Nova série topo de gama 9000 da Audiolab
A Audiolab apresenta uma nova série de referência: o amplificador integrado 9000A e o transporte de CD 9000CDT vêm ambos equipados com novas tecnologias e um grande mostrador. Os novos modelos da série 9000 da Audiolab são baseados na série 8000, mas incluem melhorias importantes. Ambas as unidades têm no painel frontal um novo mostrador LCD IPS de 4,3 polegadas com capacidades gráficas. O amplificador integrado 9000A possui uma secção digital equipada com um chip ESS 9038PRO DAC de 32 bit e disponibiliza duas entradas ópticas e duas coaxiais S/PDIF, além de uma entrada USB. As ligações S/PDIF são capazes de trabalhar com resoluções até 192 kHz/24 bit e a porta USB até 768 kHz/32 bit e DSD512; sendo que o 9000A também pode lidar com arquivos MQA, bem como receber música via Bluetooth.
No lado analógico, além de três entradas RCA e uma XLR, o 9000A também inclui uma entrada phono MM, tendo o circuito do préamplificador sido melhorado. Disponibiliza ainda uma saída para auscultadores com circuito de realimentação de corrente. Além disso, o amplificador integrado também pode ser operado em diferentes modos, podendo funcionar como um préamplificador puro ou amplificador de potência puro, ou ainda fornecer os sinais de préamplificação a um processador de sinal externo e recebê-los novamente na entrada power-in. O amplificador de potência do 9000A assenta em dois blocos discretos a funcionar em Classe AB, com uma potência especificada de 2x100 Watt a 8 Ohm, ou 2x160 Watt a 4 Ohm. No amplificador, a topologia CFB (Realimentação Complementar) da Audiolab garante adicionalmente alta linearidade, mantendo a corrente de repouso estável, independentemente da temperatura. A fonte de alimentação conta com um transformador toroidal de 320 VA com quatro condensadores com capacidade total de armazenamento de 60.000 µF como reserva de energia.
O outro modelo da nova série Audiolab 9000 é o transporte de CD 9000CDT, projectado para passar o sinal digital para um DAC externo com o mínimo de jitter. O chassis em alumínio e uma base sólida amortecem efectivamente as vibrações do motor, enquanto a gaveta de carregamento de CDs é robusta, assegurando uma longa duração. Está ainda equipado com um buffer de memória que reduz os eventuais erros de leitura do bloco óptico. O 9000CDT também possui uma entrada USB-A através da qual se pode reproduzir música de discos externos. As duas unidades da nova série 9000 da Audiolab estarão disponíveis nos acabamentos prata e preto em meados de Novembro. Prevê-se que o amplificador integrado de 9000A custe cerca de 2 300 €, e o transporte de CD 9000CDT cerca de 1200 €.
Mais informações em Sarte Audio