Innuos Statement Next-Gen apresentado na Exaudio
Durante a tarde desta sexta-feira (15 de Novembro) desloquei-me à Exaudio para uma tarde de boas audições e boas conversas - com um sistema baseado principalmente em produtos da TAD, e com a apresentação do novo streamer Statement Next-Gen, da portuguesa Innuos.
Sendo o topo de gama da marca portuguesa - este novo Statement inclui relógios OCXO de alta precisão, condensadores Mundorf e Audio Note e ainda uma (melhorada) fonte de alimentação externa, assim como tecnologias nas portas Ethernet e USB importadas dos produtos PhoenixNET e PhoenixUSB (e para os cépticos destas tecnologias, um breve teste A/B entre a porta de USB “normal” e a porta USB “optimizada”, revelou resultados surpreendentes e reveladores). Para além de ser possível ouvir música a partir de um disco SSD interno, é ainda possível aceder a um NAS externo ou a serviços de streaming como Qobuz ou Tidal - para além da compatibilidade com Roon, Sonos e UPNP/DLNA.
Depois da saída USB optimizada do Innuos, temos um conjunto completo da japonesa TAD - o leitor de CD/SACD D1000TX (aqui a funcionar como DAC, e usando a saída não balanceada), o prévio C1000 (com um circuito totalmente simétrico), o amplificador de potência M1000 (com uma tipologia Classe D e também ele com um circuito completamente simétrico e aqui ligado, para tirar proveito disso, com cabos XLR) e as colunas E1-TX (umas torres com um dois altifalantes de graves, um altifalante concêntrico de médios e tweeter, e um pórtico traseiro). Para completar tudo, cabos Signal e um estabilizador de tensão Furutech.
Seguiu-se então uma sessão auditiva, usando a (muito simples e intuitiva) Sense App, da Innuos - acedendo a ficheiros num NAS ou no serviço Qobuz. Passando por diversos géneros diferentes, o sistema TAD/Innuos proporcionou um som altamente refinado e espacial, típico dos produtos “japoneses” - surpreendeu-me particularmente a capacidade camaleónica de reproduzir música complexa e timbricamente exigente (como a música clássica), e música altamente energética (como o rock dos anos noventa dos Guns N Roses), onde por vezes os sistemas mais detalhados falham. Já no formato DSD, e como costuma acontecer nos produtos japoneses, o sistema soou particularmente rico e detalhado, a tocar várias peças em DSD256. Num sistema tão complexo como este, e que nunca tinha ouvido antes, é sempre difícil de perceber a contribuição de cada um dos elementos para o som total, mas o novo Statement Next-Gen teve certamente o mérito de soar completamente à vontade junto de produtos de uma das marcas de alta-fidelidade mais prestigiadas a nível mundial, e isso é um grande elogio.
Este texto foi escrito mais rápido do que o costume e isso tem uma razão - durante o dia de hoje (15 de Novembro) houve pouca adesão a este evento, algo de lamentar, pois este sistema merecia (e bastante) uma audição atenta e maior participação. Se estiver nas proximidades, não perca esta oportunidade de passar pela Exaudio pois, afinal de contas, não é todos os dias que podemos desfrutar de um conjunto baseado numa marca tão icónica como a TAD e “alimentado” por um streamer de topo de uma marca, não esqueçamos, portuguesa. Fica portanto o convite para que, quem possa, se desloque ainda este sábado à Exaudio e oiça este magnífico sistema (estando também prevista a apresentação, pelas 16h, do livro “Introdução ao som”, escrito por Ana Cristina Carrasco)