Anton Bruckner (1824-1896) Sinfonia n.º 7 em Mi Maior WAB 107
A Sinfonia n.º 7 de Anton Bruckner, dedicada a Luís II da Baviera, foi escrita em 1881 e revista em 1885. A estreia deu-se em Leipzig, em 1884, sob a direcção de Arthur Nikish (maestro que esteve no Teatro Nacional de São Carlos em Maio de 1901 com a Filarmónica de Berlim) e valeu a Bruckner o maior sucesso da sua vida.
Esta popularidade talvez se deva ao extraordinário arroubo lírico que se desprende da obra logo desde os primeiros compassos, quando, por entre trémulos nas cordas, se ergue um inesquecível tema de lirismo avassalador lançado pelos violoncelos. Bruckner declarou tê-lo ouvido em sonhos. A obra estrutura-se em quatro andamentos. O segundo, um monumental Adagio, foi poderosamente utilizado por Luchino Visconti em cenas do filme Senso. Bruckner começou a escrevê-lo tendo em mente a morte de Richard Wagner, então muito doente. Neste andamento são usadas, pela primeira vez numa sinfonia, as tubas wagnerianas.
O Finale não é tão imponente como o de outras grandes sinfonias do compositor. Houve mesmo quem o comparasse ao final de uma sinfonia de Haydn.
Ficha Técnica
Direção musical Antonio Pirolli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Anton Bruckner (1824-1896) Sinfonia n.º 7 em Mi Maior WAB 107
Datas / horários
8 de Janeiro de 2023, 17:00
CCB, Grande Auditório