Os melhores escolhem os melhores
Colunas High-End Europeias 2016-2017
Bowers & Wilkins 802 D3
A série 800 deste fabricante britânico tem desde há bastante tempo sido um mostruário da sua mestria, e este ano assistimos a uma importante renovação da gama com o lançamento de nada menos de sete novas colunas. Com uma altura de cerca de 1,1 m, as 802 3D são o penúltimo modelo da linha e incorporam uma parte superior (Turbina) totalmente redesenhada, trabalhada a partir de um bloco de alumínio sólido e que aloja o novo altifalante de médios com cone de Continuum e o tweeter de diamante que é já uma imagem da marca. Com as duas unidades de graves de tecnologia Aerofoil a proporcionarem uma sólida fundação para o som, as últimas 802 apresentam os melhores argumentos musicais da Bowers & Wilkins em termos de limpidez e perspicácia. São uma verdadeira referência no mundo das colunas de alta-fidelidade.
Colunas Europeias 2016-2017
ELAC Debut F6
A linha Debut representa um novo passo por parte deste fabricante germânico, uma vez que foi desenhada na Califórnia pelo mundialmente reconhecido engenheiro de acústica e de projecto de colunas Andrew Jones. As topo-de-gama F6 são um modelo de chão de três vias, com saída bass-reflex, e incorporam um tweeter de cúpula de tecido de 25 mm, um altifalante de médios com cone de Aramid de 165 mm e dois woofers com cone igualmente de 165 mm. Não é uma tarefa simples desenhar umas colunas baratas que soem muito bem, mas as F6 são um sucesso ao enfatizarem o prazer de audição sem nunca se perderem quando lhes são apresentados sons bem complexos. Temos aqui um agradável equipamento de produção de música, muito honesto, com proporções generosas e em relação ao qual seguramente não existirão discussões em torno do seu preço.
Sistema de Áudio Compacto Europeu 2016-2017
Naim Audio Mu-so Qb
A nova geração miniaturizada do Naim Mu-so, o qual ganhou um prémio EISA em 2015-2016, possui nada menos de cinco altifalantes, cada um equipado com o seu amplificador de classe D, e ainda um par de radiadores de graves passivos, tudo dentro de uma única caixa de belo design. Para além do streaming UPnP, das compatibilidades AirPlay e Bluetooth aptX, bem como das entradas óptica e de linha, temos ainda suporte nativo para Tidal e Spotify e um imenso número de estações de rádio por Internet, bem como capacidades multiroom. Se procura um som aberto, sem sensação de esforço e enérgico logo ao abrir da caixa, então uma vez mais a Naim tem a solução perfeita.
Gira-Discos Europeu 2016-2017
Pro-Ject The Classic
Lançado para celebrar o 25.º aniversário da marca, o ar intemporal e tradicional do The Classic alberga um vasto número de soluções modernas em termos de engenharia que tornam este gira-discos de duas velocidades o mais simples de utilizar que é possível. O chassis principal repousa dentro de uma elegante estrutura de madeira, assentando em seis bolas de isolamento feitas de elastómero, ao mesmo tempo que o prato de alumínio de 2,1 kg, fabricado num torno de alta precisão, é igualmente amortecido com um material semelhante. O gira-discos vem pré-equipado com um braço híbrido de carbono e liga metálica, o qual abre caminho para se obter um desempenho ainda mais elevado com cabeças de qualidade superior, e deste modo constitui um dos equipamentos de leitura de vinilo mais bem desenhados e de som mais vivo e alegre que pode encontrar no mercado. Nasceu aqui um novo clássico.
Sistema Estéreo Europeu 2016-2017
Marantz CD6006 & PM6006
Os componentes estéreo de alta qualidade são o esteio da Marantz, com os primeiros componentes da linha 6000 a terem sido lançados há cerca de seis anos. A última iteração do amplificador e leitor de CD’s vê ambos os equipamentos a partilharem um DAC bem testado de 192 kHz/ 24 bit, a montante dos andares de áudio HDAM, uma solução empregue nas outras linhas do fabricante. Enquanto o CD6006 ostenta componentes especialmente seleccionados e um layout redesenhado, o PM6006 ganhou uma entrada óptica digital e uma estrutura mais musculada capaz de tomar conta de uma vasta gama de colunas. Se está procurando o som Marantz de high-end a um preço bem acessível, o desempenho extremamente elegante, embora poderoso, desta combinação não o desapontará.
