Vincent Belanger e a Audio Note tocaram música a «quatro» mãos
Vincent Belanger é um reconhecidíssimo músico canadiano, natural de e residente no Quebec, que desde há uns anos estabeleceu uma parceria com a Audio Note, fabricante inglês de equipamento de alta-fidelidade, participando em numerosas sessões nas quais toca o seu violoncelo em paralelo com música gravada reproduzida por um sistema da marca.
Tal aconteceu uma vez mais mas agora em termos de novidade absoluta pois foi a primeira vez que Vincent se deslocou a Portugal e diga-se desde já que ficou encantado. O local de demonstração foi uma das salas da Exaudio, cujas instalações estão situadas no perímetro exterior de Cascais. Embora as coisas tenham começado por não correr da melhor maneira, pois o violoncelo de Vincent danificou-se no transporte, tudo se resolveu a bom termo pois um dos clientes da Exaudio é violoncelista no teatro de São Carlos e recomendou uma luthier que colocou o instrumento novamente em perfeitas condições e, ainda por cima, emprestou o seu próprio violoncelo para que Vincent tocasse no primeiro dia. E a manhã do segundo dia foi ainda mais interessante porque, para além da informal «competição» entre o intérprete ao vivo (em que Vincent ganharia sempre, por razões óbvias) e o sistema da Audio Note, onde pontuavam as colunas AN-E, foi possível ouvir não apenas um mas dois músicos a tocarem ao mesmo tempo.
Vincent Belanger é um dos grandes violoncelistas dos nossos tempos
Quando me dirigi à Exaudio apenas Vincent estava presente mas tive também direito a uma oportunidade especial pois, em relação à demonstração de Munique a que tinha assistido duas semanas atrás, pude apreciar as diferenças entre um instrumento mais clássico, mais romântico, de origem francesa, e o que Vincent utiliza normalmente, fabricado na Alemanha, um mais quente e melódico, outro mais imediato no ataque das notas, mas ambos vivos e a respirar na minha frente. Excelente ideia, a da Exaudio, a que o público visitante correspondeu com entusiasmo, que permitiu a quem esteve presente apreciar a música na sua máxima expressão: viva e ao vivo.