Numa Equipa Ganhadora Não Se Mexe? E se for para melhor?
Audição
A instalação por Wi-Fi é feita através da App da marca, mas torna-se mais simples se se usar o adaptador de USB tipo C para RJ45 e resulta sempre numa ligação mais estável por ser por Ethernet. Depois usei a minha App de leitura DLNA, a Bubble UPnP que também permitiu a ligação ao serviço Qobuz e a audição de ficheiros DSD (convertidos em PCM pela Bubble UPnP). Seja como for, é sempre tudo muito fácil e intuitivo desde que o dispositivo de instalação utilize a versão do sistema operativo actualizada de acordo com os requisitos da App Music | Bowers & Wilkins.
De uma forma geral, posso dizer que a Zeppelin não desiludiu quer em termos do nível de audição, quer na extensão do palco sonoro, quer (pasme-se, sendo uma coluna única) na separação de canais. Torna-se necessário escolher um bom posicionamento, a uma distância conveniente de paredes, para não reforçar excessivamente os baixos. Resumindo, uma sonoridade madura, com grande equilíbrio e musicalidade, sem contrastes exagerados, sem açambarcamentos das gamas médias ou baixas nem estridência de agudos, como acontece em tantas propostas deste tipo de colunas.
Playlist
Antoine Tamestit & Akademie fur Alte Musik Berlin (dir B Forck) – Qobuz FLAC 24 bit /96 kHz
Tine Thing Helseth – Magical Memories for Trumpet and Organ – NativeDSD 24 bit / 352,8 kHz (DXD)
The Fontanelles - Horns Of Freedom – Bandcamp FLAC 16 bit /44.1 kHz
Collocutor - The Search – Bandcamp FLAC 16 bit /44.1 kHz
Iceage – Seek Shelter – Qobuz FLAC 16 bit /44.1 kHz
Robert Plant & Alison Krauss — Raise The Roof – Qobuz FLAC 24 bit /96 kHz
Mas passemos mais especificamente à clássica. Antoine Tamistit e a Akademie fur Alte Musik apresentaram uma selecção de concertos de Telemann para viola com grande diversidade de timbres, variedades de ataques e de ritmos e alguns tutti de orquestra, bastantes exigentes. Claro que se não pode comparar a Zeppelin com outras colunas passivas da B&W (beneficiando claro de amplificação dedicada) e também ela fica necessariamente aquém das magníficas Formation Duo (mais de 4 vezes o seu preço), mas fazendo a comparação mais relevante - com outras colunas activas sem fios -, o desempenho foi excelente. Muito sóbrio, subtil, sem fatigar mesmo em audições longas (como acontece muitas vezes na audição de música clássica em equipamentos minimalistas sem fios). Tine Thing Helseth e o seu límpido trompete forneceram o teste ideal para a capacidade de reproduzir agudos da Zeppelin e a Zeppelin, apresentou-os de modo transparente, ou não fosse um equipamento B&W.
No jazz
A orquestra The Fontanelles e os seus Sopros da Liberdade produzem uma música jazz de sabor africano com muita percussão, muito ritmo, muita força. A Zeppelin foi capaz de discriminar os timbres e os ritmos com bastante acuidade e precisão, preservando o entusiasmo e a diversão daquele som. Os Collocutor são a banda de Tamar Osborn, uma sax barítono impressionante, uma compositora subtil, dotada com a capacidade de ouvir e responder aos outros músicos de uma forma extraordinária. A composição The Search é das peças de jazz mais sofisticadas e intrigantes que me foi dado ouvir nos últimos tempos. Aqui o desempenho foi surpreendente, sobretudo na amplitude do palco sonoro e na separação de canais. Literalmente, certos sons de percussão pareciam originar-se no espaço vazio e não advirem da Zeppelin, tão perfeitamente projectados que foram.
Finalmente, o rock dos Iceage, sofisticado, melódico e com extremo bom gosto foi reproduzido com grande sensibilidade, equilíbrio e musicalidade pela Zeppelin. A outra gravação de Robert Plant e Allison Krauss é especial, duas vozes sussurradas, as steel guitars a contento, as melodias a prestarem-se a serem cantaroladas com gozo. A Zeppelin não desiludiu com um grande desempenho, quer na reprodução dos timbres das vozes, quer na reprodução da panóplia de sons arranhados das cordas das guitarras e do contrabaixo.
Conclusão
Em termos de propostas minimalistas de colunas activas sem fios, encontrar rivais para as Zeppelin é muito difícil. Só me consigo recordar das propostas da Naim e pouco mais. Como coluna de escritório ou parte de uma solução multissala, a Zeppelin majestaticamente flutua acima da concorrência. Se precisa de uma coluna deste tipo, não deve deixa de a ouvir. Pode ter de pagar mais do que por uma das milhares que por aí andam, com luzes e outros atributos irrelevantes, mas leva música para casa.
B&W Zeppelin
Preço 799€
Representante B&W Group Spain
Web B&W Zeppelin
Telef +351 963 912 666