Lenbrook Corp adquire os activos da empresa MQA
A Lenbrook Corp., a empresa privada de áudio canadiana que é proprietária das marcas NAD Electronics, PSB Speakers, Bluesound, Bluesound Professional e BluOS, adquiriu os activos da empresa MQA, sediada no Reino Unido. O acordo adiciona patentes e codecs de áudio significativos ao portfólio IP da Lenbrook, incluindo a codificação de áudio de alta resolução da MQA e o mais recente codec escalável SCL6 para aplicações de áudio sem fios, que será implementado na próxima linha de auscultadores da PSB.
A aquisição estratégica é concluída precisamente quando a Lenbrook está prestes a lançar no mercado um de seus projectos mais ambiciosos: os novos auscultadores de alto desempenho sem fios que suportam o codec SCL6 para transmissão de áudio sem fios de alta resolução e a plataforma CosmOS da Sonical. Estes auscultadores, comercializados sob a marca PSB Speakers, estão programados para serem lançados em 2024.
“A visão da Lenbrook é a de uma indústria de alta-fidelidade próspera, onde as tecnologias que promovem tanto a escolha do consumidor como a busca pela mais alta qualidade de som merecem investimento e desenvolvimento”, afirmou Gordon Simmonds, CEO da Lenbrook. “Vemos esta aquisição como uma oportunidade para garantir que as tecnologias desenvolvidas pelos cientistas e engenheiros da MQA continuem a servir os interesses da indústria, em vez de ficarem confinadas a uma única marca ou empresa.”
Fundada a partir das opiniões e do apoio de executivos da indústria fonográfica, artistas e especialistas em engenharia de áudio, a MQA procurou fornecer aos criadores os meios para preservar com eficiência os detalhes e nuances das suas obras num formato de alta resolução, o que na época ia em sentido contrário em relação à tendência para conteúdos com música fortemente comprimida.
A tecnologia MQA é a única que considera toda a cadeia de sinal de áudio, do estúdio à sala de audição, para garantir uma qualidade consistente de reprodução. As patentes e pesquisas que fundamentam o MQA representam contribuições significativas para a qualidade do áudio digital devido à sua preocupação com o domínio de tempo, algo que não eram bem compreendido até recentemente”, explica Greg Stidsen, director de tecnologia da Lenbrook. “Estamos determinados a continuar a desenvolver o nosso mercado e a incentivar as possibilidades que estas tecnologias podem alcançar.”
A Lenbrook estabeleceu uma posição como uma organização estável e bem capitalizada, com uma visão de longo prazo dos investimentos e do desenvolvimento do mercado. A MQA acumulou mais de 120 marcas licenciadas e diversas parcerias de conteúdo, portanto, o objetivo principal de Lenbrook nesta aquisição foi fornecer segurança para os desenvolvimentos comerciais e técnicos que estavam em andamento antes da administração da MQA. Como resultado, a Lenbrook manteve um grupo central de engenheiros e pessoal de vendas e marketing, incluindo Andy Dowell, anteriormente chefe do departamento de licenças da MQA, que continuará a liderar as atividades de desenvolvimento de negócios. Como um dos licenciados mais importantes da MQA e também proprietária da premiada plataforma de conteúdos de alta resolução BluOS, a Lenbrook assume-se como bem posicionada para continuar o desenvolvimento da tecnologia.