Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Sarte Audio Out 2025
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Exaudio 19-08-25
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Absolute original
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

AVID Relveo/Altus v2

AVID Relveo/Altus v2

Jorge Gonçalves

7 fevereiro 2026

Uma fonte analógica de grande Relevo


A AVID (A Very Interesting Design) foi fundada em 1995, e os seus gira-discos surgiram graças à perseverança de um entusiasta insatisfeito com as opções disponíveis no mercado e com ideias inovadoras em relação a elas. Esse homem é Conrad Mas, o qual deu ao longo do tempo continuidade ao seu trabalho, passando muitos anos a aprofundar os “porquê e para quê” do som dos gira-discos. Acabou por se concentrar no controlo da vibração induzida tanto pelo ambiente como pela reprodução, através da compreensão das propriedades dos diversos materiais. Como resultado disso, a AVID fabrica quase na totalidade aos componentes utilizados nos seus equipamentos nas suas próprias instalações e tem uma reputação invejável em termos da qualidade e acabamento dos seus produtos. O primeiro gira-discos da AVID foi o Acutus, um modelo que evoluiu continuamente no último quarto de século e viu vários outros modelos aparecerem ao seu lado.


Foto 1 Avid Relveo


O novo Relveo define um esforço de racionalização e reorganização da linha AVID que resultou em alguns dos modelos antigos, tais como o Diva e o Volvere, a serem substituídos. Hoje em dia os seis modelos de gira-discos fabricados pela AVID distribuem-me por duas linhas distintas, cada uma com uma hierarquia definida através das qualificações Master (Acutus Dark Iron, Relveo, Ingenium) e Topo de Gama (Acutus Reference Mono, Acutus Reference e Acutus Classic).



Descrição técnica

O principal destaque do Relveo é o seu método de suspensão ou, melhor dizendo, isolamento. A maioria dos modelos da AVID tem sido baseada num sistema de suspensão com molas, complementado por faixas estabilizadoras laterais. No caso do Relveo, a AVID abandonou as molas e, em vez disso, utilizou três isoladores cónicos de sorbotano entre a base principal e o sub-chassis. Consegue-se assim o acoplamento resiliente necessário e suficiente, enquanto um aumento da massa do sub-chassis em pontos-chave melhora tanto a estabilidade do conjunto como a resistência ao impacto dos pés de apoio de liga metálica maciça, com altura ajustável para um nivelamento perfeito.
O prato de 7 kg tem um acabamento no mesmo cinzento-escuro das torres de suspensão e encaixa em segurança no sub-prato, o qual é accionado pelo motor através de um conjunto de duas correias. No apoio do veio do tipo invertido utiliza-se o tradicional rolamento de carboneto de tungsténio e safira da AVID. Um clamp aparafusado fixa o disco de forma segura ao tapete de feltro, que é parte integrante do prato do Relveo.

Foto 3 Avid Relveo

O motor que acciona o prato é de corrente alternada, do tipo síncrono, e de forte binário (12 Nm), sendo alimentado por uma nova variante da fonte de alimentação baseada em DSP da AVID, a qual fornece 24 V, com duas frequências diferentes, para 33 e 45 rpm. Uma fonte de alimentação DSP utiliza processamento digital avançado para sintetizar uma tensão sinusoidal com uma onda quase perfeita e grande estabilidade de frequência, estabilidade essa fundamental para manter a velocidade do motor síncrono utilizado pela AVID a girar a uma velocidade exacta. No painel frontal da caixa desta fonte de alimentação temos duas teclas para parar / iniciar e selecção de velocidade (Play e Speed), com um LED que acende a verde para 33 rpm e em laranja para 45 rpm, e ainda um botão bem volumoso para ligação da alimentação. Enquanto o prato estiver a funcionar a qualquer das velocidades é possível fazer um ajuste fino da mesma: basta premir e manter premidas ambas as teclas até que os LEDs pisquem, sendo então possível ajustar a rotação em incrementos precisos. Na maioria das situações o gira-discos Relveo é fornecido com um braço AVID Altus V2.

Foto 4 Avid Relveo

Lançados originalmente em 2023, os braços Altus e Nexus receberam algumas actualizações quando do 30.º aniversário da marca em 2025. Estas actualizações incluíram melhorias nas tolerâncias dos rolamentos, no amortecimento do braço e no desacoplamento mecânico, mas talvez a mais notável tenha sido a introdução da dupla compensação de antiskating exclusiva da AVID. Podem assim ser definidos diferentes níveis de compensação em termos de quando a agulha lê o disco nos sulcos internos ou externos. Trata-se de um conceito interessante e inovador, e ainda bem que o consumidor final recebe o Relveo com o braço e a cabeça já perfeitamente afinados porque o processo de calibração é longo e moroso e, acima de tudo delicado: exige que se tenha um disco especial de calibração e que se tenha muito cuidado de cada vez que se ajusta qualquer dos parafusos pois eles estão muito próximos do tubo do braço e qualquer toque nestes pode implicar danos no cantilever ou na agulha da cabeça. Ainda sugeri a Conrad Mas que seria uma boa ideia que fosse incluída nos parafusos de ajuste qualquer tipo de graduação mas Conrado disse-me que por um lado era difícil ter alguma precisão nas indicações e que por outro lado a sua existência poderia tornar-se confusa para alguns utilizadores que poderia fazer uma ligação errónea entre o valor da escala e o peso de leitura da agulha. O conjunto inclui um cabo de gira-discos, o qual está equipado de um lado com fichas RCA e o tradicional cabo de ligação de massa, e do outro com uma ficha DIN miniatura a 90 graus, a qual liga directamente à base do braço.

Foto 2 Avid Relveo

Para complementar o Relveo a Exaudio forneceu uma cabeça Shelter 901 MkII MC, com uma tensão de saída de 0,5 mV, impedância interna de 9 0hm e uma agulha elíptica. O peso de leitura recomendado situa-se entre 1,4 e 2 gramas. Como nota prévia, deixo já aqui a indicação que a Shelter tem um excelente conjunto de boas qualidades em termos de reprodução no que se refere a espacialidade, captação de detalhes e resposta a transientes.


» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • AVID Relveo/Altus v2 Jorge Gonçalves
  • Página 2

Outros conteúdos

Banner TCL_Jun 2024
B&W Signature 800
Marantz MODEL 10
Banner vertical Imac 30-04-25