
Sobriedade estética e sonora ao serviço da música
Introdução
A MBL é uma empresa alemã que iniciou a sua actividade em 1979 com o lançamento de um altifalante inovador e patenteado designado Radialstrahler. Neste altifalante o vulgar cone é substituído por um conjunto de lamelas dispostas verticalmente em círculo para irradiar o som de forma omnidireccional. Não apenas o visual do produto é muito invulgar, mas facilmente reconhecível, como o som produzido é bastante diferente da sonoridade normalmente associada a umas colunas tradicionais. Depois das colunas que utilizavam este tipo de altifalante, a MBL lançou, em 1982, o primeiro pré-amplificador seguido de um amplificador de potência em 1989.

O recente anúncio de que a Imacustica passou a comercializar produtos da marca alemã, foi o mote para o agendamento da audição deste amplificador integrado, pertencente à gama Cadenza, que representa os modelos de entrada na gama da marca.
Descrição
O MBL Cadenza C51 é um amplificador integrado analógico clássico, ou seja, não inclui nem entradas digitais nem streaming, nem sequer como opção. Aliás, a única opção disponível é para um módulo de préamplificação com igualização RIAA para permitir ligar um gira-discos.

Em termos estéticos o MBL C51 é um produto distinto, disponível em acabamentos diversos, mas que no caso do exemplar fornecido se apresenta numa caixa preta, onde pontua uma moldura dourada que circunda um mostrador central informativo com caracteres a azul. O design é requintado, principalmente no acabamento preto brilhante do painel frontal com a moldura do mostrador em dourado que lhe confere uma elegância inusitada que surpreende num produto alemão, cujos predicados estéticos são normalmente mais orientados à função e menos dados a rasgos estilísticos de grande criatividade. Um pormenor estilístico a merecer destaque refere-se ao disco de acrílico rebaixado colocado no topo do chassis, com o logótipo da MBL iluminado por um halo de luz regulável para criar o ambiente desejado e que serve também como controlador da intensidade luminosa do mostrador.

No painel traseiro temos uma entrada balanceada XLR, a que se segue um par de fichas RCA para ligação de um processador externo, seguidas de quatro entradas de nível de linha, via fichas RCA. Estão ainda disponíveis dois pares de fichas RCA de saída de sinal, um par como saída de préamplificação e um par de nível fixo. Dois pares de terminais para as colunas que aceitam cabo nu, fichas banana e forquilhas e, por fim, a ficha de corrente e o interruptor de ligação. As especificações técnicas indicam uma potência de 2x400/300/180 Watt a 2/4/8 Ohm e uma corrente de saída máxima de 20 A.
Os amplificadores de alta potência da gama Cadenza foram os primeiros a utilizar a tecnologia de potência LASA (Linear Analog Switching Amplifier) da MBL, concebida pelo designer-chefe da empresa, Jürgen Reis. Esta técnica de amplificação patenteada permite que o C51 accione cargas complexas de altifalantes com controlo absoluto. Um conjunto de doze condensadores, alimentados por um transformador toroidal com blindagem metálica MU, fornece 300 Watt por canal. Os leitores mais interessados nos detalhes técnicos poderão consultar toda a informação sobre a tecnologia LASA em https://www.mbl.de/en/technologies/lasa
