Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Audio e Cinema em casa QUAD__GRANDE
Banner vertical Imac 30-04-25
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Absolute original
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

LG 55QNED86A

LG 55QNED86A

João Zeferino

10 agosto 2025

Performance de topo a um preço justo


Análise

O LG 55QNED86A foi integrado no meu sistema de cinema em casa, ligado ao leitor Blu-ray Sony BDP-S7200, sendo que conteúdos de programação de TV standard e também com resolução 4K foram obtidos por ligação à box 4K Vodafone ou a partir de conteúdos streaming de demonstração 4K, disponíveis no Youtube. O principal software de análise constou dos filmes Pearl Harbour e O Senhor dos Anéis em DVD e, em Blu-ray, os filmes Star Wars Ep.II e Gladiator.

O Senhor dos Anéis é um filme especialmente interessante para avaliar a capacidade de qualquer dispositivo de visionamento, por força do forte contraste claro/escuro de muitas cenas, bem como pela quantidade de detalhe que é possível perceber e que muitas vezes passa despercebido por incapacidade dos televisores em mostrar o que apenas é percebido de forma subtil.

Foto 4 LG 55QNED86

Em O Senhor dos Anéis, as cenas escuras passadas no interior das minas de Moria ou a cena da floresta, na qual os Hobbits são perseguidos pelo cavaleiro negro, surgiram plenas de detalhe e com um recorte notável, tornando facilmente perceptíveis as feições dos personagens, a abundância e pormenor da folhagem das árvores e a silhueta perfeitamente desenhada do cavaleiro negro que surge ao fundo, evidenciando um contraste de grande nível e uma capacidade resolutiva notável.

Outra cena que não dispenso de visionar situa-se logo ao início do filme, quando Gandalf está a chegar à aldeia Hobbit e Frodo está deitado na folhagem a ler um livro. Nesta cena o realizador dá-nos um grande plano das faces de Gandalf e Frodo para revelar uma tonalidade da pele extremamente natural e ligeiramente corada e os cabelos brancos de Gandalf que esvoaçam ao sabor do vento. O televisor LG resolveu esta cena de um modo perfeito, não apenas pela intensidade das cores exibidas, como também pela incrível naturalidade da tez, a nitidez dos segundos planos e pela luminosidade que empresta à cena, que quase nos permite mergulhar, enquanto espectadores, naquele cenário idílico.

Já em Star Wars Ep.II, na versão Blu-ray, na cena em que Obi-Wan Kenobi vista o planeta Kamino, o LG revelou um equilíbrio notável entre as transições claro/escuro, sem qualquer saturação do branco intenso que predomina no cenário e revelando numerosos detalhes de forma e de cor, permitindo identificar os diversos matizes de azul, violeta e verde que pontuam nas paredes da sala, bem como as diversas tonalidades de castanho das vestes de Obi-Wan.

As cenas com movimento são muito bem resolvidas pelo LG, fruto sem dúvida do funcionamento competente do circuito Motion Pro que empresta à imagem uma fluidez notável, sem se tornar artificial antes dotando as diversas situações de varrimento quer horizontal que vertical, ou mesmo em ambos os sentidos em simultâneo, de uma apresentação natural e isenta de hesitações.

Foto 5 LG 55QNED86

Uma faceta da performance dos modernos televisores que tem vindo a melhorar progressivamente é a que se refere à reprodução do som. Com apoio de circuitos de processamento digital de sinal e agora também graças aos recursos de IA que este LG apresenta, tem vindo a assistir-se a uma melhoria, nomeadamente na quase ultrapassagem das limitações inerentes à colocação de altifalantes num chassis diminuto e sem espaço para ressoar. Ainda que não se possa afirmar que o LG 55QNED86A permite dispensar uma barra de som ou sistema de cinema em casa dedicado por forma a imprimir à banda sonora dos filmes um carácter presente e que contribua para o espectáculo do cinema nas suas vertentes de imagem e som, a verdade é que já possível assistir-se a um filme com uma boa percepção dos diálogos e mesmo dos efeitos sonoros que acompanham a imagem, mesmo que a intensidade sonora, o drama, o efeito físico que o som pode provocar esteja naturalmente quase ausente. Em conclusão, um som adequado para programação de televisão standard, programas informativos, de entretenimento ou eventos desportivos, mas que carece da escala e envolvimento para fazer justiça a sessões de cinema ou programas de conteúdo musical, mesmo a pedir a inclusão de uma barra sonora ou sistema de som dedicado que complemente na vertente sonora a excelência da imagem.

Foto 6 LG 55QNED86


Conclusão


O televisor 55QNED86A é a mais recente proposta da LG no segmento premium de televisores baseados em tecnologia QNED, e que incluem um conjunto de soluções tecnológicas que optimizam a qualidade de imagem e som, quase ao nível dos modelos de topo com tecnologia OLED, mas a um preço bem mais acessível. Esta gama de produtos está disponível numa variedade de dimensões de ecrã até às 100 polegadas, permitindo facilmente encontrar o televisor certo para qualquer espaço doméstico. O desempenho demonstrado provou ser de alto nível, capaz de satisfazer mesmo os utilizadores mais exigentes o que, conjugado com um preço de pouco mais de 1000€, faz deste modelo uma proposta de grande mérito.

Televisor 4K LG 55QNED86A

Preço: 1 149,99 €

Representante LG Portugal