
Ultimate Audio Elite celebra 15 anos de paixão pela música!
Decorreu no passado sábado, dia 8 de Novembro, mais uma edição das Ultimate Sessions, desta feita dedicada à comemoração dos 15 anos da loja. Foi uma oportunidade para os amantes da música e do áudio se inteirarem das mais recentes novidades do portefólio da UAE, bem como ouvir música através de quatro sistemas do mais alto calibre audiófilo.

Na sala maior, que teve como timoneiro o Francisco Monteiro, estiveram em grande destaque as colunas Avantgarde Trio, na versão activa iTron e acompanhadas por dois dos novíssimos subwoofers Twin Sub. Estes novos subwoofers alargam a gama da Avantgarde com uma opção mais compacta. O novo produto foi concebido para oferecer o impacto de gama completa do sistema Trio G3 num formato mais compacto, sendo mais fácil de integrar em sala do que o subwoofer SpaceHorn, de muito maiores dimensões.
A acompanhar as Avantgarde esteve o préamplificador Orpheus Heritage e, como fonte digital, o streamer Taiko Extreme Server com conversão digital/analógica a cargo dos Master Fidelity Nadac D+C DAC+Clock. A vertente analógica foi servida pelo gira-discos Clearaudio Master Jubilee com cabeça DS Audio Grand Master e prévio de gira-discos TB 100. A cablagem era da Turbull Audio e Siltech, com tratamento de corrente da Isotek.
Uma vez mais as Avantgarde demonstraram uma perfeita integração entre as unidades de corneta e entre estas e os subwoofers, resultando num som de admirável transparência e dinâmica referencial, sendo capazes de transmitir uma sensação de presença física dos músicos que é quase única no mundo da alta-fidelidade e que contribui de forma decisiva para o realismo musical que lhes é reconhecido.

O Miguel Carvalho esteve a demonstrar um sistema onde a simplicidade era apenas aparente, electrónica Pilium Audio, nomeadamente o amplificador integrado Leonidas, uma máquina de imponente presença, construção totalmente dual-mono e capaz de debitar 200/400/800 Watt a 8/4/2 Ohm, que esteve ligado a uma fonte constituída pelo streamer HzCore da empresa coreana Hz Audio, que esteve ligado ao conversor digital / analógico Pilium Elektra. A cablagem era Siltech e o tratamento da corrente esteve a cargo da Isotek.
O DAC Elektra é baseado em 8 chips AKM AK4493 da mais recente geração (4 por canal) integrados num circuito Dual Mono com um estágio de saída em pura Class-A. Por fim as colunas eram as magníficas Kroma Atelier Macbeth que, apesar de serem umas colunas de suporte, foram capazes de encher a sala com um som imenso, extremamente rápido e com uma focagem cirúrgica que deixou atónitos todos os que por lá passaram.

O Jorge Gaspar esteve aos comandos dum sistema que incluía na fonte o novíssimo leitor Marantz SACD 10 e o streamer XACT S1, os Gryphon Commander prévio e Antileon EVO Mono, sendo as colunas a mais recente proposta da dinamarquesa Audiovector, as imponentes R10, com os seus 13 altifalantes, três mid-woofers de 6,5 polegadas, dois tweeters AMT e uma fileira de oito woofers de 5 polegadas na traseira que representam uma área equivalente a um só woofer de 15 polegadas. A cablagem era da Gryphon e Turnbull Audio e o tratamento da corrente esteve a cargo do condicionador Audiotricity, mais uma marca portuguesa a fazer valer os seus pergaminhos.

Por fim, que não por menos, falta referir uma sala dedicada na íntegra à demonstração dos produtos da Audio Group Denmark, cuja representação foi recentemente assegurada pela UAE onde esteve Frank Spanner em representação da AGD, que conduziu as demonstrações alternadamente com o Dionísio Mesquita. O sistema era constituído pelo amplificador integrado Aavik U288 e amplificador de potência P288 em biamplificação para as colunas Borresen C3. De referir ainda a cablagem da Ansuz Acoustics D3, C3 e A3 com condicionador de corrente D3.

Termino dando os parabéns ao António Domingos e ao Miguel Carvalho pelos 15 anos do projecto Ultimate Audio Elite, com votos de que o futuro veja a continuação de grande sucesso.