A peregrinação pelos pisos térreos
As Sonus faber Suprema tocaram «supremamente». São o topo de gama da marca, numa topologia de 4,5 vias, caixa selada, e incluem um subwoofer por coluna, com o acabamento entre os dois módulos a ser escolhido de modo a combinarem perfeitamente. Estão disponíveis de origem quatro tipos de acabamento mas o cliente final pode escolher outros a seu gosto.
O show de Varsóvia está nitidamente a produzir resultados em termos de aparecimento de novas marcas oriundas da Polónia. A Unitra foi uma bela surpresa, pelo nível de acabamento, propostas com um toque retro e preços abordáveis.
As Vivid Moya são um incrível tour de force da parte de Lawrence Dickie, um dos mais reputados projectistas de colunas de todos os tempos. As formas são arrojadas mas estavam a tocar maravilhosamente com electrónica Mola Mola e desapareceram da minha frente assim que a música começou. Numa sala maior e com uma electrónica mais «ambiciosa» deveriam ser algo extraordinário.
Um Thorens Reference original cuidadosamente restaurado pelas hábeis mãos do artificie Arno Schereder nas oficinas da própria marca.
A Magnetar resolveu apresentar um protótipo de leitor de CD/SACD de linhas bem arrojadas, apostando claramente numa longa vida para os discos prateados.
Bonita e bem vistosa decoração do espaço da Pro-Ject, juntamente com a Musical Fidelity e a EAR. Seguramente que esta foto vai estar presente em muitas reportagens do show.
Gira-discos Musical Fidelity M8xtt, com uma bela estrutura em acrílico.
A Hegel e a Kef optaram por uma apresentação conjunta, muito provavelmente porque Johan Coorg é o responsável comercial pelas duas marcas. Em primeira mão pude ver uma nova máquina da Hegel que me deixou de água na boca mas nada mais posso dizer porque prometi guardar segredo. Deve estar cá fora em Setembro!
Foi aqui que tudo começou: fonógrafo de Edison que reproduzia música gravada em cilindros de folha fina. Ao que parece ainda se vendem e a Catawiki, que eu já conhecia de outras andanças, resolveu agora dedicar-se também à venda em leilão online de equipamentos de áudio.
Mais um regresso muito bem-vindo, o da Solen. Famosos pelos componentes passivos, fabricaram equipamentos de áudio em tempos mas pararam por muitos anos até regressarem agora. Ouvi sons muito agradáveis e honestos num espaço que não era decididamente o mais apropriado.