Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Exaudio 19-08-25
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Imacustica horizontal  30-04-25
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

Saturday Morning na Imacustica

Saturday Morning na Imacustica

Jorge Gonçalves

4 outubro 2025

Jazz-Fusion: a revolução sonora dos anos 70 no novo auditório da Imacustica.


A Imacustica convidou todos os que apreciam verdadeiramente jazz a embarcar, no dia 4 de Outubro, numa viagem pela história do jazz de fusão, um dos movimentos mais marcantes e transformadores do século XX.

Mais uma vez, Carlos Saraiva esteve no comando da sessão e falou sobre diversos álbuns, entre os quais o icónico Bitches Brew, de Miles Davis, o qual assinalou o início de uma verdadeira revolução no jazz. Combinando o improviso e a liberdade criativa do género com a energia do rock, do funk, da música oriental e até da música erudita, nascia aquilo que viria a ser conhecido como jazz-fusion.

Foto 1 Saturday Morning 04-10-25

Carlos Saraiva conseguiu prender os ouvintes durante quase 2 horas sem que alguém tivesse vontade de sair.

Um estilo inovador que incorporava influências diversas de compositores clássicos como Heitor Villa-Lobos e Richard Strauss, até à irreverência do Hard-Bop, criando uma sonoridade vibrante e disruptiva, que permanece actual até hoje. Neste evento, foi possível revisitar a obra de alguns dos maiores intérpretes e solistas da história do jazz-fusion, tais como: Chick Corea (piano e teclados), Stanley Clarke (baixo), George Benson (guitarra), Wayne Shorter (saxofone), Tony Williams (bateria) e vários outros. Fiel à sua missão de proporcionar experiências musicais genuínas, os excertos musicais foram sempre reproduzidos a partir do analógico, ou seja, discos de vinilo, respeitando a riqueza tímbrica e a autenticidade sonora das gravações originais. Pelo meu lado, destaco a audição da faixa Little Train, contida no LP White Rabbit, de George Benson, uma verdadeira maravilha em termos melódicos e rítmicos, resultado da brilhante execução de artistas tais como Herbie Hancock, Ron Carter, BillY Cobham e alguns outros, para além de Benson himself, claro.

Foto 2 Saturday Morning 04-10-25

Manuel Dias está uma vez de parabéns pela arrojo de ter criado um novo espaço dedicado para albergar as Saturday Mornings.

Esta verdadeira celebração do jazz e das suas transformações ao longo das décadas, uma excelente oportunidade de compreender a relevância do jazz-fusion e de experienciar a beleza dos seus sons em condições acústicas de excelência, foi muito bem recebida e teve uma audiência de cerca de 50 entusiastas da música que puderam inaugurar o novo espaço exclusivo destinado a este tipo de actividades que a Imacustica criou.

Trata-se de uma sala de amplas dimensões onde cabem 50 a 60 pessoas sentadas e com um tratamento acústico muito bem implementado que permite escutar música a níveis bem elevados de SPL sem quaisquer sensações ligadas a cansaço e com uma segurança e limpidez assinaláveis. Está de parabéns a Imacustica por ter investido nestas excelentes condições de audição, continuando assim o seu percurso de promover a audição de música nas melhores condições possíveis, como os bons equipamentos a cumprirem a sua função de serem apenas um veículo de transmissão daquilo que é recolhido na fonte, neste caso o sulco do disco, para o ouvinte, nada menos, nada mais.

Foto 3 Saturday Morning 04-10-25

Com uma combinação destas – Constellation Audio Centaur +Virgo, gira-discos EAT e prévio de gira-discos HSE Swiss - a alimentar as Wilson Audio Alexia, e a mestria do Carlos Barbosa, nenhuma música pode soar mal.

No dia 11 de Outubro, no Porto, pelas 11h00, irá repetir-se esta manhã dedicada à descoberta e à escuta deste género que redefiniu as fronteiras do jazz e abriu caminho a uma nova estética musical. Se ainda não está registado para receber o convite vá a Imacustica_registo de clientes