Tradição na modernidade
Audições
As Sonus faber Serafino foram instaladas sensivelmente no mesmo local onde costumam estar as B&W 802D3, tendo ficado a cerca de 60 cm da parede traseira e 40 cm das paredes laterais, com uma muito ligeira inclinação para o ponto de escuta. O sistema complementar foi o habitual que compreende o transporte de CD’s C.E.C. TL5, servidor/streamer Aurender ACS10 e DAC Auralic Vega G2.1 na fonte digital, o gira-discos Project Xtension 10 Evolution com célula de leitura Hana ML e prévio de phono Elac PPA-2 na fonte analógica e o amplificador integrado Gryphon Diablo 300. A cablagem incluiu os cabos digitais Audioquest Carbon USB e Nordost Blue Heaven SPDIF. Na interligação analógica estiveram os Kimber Select KS-1121 e nas colunas os Kimber Select KS-3033.
Para as primeiras audições escolhi a suite “O pássaro de fogo” de Stravinsky com a Orquestra Filarmónica de Israel sob a direcção de Leonard Bernstein. Uma obra que alterna entre o pianíssimo e o melodioso em contraste com o fortíssimo e a brutal dinâmica da escrita sinfónica de Stravinsky. Esta primeira audição veio revelar da parte das Serafino umas colunas capazes de fazer justiça à escala da música sinfónica, com uma gama média extraordinariamente solta e arejada, mas simultaneamente encorpada e líquida, capaz de deitar cá para fora o que as electrónicas associadas lhes pedem sem indícios de compressão.
Em termos dinâmicos, é imediatamente evidente uma resposta rápida, precisa e incisiva, que desnuda as transições musicais mais exigentes e nos mantêm colados à cadeira. Seja em termos de macrodinâmica seja na revelação das nuances microdinâmicas, estas Serafino têm uma palavra a dizer e podem competir com colunas de preço bem superior ao seu, ainda que esta desenvoltura dinâmica nunca comprometa a natural fluidez do discurso musical e a capacidade para envolver o ouvinte na reprodução musical.
Os registos graves têm impacto, extensão e definição e revelaram-se isentos de ressonâncias nefastas ou colorações de caixa que possam, de algum modo, obscurecer pormenores ou afectar timbricamente a reprodução musical, do que resulta uma reprodução de graves sempre limpa e timbricamente bem definida.
A apresentação tonal das Serafino recordou-me das audições que efectuei em 2019 às monitoras Electa Amator III, que utilizam o mesmo tweeter. Nessa altura e a propósito escrevi: - Os registos agudos beneficiam da utilização do tweeter Sonus faber, uma unidade que está num nível qualitativo bem acima dos seus congéneres de há duas ou três décadas. Proporcionam uma sonoridade límpida, aberta e de uma correcção a toda a prova. Este novo tweeter prima pelo esclarecimento e refinamento evitando o artificialismo que por vezes é confundido com precisão e detalhe, mas sem faltar à resolução, e permite longas horas de audição sem o aparecimento de quaisquer sinais de fadiga. - Na verdade, poderia manter tudo que então disse, ainda que ligeiras diferenças na cor tonal se possam ficar a dever a uma opção necessariamente diferente ao nível do crossover de 3,5 vias das Serafino por oposição ao circuito de 2 vias das Amator III.A gama média é aberta, limpa, quase melíflua, e denota excelentes características dinâmicas, sendo de destacar o carácter melodioso que imprime à reprodução musical em geral e às vozes em particular, seja num plano mais clássico como na audição do LP O Messias de Handel (The English Concert & Choir - Trevor Pinnok - Archiv) em que os solistas e o coro soam de um modo totalmente credível e envoltos por uma atmosfera ampla e reverberante, seja com os ritmos mais jazzísticos de Gerry Mulligan no LP The concert jazz band, a desenvoltura dinâmica da gama média funciona quase como um elo de ligação entre os registos graves e o registo agudo, assegurando a coerência temporal da reprodução musical como um todo e a assinatura tímbrica dos instrumentos que se mantém coesa independentemente de estarem a tocar na gama natural ou nos extremos do respectivo espectro de frequências.
As características da gama média melíflua, musculada mas ágil e com uma excelente capacidade resolutiva, aliada a um grave potente mas recortado e bem definido e a um registo agudo límpido, doce e de assinalável extensão, bem como às notáveis características dinâmicas exibidas, imprimem à reprodução musical em geral e às vozes em particular, um carácter de credibilidade muito conseguido e que fazem das audições de música com as Sonus faber Serafino um verdadeiro prazer para os sentidos.
As Sonus faber Serafino foram uma verdadeira surpresa. Sem renegarem as suas origens e o seu tradicional som afável, fácil de seguir e que nos envolve no acontecimento musical que desde sempre foram apanágio da marca italiana, fazem-no combinando essas características com um dinamismo e um poder resolutivo que não teme comparações com quaisquer colunas do escalão de preços em que se inserem.
A somar às qualidades sonoras não é de todo despiciendo invocar as qualidades estilísticas que a casa transalpina sempre soube imprimir às suas criações, principalmente ao nível da colecção Homage Tradition em que os acabamentos são verdadeiramente sumptuosos e justificado motivo de orgulho para quem quiser e lhes puder chamar suas.
Sonus faber Homage Tradition Serafino
Preço 22.550,00€
Representante: Imacustica – Telef.: 216063393 / 225 194 180
Web: https://www.imacustica.pt/pt/