Eis aqui uma proposta de alto calibre de um dos mais reputados fabricantes de auscultadores.
Sediada em Brooklyn, Nova Iorque, a Grado Labs representa, entre as marcas americanas, um dos mais conceituados nomes no mundo do áudio. Este fabricante dedica-se fundamentalmente à construção de células de gira-discos e de auscultadores, mas também de alguns acessórios, dos quais um dos não menos importantes será, naturalmente, o amplificador de auscultadores.
A marca considera os seus auscultadores como sendo a antítese da produção em massa, montados à mão e sujeitos individualmente ao controlo de qualidade.
A gama de auscultadores Grado é constituída por treze modelos, distribuídas por cinco séries: Professional, Statement, Reference, Prestige e In-Ear. Esta última é constituída por três modelos vocacionados para o funcionamento, como o próprio nome indica, dentro do ouvido, sendo, por isso, destinada a utilizações de carácter especificamente menos audiófilo, como aparelhos portáteis, incluindo os MP3 e outros.
No Audioshow de 2009, o primeiro realizado no Hotel Palace do Estoril, a Audioteam, de Jorge Nunes Alves, teve a oportunidade de apresentar em Portugal o modelo de topo das gamas não profissionais, precisamente o GS1000i.
Tive oportunidade de fazer uma curta audição do par em demonstração e desde logo me pareceu de grande interesse a sua prestação sonora. Propus então a elaboração de um teste, que ficou combinado para um momento em que houvesse disponibilidade de exemplares, já que o número habitualmente disponível não chega, literalmente, para as encomendas.
Foi preciso esperar ano e meio para que a oportunidade surgisse, e eis que finalmente foi possível, no conforto do meu sofá, ouvir as qualidades de tão ilustre convidado. Mais, foi possível ligá-lo ao seu companheiro natural, o amplificador RA1, em ambas as versões – a corrente eléctrica (AC) e a pilhas (DC).