Solução de referência em amplificação no domínio analógico
Introdução
Tive recentemente a oportunidade de me debruçar sobre o gira-discos de entrada na gama da Avid, o Ingenium, onde explanei uma súmula da história da marca britânica, e que o leitor poderá consultar aqui: https://audiopt.com/equipamentos/testes/897/avid-ingenium-plugplay
A actividade comercial da Avid começou em 1995, então com o propósito de construir gira-discos da mais alta qualidade. Contudo, com o passar do tempo a marca foi diversificando a oferta de produtos, com um conjunto de amplificadores e também de colunas e acessórios diversos, de modo a concretizar o sonho do seu fundador Conrad Mas - a concepção de um sistema de áudio analógico completo, desde o “sulco ao ouvido” - o que levou ao desenvolvimento de cabeças de gira-discos, cabos, amplificadores e colunas, ainda que sempre com o foco na reprodução analógica de música.
Descrição
O amplificador integrado Accent Integrated, objecto do presente artigo, é o modelo de entrada na gama da Avid, que conta acima com os modelos Integra e Sigsum, para além dos conjuntos prévio e amplificadores de potência nos patamares superiores.
O Accent Integrated é um amplificador integralmente analógico, como seria de esperar de um produto da casa Avid, e que tem como forte argumento a integração no mesmo chassis da excelente unidade de phono Pellar, uma unidade que em venda separada custa acima de 1000 €. Naturalmente, é um amplificador que despertará a atenção, antes de mais, dos audiófilos que fazem do gira-discos a sua principal fonte de audição de música.
O Accent disponibiliza quatro entradas de nível de linha, via fichas RCA, para além das já mencionadas entradas de gira-discos que aceitam cabeças do tipo MM e MC. A incorporação do premiado prévio de gira-discos Pellar dentro dos componentes internos do Accent significa que, em vez da unidade adicional de gira-discos de nível básico que muitos integrados oferecem hoje em dia apenas para satisfazer as necessidades dos utilizadores dos «discos pretos», o Accent disponibiliza um préamplificador de qualidade superior como parte do pacote integrado do Accent. De entre as características do Pellar, estão incluídas três definições de ganho para cabeças de íman móvel (MM) e bobina móvel (MC) de saída alta e baixa a 48, 60 e 70 dB de ganho, respectivamente.
Já para as cabeças do tipo Bobine Móvel (MC), existe também uma resistência de entrada ajustável, disponível através de um segundo conjunto de entradas dedicadas, que apresenta uma carga de 500 Ohm, um valor que é compatível com uma grande variedade de cabeças MC, podendo, contudo, o amplificador ser fornecido de série com outros valores disponíveis nos revendedores AVID.
No interior do Avid Accent, é facilmente perceptível a qualidade de construção do amplificador, começando pela importantíssima fonte de alimentação. E para este modelo, a AVID especificou um transformador toroidal de 617 VA feito à medida, com uma reserva de 40 000 µF, fornecidos por quatro condensadores de 10 000 µF cada. As placas de circuito interno são preenchidas manualmente, e incluem um estágio de saída totalmente discreto e de alta corrente, com dois conjuntos de transístores bipolares de alta potência de cada lado e um potenciómetro de volume ALPS.
A completar a lista de características, está um amplificador interno dedicado para auscultadores de funcionamento em Classe A, com componentes discretos e alimentado pela sua própria fonte de alimentação.
O painel frontal é espartano, com um selector de fonte, controlo de volume, comutadores para mono e mute, e saída para auscultadores. Um design clássico, desprovido de mostradores e outras superfluidades. O próprio controlo remoto, uma peça de alumínio bem sólida, é minimalista nas suas funcionalidades, permitindo apenas o controlo de volume e mute.