Concerto Sinfónico no CCB
Pelo bicentenário de César Franck
________________________________________
Compositor, pianista, organista e professor, César Franck (1822-1890) foi uma das mais importantes figuras da vida musical francesa do seu tempo. Nascido em Liège, naturalizou-se francês para poder ser professor no Conservatório de Paris, onde, a partir de 1872, teve uma impressionante galeria de alunos (d’Indy, Chausson, Vierne e Duparc). Foi depois dessa data que escreveu as obras que constituíram o seu legado. O programa centra-se inteiramente nessa produção que espelha a linguagem harmónica do Romantismo tardio.
De realçar, duas importantes composições para piano e orquestra em que se têm destacado grandes intérpretes: Les djinns (1883-84) e Variações sinfónicas (1885). Será solista António Rosado, nome incontornável do pianismo português.
A Sinfonia em Ré menor (1886-88), a única sinfonia que escreveu, foi mal recebida. Aos que clamavam por um «programa», Franck terá respondido que, aqui, oferecia «apenas música, nada mais do que música pura».
Os seus amigos e alunos recordaram-no como «homem de grande humildade, simplicidade e conhecimento». Em Agosto de 1885, foi-lhe conferido o grau de Chevalier de la Légion d’Honneur.
Centro Cultural de Belém, Grande Auditório
11 de Dezembro de 2022, 17H
César Franck
Sinfonia em Ré menor
Les djinns, FWV 45, poema sinfónico para piano e orquestra
Variações sinfónicas para piano e orquestra
António Rosado, Piano
Antonio Pirolli, Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa