Irresistível apelo sonoro e estético
A história de como surgiu a Meze Audio está descrita no site da marca e é um relato curioso. Segundo consta, tudo começou quando Antonio Meze estava procurando um par de auscultadores com os quais se pudesse identificar da mesma forma que se identificava com a sua guitarra Fender Stratocaster. Um objecto capaz de reflectir a sua paixão pela música, cheio de personalidade e vida, e imbuído de atributos de tecnologia de ponta.
A Meze Audio foi fundada em 2011 em Baia Mare, Roménia, e começou como uma pequena empresa que foi adquirindo conhecimento pela experiência de peças já existentes no mercado, efectuando pesquisas sobre quais os materiais certos para determinado fim e soluções de engenharia na busca pelo som e sensação perfeitos. 2015 foi o ano decisivo quando, após anos de desenvolvimento, o modelo 99 Classics foi lançado. A aceitação do mercado foi de tal forma entusiástica que os 99 Classics continuam a receber prémios e distinções, indicação de que esse modelo se mantém além das expectativas e no topo da sua categoria.
Dizem que as primeiras impressões marcam uma opinião para o resto da vida. A ser verdade, duvido que alguém consiga ficar indiferente aos 109 Pro. A rígida caixa exterior com fecho magnético esconde no seu interior uma mala de transporte rígida realizada em EVA (acetato-vinilo de etileno), com fecho de correr que assegura uma adequada protecção dos auscultadores no seu interior. Inclui ainda dois cabos de ligação, um com 1.5 m e outro com 3 metros de comprimento e um adaptador jack de 3.5 mm/6.3 mm. Aberta a mala deparamo-nos com uns auscultadores lindíssimos, conceito sempre subjectivo, mas o melhor adjectivo que posso empregar, uma combinação de madeira, metal negro, veludo e pele que formam um conjunto absolutamente irresistível do ponto de vista do design.
Os Meze 109 PRO são uns auscultadores que marcam uma viragem na Meze Audio, sendo os primeiros a terem sido desenvolvidos internamente, sem recurso a concessões exteriores. Os 109 Pro são um modelo de estrutura aberta e utilizam um novo driver dinâmico de 50 mm suportado por uma estrutura de alumínio maquinado em CNC. A unidade propriamente dita consiste numa cúpula de diafragma em forma de W, inclui um estabilizador realizado numa liga cobre e zinco que ajuda a absorver vibrações e contribui para uma redução significativa da distorção.
O compósito duplo é uma combinação de um polímero revestido de berílio e um compósito de fibra de carbono e celulose. A fibra de carbono leve é introduzida para melhorar a clareza e os detalhes de alta frequência e reduzir o potencial de distorção. A Meze concluiu também que este compósito provou ser mais durável e estável ao longo do tempo do que os materiais de diafragma dinâmicos tradicionais. O berílio é aplicado como uma camada PVD (Physical Vapor Deposition) ao redor da cúpula de fibra de carbono para assegurar que ela permanece rígida e durável mas, ao mesmo tempo, leve o suficiente para não interferir nas excursões do driver, assegurando sempre uma rápida resposta a transitórios. As qualidades de elevado amortecimento do berílio também ajudam a suprimir ressonâncias indesejadas conferindo à sonoridade dos 109 Pro um carácter neutro, vívido e transparente.
A estrutura das conchas em forma de aranha e a grelha acusticamente transparente dentro da concha expõem o driver de ambos os lados, criando o padrão mais aberto. A unidade emissora está posicionada a um ângulo e uma distância precisos da orelha, de modo obter-se um encaixe anatómico ideal.
A construção das conchas combina madeira de nogueira, zinco, aço com manganésio e couro vegan numa estrutura confortável, leve e altamente durável. As almofadas de veludo envolvem confortavelmente as orelhas, proporcionando a vedação ideal para criar um som natural. Como o veludo é muito mais macio e respirável do que o couro, ele também evita o suor e o sobreaquecimento durante longas sessões de audição. A bandolete é auto-ajustável, via apoios elásticos que se adaptam de forma automática às dimensões da cabeça e distribui o peso de forma uniforme para qualquer formato e tamanho de cabeça. É importante referir que a construção dos 109 Pro é praticamente constituída por peças aparafusadas, o que significa que será muito fácil proceder a uma reparação, caso surja essa necessidade.