Mais um perfeito toque de magia da Magico
As S3 são as colunas mais recentes da Magico, sendo o primeiro modelo depois das M9 lançadas há dois anos, e foram apresentadas recentemente no show de Munique. Mas isso não chega quando se trata da Imacustica e claro que tinha que haver uma apresentação especial em Portugal e foi isso que aconteceu há poucos dias com a incontornável presença de Ricardo Franassovici, da Absolute Sounds, e ainda de Peter Mackay, vice-presidente de vendas e marketing em termos globais na Magico, bem como de jornalistas tais como Alan Sircom e José Victor Henriques.
Repetindo aquilo que já se disse aqui na notícia que divulgava esta apresentação, as S3 MkII resultam da decisão da Magico de redesenhar as S3 de modo a obter melhorias audíveis em todos os parâmetros, tendo sido projectada uma nova caixa, novos altifalantes e um novo sistema de acoplamento.
Tal como ele próprio confessa, Ricardo Franassovici não perde uma oportunidade de vir a Portugal. E se não houver oportunidade na altura ele cria-a.
As novas S3 possuem uma caixa montada a partir de quatro painéis de alumínio extrudido separados que variam em espessura de ½ polegada a 2 polegadas, sendo que cada painel, incluindo o deflector frontal, é cuidadosamente maquinado para se obter um perímetro global perfeitamente liso. A placa superior maciça é curva e elevada, contribuindo para minimizar a difracção e quebrar ondas estacionárias verticais. Uma placa de base mais espessa e substancial incorpora um sistema estabilizador de 3 pontos recém-projectado com um novo design de pé que reduz o centro de gravidade da coluna e aumenta a estabilidade geral, resultando num patamar de ruído mais baixo e uma dinâmica mais ampla. O novo sistema interno de interferometria a laser 3D da Magico mede cada painel da caixa da S3 em até 1000 pontos por lado, e calcula a ressonância SPL agregada de toda a caixa, resultando daí que ela é 30% mais silenciosa do que as suas antecessoras.
A unidade de médios possui um diâmetro de 5 polegadas e utiliza um material de cone avançado formado por um núcleo de alumínio em favo de mel ensanduichado com camadas externas e internas de grafeno e fibra de carbono.
Usando elementos-chave da plataforma da unidade de agudos das M9, o tweeter das novas S3 apresenta o diafragma de berílio de 28 mm revestido de diamante para reforçar a rigidez, com geometria optimizada, desenvolvida usando ferramentas de modelagem de análise de elementos finitos de última geração. Os novos pés convertem a vibração em calor, dissipado numa placa de cobre situada na parte inferior da coluna. Segundo Peter, as S3 MkII continuam a ter apenas um par de terminais porque nem toda a gente sabe usar correctamente s bicablagem e cada coluna atinge o respeitável peso de 100 kg!
Nas audições das S3 MkII foi utilizada electrónica Dartzeel, na forma dos monoblocos NHB-468 e do prévio NHB-18NS, combinados com uma fonte digital dCS Vivaldi (com excepção do transporte de CD), complementada com um servidor Innuos, sendo a fonte analógica um gira-discos TechDAS Air Force III.
E a conclusão tirada, logo após a audição da Dança Macabra, Opus 40, com Eiji Oue a dirigir a Minesotta Orchestra, é que estas novas «meninas» da Magico são de respeito. Foi incrível não só o nível de SPL atingido nos crescendos como a resolução de detalhes nas passagens mais tranquilas, ou seja, tanto respondem de modo imediato e generoso aos arroubos mais impetuosos da música como cantam baixinho, mas sempre com enorme clareza, quando é necessário acompanhar todas as subtilezas da música. Este último aspecto, aliás, foi bem evidente quando ouvi a Rapsódia num tema de Paganini, interpretada por Lang Lang ao piano, ou com a voz bonita e calorosa de Eva Cassidy em Ain’t no Sunshine.
Peter Mackay é um amigo de há alguns anos, desde os tempos em que ele estava na Krell.
Mas o momento total de rendição chegou quando Ricardo reproduziu Whiter Shade of Pale, dos Procol Harum, com Gary Brooker a cantar como se tivesse 30 anos menos, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Nacional da Dinamarca. A emoção que envolveu a audição deste tema era muita, até porque é algo que vem dos nossos tempos de juventude e a harmonia entre a orquestra a voz de Gary, prematuramente falecido, era algo que só ouvindo de acredita, ou seja, música no seu estado mais completo e cumprindo a sua função principal que é encantar-nos e fazer-nos esquecer de tudo o que nos rodeia, até mesmo do que está dentro da nossa cabeça. E no fim foi a música, que mais posso dizer?