Search for Eden / Travessia Namban – uma maravilhosa ponte entre culturas
Yuki Rodrigues é uma pianista / compositora nascida de pai português e mãe japonesa. Aos 30 anos foi obrigada a abandonar a carreira musical: uma lesão neuro-muscular comprometeu durante quase 18 anos o seu percurso artístico.
E ei-la agora de volta com um SACD/CD com o título Search for Eden / Travessia Namban, resultado de muitas horas de esforço e dedicação e que foi produzido sob a mão mestra de João Ganho. O resultado final é nada menos que espantoso, com uma música ora plena de emoção e sentimento, ora ostentando uma energia que é o reflexo daquilo que Yuki teve que perseverar até chegar aqui. Ouvir o tema principal Search for Eden – eu ouvi o disco todo 3 vezes para ficar com uma ideia mais completa do que está por detrás dele mas acho que vou ter que ouvi-lo ainda mais vezes pois cada audição é uma descoberta, uma viagem magnífica (e tomo aqui a liberdade de adaptar o título do belo livro que inspirou o disco de Maria João Pires sobre os Impromptus de Schubert), que se faz e refaz sem cansar nem o corpo nem a alma – é entrar num mundo fascinante em que cada nota aparece tão viva, tão marcante e tão sentida e necessária que nos enche a alma de emoção. Esta faixa é um trabalho maravilhoso de composição e interpretação com um final que nos surpreende pelo prolongamento do silêncio e de uma importância fundamental para nos fazer compreender toda a música que até ali foi tocada. Não ouvi notas nesse silêncio mas tenho a certeza de que as pressenti no meio de todos os segundos que ele dura, tal foi a impressão que Search for Eden me deixou.
Yuki Rodrigues e João Ganho durante a produção do disco.
Este ambiente continua presente em Flowing, aliás está presente no disco todo, mas Travessia Namban tem uma entrada com uma textura musical diferente, mas marcante, com a mão esquerda a afirmar-se como que com um sentido de urgência, a fazer uma afirmação de presença, de personalidade. E no meio da Travessia Namban até somos brindados com um excerto do Barco Negro, da Amália!
A surpresa, pelo menos para mim, foi a presença de um órgão na faixa 4. Majestoso, cria uma ambiência e uma reverberação muito envolventes e que nos transportam, a uma grande catedral. E todo este esplendor musical acaba com a melodiosa Balada do Rio, seguida do tema completo de Search for Eden que nos enche de prazer por quase 20 minutos sem qualquer cansaço.
Esta é uma obra preciosa que nos faz (re)apreciar a música com outros olhos e uma homenagem magnífica à coragem e perseverança de Yuki. Isto sem esquecer o cuidadoso trabalho de produção em estúdio de João Ganho que tratou de uma maneira soberba todos os detalhes e realçou com mestria o conteúdo musical e a excelente interpretação de Yuki, uma intérprete tão cheia de profundidade que consegue entrelaçar todas as notas num bouquet cheio de fragrância que faz com que nos dediquemos a 100% a ouvi-la e à música, sem ligar a detalhes analíticos. Este é o disco que vai ficar no topo da minha colecção! Compre já antes que esgote em Yuki Rodrigues - Loja