estão disponíveis no Eversolo para serem usadas, mas não onde eu pensava que estavam (no menu streaming, eu tinha procurado no menu Apps). Foi falha minha.
c) Existem alguns problemas com o protocolo UPNP/DLNA, problema infelizmente comum nos fabricantes de streamers. Investiguei mais a fundo e é possível conseguir um som gapless e livre de interrupções em duas situações: programas que enviem um stream contínuo (i.e. Foobar, Logitech Media Server) ou através da App nativa da Eversolo (na secção UPNP, dentro do menu Streaming), puxando música directamente de qualquer servidor que se encontre na rede. A pesquisa, neste, caso é por ficheiros, mas toda a informação (capas, nomes de faixa e disco, etc…) aparece no ecrã se estiver devidamente embutida no ficheiro. A partir de programas que façam cast UPNP/DLNA para o A6, como o Symfonium (Android), funciona mas não é gapless. Isto na prática significa que o Eversolo é pull gapless mas não push gapless. Enviei um e-mail à marca com a devida solução (está bem documentada online) e houve uma resposta pronta informando que o caso foi redireccionado para a equipa de engenharia. Espera-se uma resolução em futuros updates de firmware.
d) Adicionei música ao Eversolo através de um disco externo (é também possível através de um SSD interno) e fiquei agradavelmente surpreendido por saber que é possível construir uma biblioteca e navegar dentro do A6 dessa forma. E mais, é possível usar imagens de artistas, em vez do tradicional uso de pastas nesta secção, o que torna a experiência muito mais rica. É também possível substituir essas imagens ou criar novas quando o A6 não encontra nenhuma através do ecrã (desde que se tenha as devidas imagens em jpg ou png). Esta solução foi-me também prontamente mostrada pelos serviços técnicos da Eversolo (nclusive com um vídeo), o que demonstra uma marca atenta. É também possível simplesmente navegar a música por pastas, se preferir. Outro pequeno pormenor – se tiver a música já devidamente editada com boas capas de discos, o Eversolo só as mostrará se retirar todo e qualquer ficheiro de imagem presente nessa mesma pasta. É chato, mas resulta.
e) Já existe um controlo remoto disponível, que não tive oportunidade de experimentar.
f) Para quem gosta destas coisas, aqui ficam as (exemplares) medições do DMP-A6, feitas, como de costume, pela Audio Science Review (um excelente site para acompanhar regularmente).
https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/eversolo-dmp-a6-streamer-review.44198/
Um grande erro na alta-fidelidade é analisar os produtos pelo seu preço. Nem tudo o que é caro é bom e nem tudo o que é barato é mau ou apenas «bom para o preço». Seria fácil (mas simplista) analisar o DMP-A6 (e outros) apenas por esse prisma, um produto de excelente relação qualidade / preço (que o é). Ignorando o seu preço, o DMP-A6 é simplesmente um produto muito bom - o preço é apenas a cereja no topo do bolo. Para quem vai seguindo a alta-fidelidade online (do Audio Science Review ao Youtube, etc), é cada vez mais difícil ignorar a crescente excelência dos produtos digitais chineses, a um preço acessível às massas - com performance medida igual ou melhor que algumas marcas de topo. Para nós, consumidores, é uma óptima notícia - a excelência a bons preços, e tendo em conta a cada vez maior presença destas marcas em lojas físicas portuguesas, não custa nada experimentar. É muito provável que se surpreenda.
DAC/Streamer Eversolo DMP A6
Preço 859 €
Contacto* Smartaudio
*Nota: O equipamento testado foi-nos gentilmente cedido pela Smartaudio. No entanto, e uma vez que a política da Eversolo é não ter um distribuidor único por pais, é possível encontrá-lo também, por exemplo, na Imacustica e na Delaudio.