Um marco na engenharia de colunas de som
Desde há mais de 20 anos, que a Vivid Audio desenvolve colunas inovadoras que conquistaram consistentemente a aclamação da crítica. Como acontece com qualquer empresa de áudio de última geração, é constante a pesquisa de soluções para ir mais além.
É nesse sentido que a Vivid Audio anunciou o lançamento de um novo modelo de colunas ultra-premium – as Moya M1, as quais passam a ocupar o lugar de modelo topo-de-gama. As Moya M1 foram desenvolvidas de acordo com o princípio orientador da Vivid Audio – a forma deve seguir a função.
Como muitas ideias excelentes, as Vivid Audio Moya M1 começaram como um esboço. Em quarentena, num quarto de hotel durante a pandemia, o projectista Laurence Dickie teve tempo para sonhar com umas colunas que pudessem fazer tudo, o culminar de uma vida inteira em busca da perfeição em design acústico. Umas colunas tão imbuídas de poder e autoridade que seriam capazes de lidar com todo e qualquer tipo de música com graça e sem esforço.
Aquilo que primeiro chama a atenção ao depararmo-nos com as M1 é a imponente pilha de unidades de graves – oito lendários woofers C225-100H, cada um capaz de lidar com 800 W, dispostos numa nova configuração high-shove. Uma incrível demonstração de poder. Na verdade, a secção de baixas frequências desempenhou um papel desproporcional no desenvolvimento do modelo Moya M1. Durante o processo de teste, surgiu uma descoberta importante: estender a resposta de graves de um altifalante também melhora a perspectiva das faixas de frequências mais altas.
Cada par de woofers é organizado numa configuração oposta horizontalmente em ambos os lados do módulo de graves, com ímanes unidos por uma substancial barra de ligação em aço para eliminar completamente as forças de reacção e a necessidade de uma caixa pesada. O uso de pórticos de proporções generosas nas Vivid Audio elimina a vibração da caixa e minimiza quaisquer efeitos turbulentos que possam limitar a linearidade dos graves. Para além da capacidade para tocar alto, foi fundamental para a equipa de desenvolvimento que o ouvinte fosse capaz de captar os detalhes mais subtis – mesmo perante o tumulto de um crescendo orquestral ou de um solo de bateria explosivo. Afinal, o poder não é nada sem controlo. A experiência é ainda melhorada pelos novos tweeters com revestimento tipo diamante (DLC), um material que pode ser aplicado na superfície de cúpulas de alumínio a uma temperatura bem abaixo do ponto de fusão. Graças aos filtros passivos e optimizados por computador (construídos internamente), as Moya M1 oferecem níveis de suavidade, precisão e coerência de fase que antes eram considerados possíveis apenas com sistemas activos.
Em última análise, as Moya M1 oferecem clareza e precisão ao enésimo grau, ao mesmo tempo que são capazes de reproduzir níveis de som de concertos de rock na sala de estar. Desde uma sinfonia de órgão num enorme instrumento Cavaillé-Coll até graves de um hino house dos anos 90, as Moya M1 oferecem emoções de áudio em cada oitava.
As Vivid Audio Moya M1 possuem um design de 5 vias e 13 altifalantes. Quatro caixas de graves amplamente reforçadas, cada uma usando dois altifalantes de graves C225 em modo de cancelamento de reacção com pórticos de graves aerodinamicamente optimizados, são complementados por dois altifalantes de médios-graves C175, um C100 de gama média, um D50 de gama média superior e um tweeter D26. Todos os altifalantes são desenvolvidos a partir de modelos existentes na Vivid Audio e optimizados para utilização nas Moya M1. O crossover é do tipo Linkwitz-Riley passivo de quarta ordem de cinco vias e em três partes, onde as secções médias e altas são colocadas bem longe das secções de graves. As Moya M1 especificam uma impressionante resposta em frequência entre 19 Hz e 42 000 Hz (-6 dB), uma sensibilidade de 93dB/2.83V@1m, potência admissível máxima de 3000 W, sendo as dimensões de cada coluna 1,660 x 660 x 1,210 mm (AxLxC) e um peso unitário de 346 kg.
O modelo Moya M1 é totalmente fabricado nas instalações da Vivid Audio para permitir um controlo absoluto sobre todas as facetas do processo de construção. Para atender aos exigentes padrões da marca, cada peça é fabricada, montada e finalizada manualmente.
Mais informações em Ajasom