Herdeiras de uma nobre tradição
Audições
As Fyne Audio F501SP foram integradas no meu sistema residente, constituído por: conjunto pré-amplificador / amplificador de potência Accuphase C-2150/P-7300, fonte digital Accuphase DP-450 e servidor / streamer Aurender ACS10, e como fonte analógica o gira-discos Project Xtension 10 Evolution com célula de leitura Hana ML e prévio de phono Elac PPA-2. A cablagem incluiu os cabos digitais Audioquest Carbon USB e Nordost Blue Heaven Coaxial. Na interligação analógica balanceada da amplificação esteve o Kimber Select KS-1121 e nas colunas os Kimber Select KS-3033.
Playlist utilizada durante as audições
• L.V. Beethoven – Missa Solemnis – Wiener Singverein, Orq. Filarmónica de Berlim,
Herbert Von Karajan – DG (CD)
• A. Bruckner – Sinfonia nº 3, Orquestra Sinf. Rádio Frankfurt, Eliahu Inbal, Denon (CD)
• S. Rachmaninov, Concerto p/piano e orquestra nº 2, Vladimir Ashkenazy, Orq.
Concertgebouw Amesterdão, Bernard Haitink, DECCA (CD)
• Pink Floyd, The Final Cut, EMI (LP)
• Scorpions, Gold Ballads, EMI (LP)
• Supertramp, Breakfast in America, A&M Records (LP)
• Diana Krall, The Girl in The Other Room, Tidal
• Patricia Kaas, Scène de Vie, Columbia (CD)
• Patricia Barber, Companion, Tidal
As Fyne Audio F501SP demonstraram como umas colunas de corpo esbelto e discreto podem produzir um som grande e voluntarioso, capaz de encher uma sala e, simultaneamente, produzir um dos mais espectaculares palcos sonoros que já me foi dado ouvir a partir de umas colunas deste nível de preços. Tanto em largura como em altura, mas principalmente pela excelente definição em profundidade, que nos habilita a uma visão dos diversos patamares de uma orquestra, gerando uma sonoridade ampla e envolvente de um modo muito realista, as Fyne quase permitem sentir a proximidade física com os músicos em palco, tornando as audições verdadeiras experiências sensoriais muito interessantes e recompensadoras.
Um dos exemplos do que acabo de descrever foi experimentado com a audição da monumental Missa Solene, de Beethoven, que ouvi na integra, e que foi reproduzida com um sentido de escala impressionante, com total respeito pelos inúmeros intervenientes em palco, ao colocar cada naipe no seu local próprio, o coro em cima e ligeiramente recuado, depois os metais um pouco mais abaixo, seguidos das madeiras e por fim as cordas no plano mais próximo. O palco das F501SP não é recuado nem frontal, antes posiciona-se no plano definido pelas colunas e adapta-se conforme o programa musical o exige. Contudo, a tridimensionalidade do palco é sempre bastante evidente desde a boca do palco até uma profundidade apenas limitada pela gravação e pelo número de músicos em cena, demonstrando sempre uma notável clareza e definição mesmo nos planos mais recuados, e sem que a grandiosidade da escala ofusque momentos mais intimistas e delicados como o maravilhoso solo de violino incluído no Benedictus da Missa de Beethoven que foi reproduzido com uma pureza tímbrica notável, e um detalhe fino que permitiu perceber todas as nuances e o delicado fraseado do instrumento solista.
Passando a estilos completamente diferentes, ouvi as peculiares vozes de duas Patrícias. Patricia Kaas em Scéne de Vie e Patricia Barber em Companion. A voz quente e sensual da Patricia Kaas foi reproduzida com vigor, deixando transparecer claramente as invulgares inflexões características do seu modo de dizer, com uma presença sempre constante do ensemble instrumental que a acompanha onde pontua uma batida forte e um ritmo marcado, denotando um assinalável sentido rítmico e em que cada músico ocupa um espaço acústico próprio, revelando-se claramente na sua individualidade, mas sem perda de coesão do efectivo instrumental total. A maior extensão vocal da Patricia Barber, senhora de uma técnica vocal mais arrojada, são características que as Fyne não ofuscaram, antes permitiram perceber claramente as diferenças potenciando sempre uma apresentação coesa e com uma presença notável.
As Fyne F501SP denotam uma gama média muito aberta, ainda que não escancarada e um registo agudo sempre doce e muito limpo, de apresentação ligeiramente recatada, que nunca resvala para o brilho excessivo ou quaisquer efeitos passíveis de induzir cansaço. O registo grave é possante, capaz de encher uma sala com um sentido de escala que seria de esperar de colunas muito maiores. Não serão as colunas mais rápidas ou recortadas do seu segmento, mas são com certeza umas das mais musicalmente recompensadoras que conheço por este preço. Extremamente comunicativas, e que sabem realmente fazer música, mostrando que foram concebidas por alguém de apurado gosto e sensibilidade musical, disso não tenho dúvidas.
Conclusão
As Fyne Audio F501SP foram uma das grandes surpresas de 2022. Apesar da sua juventude, a Fyne Audio já conta com um portefólio notável e prepara-se para alargar ainda mais a sua colecção de modelos com a gama Vintage a qual emula claramente os modelos clássicos tão apreciados por tantos audiófilos. As F501SP são umas colunas belamente construídas, de fácil instalação em qualquer ambiente doméstico, fáceis de conduzir por qualquer amplificador de qualidade e recompensam o ouvinte com uma sonoridade grandiosa, extremamente musical e fácil no ouvido. Com um preço inferior a 4 000€ que mais se pode pedir?
Fyne Audio F501SP
Preço: 3.850 €
Representante: Supportview