Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

CONCERTO SOLIDÁRIO no São Carlos

CONCERTO SOLIDÁRIO no São Carlos

22 março 2023

CONCERTO A FAVOR DA UNICEF PORTUGAL


A receita de bilheteira deste concerto reverte para apoiar as famílias e crianças afectadas pelos sismos na Síria e na Turquia.


Concerto Coral-Sinfónico
Teatro Nacional de São Carlos, Sala Principal
31 de Março de 2023, 21 Horas


José Vianna da Motta
Invocação dos Lusíadas, Op. 19
[Obra vencedora da 2.ª edição do ABCCompositores! Estreia mundial


Piotr Ilitch Tchaikovski
Sinfonia n.º 4 em Fá menor, Op. 36



José Eduardo Gomes, Direcção Musical



Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestro titular Antonio Pirolli)

A produção camoniana foi inesgotável fonte de inspiração para Vianna da Motta. A cantata Invocação do Poema de Luís de Camões Os Lusíadas, para coro e orquestra, é um exemplo entre vários e surgiu em 1915. O compositor explicitou que nela figurou a massa coral como sendo a Nação, acrescentando que a arquitectura da obra corresponde à construção gramatical do poema.
Prosseguir-se-á com a estreia absoluta da nova obra vencedora do Prémio ABC Compositores! de 2022.
A Sinfonia n.º 4 de Tchaikovski, estreada em Moscovo em 1878, cujo carácter profundamente russo foi imediatamente reconhecido, continua a ser uma das mais executadas sinfonias dos finais do século XIX. O compositor explicitou que nela figurou a massa coral como sendo a Nação, acrescentando que a arquitectura da obra corresponde à construção gramatical do poema.
Prosseguir-se-á com a estreia absoluta da nova obra vencedora do Prémio ABC Compositores! de 2022.
A Sinfonia n.º 4 de Tchaikovski, estreada em Moscovo em 1878, cujo carácter profundamente russo foi imediatamente reconhecido, continua a ser uma das mais executadas sinfonias dos finais do século XIX. O compositor conseguiu com ela um apaixonante cruzamento entre a arquitectura da sinfonia clássica e a essência literária e poética do poema sinfónico na tradição lisztiana.
O músico escreveu: “Nunca senti tanto amor por alguma outra obra minha Poderei estar enganado, mas parece-me que esta sinfonia é a melhor coisa que escrevi até agora.”

Classificação etária M/6