A celebração da música
A Imacustica vem organizando desde há alguns meses, e com grande sucesso, sessões de convívio musical tendo como tema um disco especial, normalmente de vinilo. Coube a vez, no sábado passado, à celebração do lançamento do emblemático disco Selling England By The Pound, dos Genesis, em volta de um LP duplo, restaurado e lançado no mercado pela Acoustic Sounds numa edição limitada em 45 r.p.m., comemorativa dos 60 anos do seu lançamento no mercado. O disco está esgotado há algum tempo mas a Acoustic Sounds vai fazer mais uma prensagem de 1000 cópias pelo que convém a quem esteja interessado entrar o mais depressa possível com a empresa ou com Chad Kassem, o seu mentor.
A batuta esteve nas mãos de Carlos Saraiva, um audiófilo e melómano portuense, que desvendou ao numeroso público presente um bom conjunto de segredos ligados à produção do disco, um dos álbuns mais icónicos de sempre, apreciado quase universalmente pelo seu conteúdo em estilo rock progressivo e que influenciou não só o gosto musical dos amantes do rock como os trabalhos de muitas bandas que se seguiram aos Genesis. O disco chegou a estar em número 7 no inquérito feito pela Rolling Stone aos seus leitores sob o título “Quais são os seus discos favoritos de rock progressivo de todos os tempos?”, tendo sido destacado pela sua elegância subtil, pelas texturas sublimes e pelo esplendor lírico. A produção do álbum e a escrita das letras e da música teve lugar em diversos locais ao longo do tempo e houve muitos momentos em que a banda sentiu que «a inspiração não vinha». Felizmente, a Charisma Records, a editora que produziu o disco, deu à banda mais algum tempo extra de dois a três meses, durante os quais ocorreram algumas peripécias, tais com o receio que Phil Collins largasse o grupo! Mas o trabalho acabou por realizar-se e deu origem a algumas das faixas mais impressionantes de todos os tempos, tais como After the Ordeal, onde Steve Hackett interpreta aquele que é considerado como um dos melhore solos de guitarra eléctrica de todos os tempos (depois dos de Jimmy Hendrix, em meu entender).
Esta faixa e todas as outras soaram magníficas no sistema da Imacustica, com pontuavam as Wilson Audio Alexx V, alimentadas por electrónica Takumi, de Robert Koda, sendo a fonte analógica um gira-discos EAT Forté ligado ao prévio de gira-discos Masterline 7, da HSE Swiss. A audição prolongou-se por mais de uma hora, como todos os ouvintes, que enchiam completamente a sala principal da Imacustica Lisboa, embevecidos e num silêncio respeitoso em homenagem ao virtuosismo de tantas lendas vivas. As manhãs de sábado ganham um encanto especial depois de se ter assistido a uma destas sessões, pelo que se aconselha a todos os interessados que se inscrevam na newsletter da Imacustica para poderem tomar conhecimento antecipado da data e tema e reservarem lugar.
No final das audições foi efectuado um sorteio resultado de uma parceria entre a Imacustica e a McLeridge, a empresa promotora dos eventos dos The Musical Box, um grupo que produz espectáculos em palco evocativos dos melhores momentos dos Genesis, com oferta de bilhetes duplos para o espectáculo deste grupo na Aula Magna, a 24 de Novembro, dedicado exactamente ao Selling England By The Pound. Se quiser ir ver apresse-se, porque já há poucos bilhetes disponíveis.
Manuel Dias, da Imacustica, ladeado pelos irmãos Melo Bryner, da McLeridge, e Carlos Saraiva.
Está de parabéns uma vez mais a Imacustica por organizar este tipo de eventos dedicados à promoção dos bons momentos musicais e por ter tanto sucesso na sua realização. A grande música sempre uniu as pessoas.