Um Mini LED em grande
Com o 65C835 estão incluídos dois controlos remotos. Um deles é o já quase universal na TCL e que tem permanecido inalterado há alguns anos. É elegante, leve, longo e estreito, e tem teclas de borracha bem suaves, possibilitando o acesso directo aos serviços de streaming YouTube, Netflix e Amazon Prime Video e ainda a um leitor de média, ao canal TCL e ao TCL-Guard. O canal TCL é um serviço de streaming separado com trailers e filmes, embora na maioria algo antigos. O TCL-Guard é uma aplicação que faz como que uma limpeza do televisor, verificando as aplicações instaladas, removendo arquivos não utilizados e assim por diante. Já o controlo remoto mais pequeno está claramente virado para a Google TV. Funciona por Bluetooth, pelo que não precisa de ser apontado para o televisor. Os três botões na parte inferior facilitam o acesso directo aos serviços de vídeo mais usuais. Os modos de imagem incluem Movie, Dolby Vision Dark, Dolby Vision IQ, Imax e IMAX Expanded.
O 65C835 está equipado com um sintonizador de TV para televisão digital (DVB-T2/C/S2) e uma ranhura para cartão CI+. Além do Chromecast, a TCL também equipou o 65C835 com o Apple AirPlay 2. Existe uma opção Multi View que combina o conteúdo apresentado pelo televisor com o de um smartphone, mas essa opção até agora só funciona com telemóveis da TCL. Todas as ligações ao 65C835 estão disponíveis na zona lateral. Temos aí duas entradas HDMI 2.0 e duas HDMI 2.1. Estas entradas HDMI 2.1 suportam 4K a 120 Hz (4 K/144 Hz na entrada 1), ALLM, VRR e eARC. A latência de saída é bastante aceitável – 17,2ms (4K/60) e 7,6ms (2K/120) são números excelentes. A lista de possibilidades de ligação inclui ainda uma porta USB, entradas de vídeo composto e de áudio estéreo, duas conexões de antena, uma saída de áudio digital óptica e uma saída para auscultadores. Completando esta lista estão as ligações sem fios por Ethernet, Wi-Fi 6 e Bluetooth. A aplicação Google Home é um recurso que permite controlar dispositivos domésticos inteligentes a partir do 65C835. Por outro lado, o novo televisor da TCL é Calman Ready, ou seja, vem preparado de fábrica para pode ser facilmente calibrado em termos de imagem utilizando o software da Calman.
Ensaio
Antes de qualquer visionamento crítico o 65C835 passou por uma sessão de rodagem de algumas dezenas de horas, seguindo-se a calibração com o Blu-ray 4 K da Spears&Munsell., com imagens próprias para conteúdos HDR. Em termos de visionamentos recorri a algumas imagens do YouTube, bem como a discos Blu-ray 4K tais como Blade Runner 2048, 2001 Odisseia no Espaço e Dunquerque, reproduzidos através do leitor Panasonic DP-UB9000. Foram igualmente visionados alguns conteúdos Netflix.
As conclusões principais foram de que no modo ECO o painel apresenta uma imagem algo baça, será sempre melhor seleccionar um dos modos 4KHDR. Se é verdade que o Mini LED na geração anterior tinha uma apresentação de imagem algo plana (bidimensional), devido provavelmente às poucas nuances de cor e graduações de luminosidade, em 2002, este 65C835 está bastante melhor com uma apresentação muito mais próxima da tridimensionalidade. Por outro lado, o processamento superior do C835 garante que as imagens de todas as fontes sejam apresentadas de modo nítido e detalhado. As cores são bem preservadas e o painel lida bem com os reflexos. Ao activar a configuração Motion Clarity, a imagem fica mais suave, mas os contornos podem perder alguma nitidez. Os conteúdos HDR10 ganham neste televisor um relevo em termos de qualidade de imagem como nunca vi em nenhum televisor da TCL: brancos intenos, sem queimar e cores nítidas, vivas, brilhantes, tudo isto em contraste com uma vasta paleta de nuances de preto e cinzento que antes não existiam.
A secção de som produz resultados bem superiores aos do modelo de 2021, embora já não exista a barra sonora. O subwoofer adicional de 30 W na parte traseira é audivelmente generoso em termos de poder, e ajuda bastante nas bandas sonoras de filmes. Quando o controle de volume é girado até a metade, somos cercados pelo som de feixes de laser de naves espaciais da Guerra das Estrelas, tais como as Tie-Fighters e X-Wings. O som tem um efeito surround muito bom, especialmente com bandas sonoras Dolby Atmos. No entanto, para ouvir música, é melhor desactivar a opção surround para que o som não fique algo áspero.
Conclusão
É difícil apontar contras, seja em termos de imagem seja no que se refere ao som. A TCL mostra na 65C835 que a terceira geração do Mini LED na versão para 2022 é um passo em frente significativo no que se refere à melhoria da reprodução de tons negros, luminosidade máxima e tridimensionalidade e as funções Smart facilitam de modo evidente o acesso a conteúdos e mesmo a interface com alguns dispositivos «inteligentes». Fortemente recomendado.
Televisor TCL 65C835
Preço: 1499 €
Contacto: TCL Portugal