Em defesa do silêncio e da música
Audição
Ouvi sobretudo os Aventho 300 a partir do meu DAP A&K Kann Max no modo sem fios ou a partir do cabo com jack de 3,5 mm. Como sempre, o som pelo cabo apresentou uma maior qualidade.
Nos graves, há firmeza e profundidade, mas sem exageros. O baixo está presente, com impacto, mas nunca rouba protagonismo às restantes frequências. Os médios são musicais e bem integrados nas outras gamas. Os agudos são extensos e detalhados, mas possuem demasiado brilho e tendem, por isso, a tornarem-se cansativos, soando mais intensos em gravações pior produzidas. O palco sonoro é abrangente sobretudo para um modelo externo: os Aventho 300 conseguem reproduzir uma sensação de espaço e de tridimensionalidade bastante credíveis.
Também achei o desempenho mais convincente no rock (por exemplo, no novíssimo No Rain, no Flowers, dos Black Keys em que os baixos são proeminentes) ou no jazz (por exemplo, no excelente registo da saxofonista Sarah Hannah, Among Giants, em que o seu pequeno grupo não produz grandes e complexas massas sonoras) do que na clássica tornando-se um pouco estridente e confuso, apesar do bom palco sonoro (por exemplo, na gravação de missas e concertos de Bach pelos Solomon’s Knot - Bach’s Horns).
Conclusões
Os Aventho 300 têm muitos pontos fortes. Em primeiro lugar a autonomia, mas depois a robustez e a disponibilização de tecnologia Dolby Atmos, com rastreamento da posição da cabeça. A nível sonoro, impressiona a extensão do palco sonoro. Mas os Aventho 300 também têm algumas limitações a este nível de preços. A saber: a qualidade inferior à melhor concorrência no cancelamento ativo de ruído, a coloração excessiva dos agudos e talvez o seu maior peso (que acaba por tornar mais cansativas as audições). Por isso, a minha recomendação é moderada com uma exceção. A exceção é a que contempla os leitores para quem a autonomia é a prioridade máxima.
Mas a minha recomendação para os equipamentos de cancelamento ativo de ruído é máxima. É quase a última forma de preservar a sanidade, o silêncio e a música nas selvas de cimento em que (in)habitamos.
Auscultadores Beyerdynamic Aventho 300
Preço 299 €
Contacto Hama Portugal