Leitor em Rede Europeu 2016-2017
Bluesound NODE 2
A última versão deste versátil leitor de média em rede ganhou não só uma caixa bem elegante como apresenta agora mais entradas, que incluem Ethernet com e sem fios, USB, Bluetooth aptX e um jack de 3,5 mm com uma combinação de entradas de linha e óptica. O NODE 2 é também mais fácil de utilizar, com as listas de reprodução a serem compiladas automaticamente, e responde mais facilmente graças ao aumento da capacidade de processamento. O acesso ao streaming de qualidade através da rede está igualmente facilitado pelo suporte integrado para Spotify, Qobuz e Tidal. A somar a tudo isso, o NODE 2 tem um som dinâmico, tridimensional e não cansativo, proporcionando uma performance que vai para além daquilo que o seu aspecto aparentemente recatado pode indicar.
DAC High-End Europeu 2016-2017
Hegel HD30
Com uma estrutura baseada numa escolha selecta de chips de sobreamostragem e DAC, e com uma implementação plena de soluções mágicas únicas da Hegel, o HD30 é ao mesmo tempo um DAC/prévio digital e um streamer high-end. Este centro de controlo digital possui oito entradas digitais, incluindo portas USB e Ethernet que permitem que o HD30 funcione como um processador de média digital compatível com a norma DLNA, permitindo o acesso à música através de uma rede doméstica e suportando AirPlay. Além disso, pode ainda atacar directamente um amplificador através das suas saídas analógicas balanceadas e não balanceadas. É totalmente compatível com ficheiros digitais de alta resolução, incluindo DSD128, com uma qualidade de reprodução caracterizada simultaneamente por um impacte notável, doçura e excelente detalhe. Esta é a nossa primeira escolha para se poder apreciar a melhor qualidade sonora com uma conveniência total.
Auscultadores High-End Europeus 2016-2017
AKG N90Q
Embora não sejam os primeiros auscultadores a integrar processamento digital de sinal, esta proposta do tipo fechado tem um ás na sua manga. A tecnologia TruNote recorre a microfones alojados nas cápsulas dos auscultadores para corrigir automaticamente a resposta em frequência em função da configuração dos ouvidos do utilizador. Os N90Q são igualmente do tipo de cancelamento de ruído, possibilitando a escolha de um de três modos de audição e estando equipados com um DAC interno acessível a partir de uma entrada micro-USB, utilizada igualmente para carregar a bateria interna. Com um som aberto e neutro e com uma imponente reprodução de graves, os AKG N90Q aproximam-se mais do que quaisquer outros auscultadores de uma reprodução igual à de umas colunas. As tecnologias inovadoras têm sempre um custo associado, mas se quer fazer audições privadas ao melhor nível possível, os N90Q justificam plenamente o que custam.
Sistema Multiroom Europeu 2016-2017
Sonos PLAY:5
A intenção da Sonos de atrair os entusiastas da alta-fidelidade foi concretizada nas suaves curvas da PLAY:5. Combina agora seis altifalantes especiais (três tweeters e três de médios/graves), inclinados de modo a produzirem um amplo palco espacial, e novos e melhorados amplificadores em classe D que disponibilizam três vezes mais potência que os seus antecessores. Recorrendo ao Trueplay, através da simples aplicação da Sonos, mesmo os não especialistas podem obter um som de alta qualidade em salas difíceis, tais como a cozinha, ao mesmo tempo que os sensores de orientação permitem que a reprodução seja optimizada quer para o posicionamento vertical quer para o horizontal. A Sonos assenta a sua imagem de marca no funcionamento multiroom sem fios e com a PLAY:5 encontrou um campeão digno de aplauso.
Prémio conjunto com o Grupo de Equipamentos Móveis
Amplificador para Auscultadores / DAC USB Europeu 2016-2017
Chord Mojo
Recorrendo a tecnologia emanada dos seus DAC’s high-end, este amplificador/DAC USB de bolso altamente capaz está equipado com uma caixa trabalhada a partir de um bloco de alumínio, decorada com controlos codificados por cores. Alimentado a baterias, todas as funções de processamento digital são implementadas através firmware desenvolvido pela Chord, em vez de soluções já prontas, e possibilitam a compatibilidade com áudio LPCM até 768 kHz e DSD256. Quando se tem em conta os módulos de expansão previstos para aceitar armazenamento por cartão SD, capacidades Wi-Fi e Bluetooth, a única conclusão é que será muito difícil encontrar uma combinação como uma relação qualidade/preço superior.