QUAD 33/303 - Ícones do áudio britânico
Após o seu lançamento em 1967, o seu design de circuito inovador deste conjunto elevou a amplificação baseada em transístores a novos patamares. Os novos 33/303 contêm versões altamente evoluídas das mesmas tecnologias exclusivas, envoltas num design industrial que ecoa o passado e abraça o futuro.
O som da combinação original do prévio/amplificador de potência QUAD 33/303 era realmente algo de especial. Por vezes é considerado “quente”, especialmente no contexto dos amplificadores de estado sólido típicos da época que, em comparação, soavam bastante duros e, por vezes, ásperos. O facto de os amplificadores 33 e 303 fabricados nas décadas de 1960 e 1970 ainda serem procurados pelos entusiastas hoje em dia presta homenagem às suas qualidades duradouras em termos de som, design e fiabilidade.
A decisão da QUAD de revisitar o 33 e o 303 deveu-se em grande parte à procura contínua destes amplificadores no mercado de segunda mão, cerca de quatro décadas depois de terem sido descontinuados na década de 1980.
Juntos, o novo pré-amplificador 33 e o amplificador de potência 303 formam uma combinação de prévio e amplificador de potência analógico compacta e de bom funcionamento que é fiel aos originais icónicos, mas totalmente actualizada por dentro e por fora.
O novo QUAD 303 mantém a sua fidelidade ao original, empregando os famosos ‘triplos simétricos’ QUAD. O andar de saída foi para ter uma estrutura completamente simétrica, reduzindo consideravelmente a distorção e tornando a corrente de repouso independente da temperatura dos transístores de saída.
A nova versão do QUAD 303 utiliza um andar de saída totalmente complementar, proporcionando uma melhor linearidade, uma polarização estática mais estável e uma maior estabilidade em condições de alta tensão e grandes correntes. Utilizando transístores de potência de alta qualidade, o 303 oferece uma excelente linearidade de ganho para uma reprodução precisa do sinal de entrada com uma maior gama dinâmica.
Sempre respeitado pela sua potência conservadora mas consistente, o clássico QUAD 303 foi oficialmente especificado para uma potência de saída de 45W a 8 ohms. O novo modelo não sai completamente destes parâmetros embora alguns ajustes e melhorias, permitam que o 303 possa fornecer um pouco mais de potência – 50 W a 8 ohms (70 W a 4 ohms) com um débito máximo de corrente de 10 A em cargas difíceis. O 303 original era conhecido por ter problemas com cargas de impedância mais baixas, o novo 303 não apresenta esse problema. Perfeitamente adequado aos requisitos mais exigentes do audiófilo moderno, garante que qualquer coluna – mesmo incluindo os designs electrostáticos da QUAD – possa ser controlada com facilidade. A potência de saída para o ‘modo em ponte’ (para utilização como amplificador de potência monobloco) atinge 140 W a 8 ohms ou 170 W a 4 ohms.
O préamplificador 33 inclui um novo estágio phono compatível com cabeças MM e MC, com a capacidade de alternar de modo simples entre as duas opções. Possui um ganho de 46 dB em MM e 63,5dB em MC, e utiliza amplificadores operacionais de áudio com ruído ultrabaixo. O circuito de processamento RIAA possui o seu próprio amplificador operacional de áudio bipolar/JFET duplo. A parte JFET do estágio de entrada permite elevadas taxas de variação para manter a distorção baixa, mesmo quando são necessárias grandes oscilações de saída.
O controlo de volume principal é um potenciómetro ALPS motorizado de precisão, totalmente analógico, que oferece uma longa vida útil e um desempenho de baixo ruído. O controlo de volume não é apenas táctil e preciso; o seu funcionamento motorizado permite que ele gire automaticamente quando os ajustes forem feitos através do comando à distância. Uma linha adicional de três codificadores rotativos sem fim oferece um controlo intuitivo e imediato sobre as definições de ajuste fino específicas do QUAD.
Mais informações em Sarte Audio