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Matrix Audio mini-i 4

Matrix Audio mini-i 4

Miguel Marques

1 outubro 2023

Um exelente streamer e muito mais que isso


Teste:


Quando iniciei a escuta (atenta) deste produto, três impressões me “saltaram” logo ao ouvido (características estas que serão mais consequência do meu sistema e do espaço de audição que do Matrix)

1) graves muito bem definidos mas um pouco contidos, o que transmitia uma fala sensação de brilho (muitas vezes, mas não sempre, o excesso de brilho de um sistema pode vir mais da falta de corpo nos graves que do excesso de agudos).

2) um palco intimista e focado mas não tão expansivo quanto gosto (algo mais próximo de um pequeno clube que de um Grande Auditório).

Matrix 7

A solução para ambos os problemas foi simples - adicionei um pouco de igualização, que o meu integrado da Rotel permite (aproveito para acrescentar que nunca percebi muto bem os pruridos que muitos audiófilos têm com a igualização, que sempre me pareceu uma ferramenta muito útil). Se no caso dos graves a solução é simples (adicionar graves), no caso do palco a solução poderá surpreender mas passa por acrescentar agudos - é aliás uma técnica comum, não só em altifalantes, mas particularmente em auscultadores.

https://www.audiodiscourse.com/2021/08/what-is-imaging-in-audio-and-thoughts.html

3) não gosta mesmo nada de discos mediocremente ou mesmo mal gravados (seria suposto, em 2023, discos mal gravados serem uma raridade, mas isso é mais comum que incomum, infelizmente) - será portanto necessário alimentar o mini-i 4 com material o melhor gravado possível.

Resolvido o “problema”, avancei para os Nocturnos de Chopin, responsabilidade da pianista portuguesa Maria João Pires (não conheço melhor interpretação destas peças do compositor franco-polaco). Definição e detalhe são as primeiras características que me chamam a atenção, com o irrepreensível timbre da intérprete a chegar até mim imaculado - mais do que um som quente, é um som limpo e preciso. Muito boas também as dinâmicas, tanto nos crescendos como nos diminuendos.

Matrix 14

De seguida, escolhi o disco Cowboy Justice, do baixista de jazz Ben Allison - com um ensemble moderno constituído por Ron Horton (trompete), Steve Cardenas (guitarra), Ben Allison (baixo) e Jeff Ballard (bateria). O músico americano decidiu recentemente relançar versões remixadas e remasterizadas de quase todos os seus CDs - e soam muito bem (estão disponíveis em quase todos os serviços de streaming e também para compra directa no seu website, em 24 bit/96 kHz). O Matrix reproduziu este disco sem quaisquer dificuldades - bom timbre nos instrumentos, reacção atempada às dinâmicas, com o som percussivo de Jeff Ballard sempre bem presente e o trompete a dominar sonoramente o ensemble (como deve de ser, aliás). 

Matrix 6

A minha próxima audição foi na direcção dos Buena Vista Social Club e da edição em alta resolução comemorativa dos 25 anos do disco homónimo (1997-2022) - magnífica descoberta do guitarrista Ry Cooder, que deu origem ao (obrigatório) documentário de Wim Wenders e uma série de discos. Maravilhosa esta música cubana, que vem de uma altura em que a música pop da rádio vinha de uma fusão entre a tradição de harmonia clássica europeia com os ritmos afro-caribenhos (não muito diferente, num certo sentido, dos standards de jazz). Com uma gravação que privilegia a autenticidade mais do que a fidelidade, foi o disco que mais gostei de ouvir com o mini-i 4 - o que soou mais quente e mais autêntico. Com as vozes quase sempre no centro e os restantes instrumentos nas laterais, fica mais uma vez provado que o digital consegue hoje, com uma resolução impensável no analógico, transmitir-nos também a emoção e a alma que estes discos precisam. O melhor dos dois mundos.

Matrix 4

A música acústica é sempre um bom teste para qualquer produto de alta-fidelidade, e para esse efeito escolhi o disco Submarine do músico britânico Alex Turner (entre outros projectos, membro dos Artic Monkeys). Banda-sonora feita para o filme homónimo, é uma boa gravação acústica de estúdio (fora o excesso de reverb, nem a ECM fazia isto), e um bom exemplo do lado mais cantautor de Turner. As guitarras acústicas e vozes são apresentadas com nitidez e resolução - novamente, não é som “quente”, a simular o analógico, é um som desprovido de artefactos ou embelezamentos artificiais.

Matrix 12

Para terminar, o disco Hail to the Thief, dos britânicos Radiohead - talvez o disco onde equilibram melhor o rock e a electrónica. Com a profusão de instrumentos e ambientes criados num disco destes, é fácil o som “embrulhar-se” e não distinguirmos todos os sons que ouvimos. Não é o caso com o Matrix, com boa separação entre instrumentos mas sem perder nenhuma coesão. Aqui nota-se também um pouco a característica que mencionei em cima - o mini-i 4 não é nada meigo com discos com gravações menos conseguidas (e como é difícil encontrar discos de pop ou rock que soem bem em algo mais que uma coluna Bluetooth).

Matrix 10


Conclusão



Para concluir, o mini-i 4 revela-se mais uma bela opção para quem procura streamers a um preço acessível - a versão Pro parece particularmente apelativa para quem faça uso recorrente de auscultadores, há muitos poucos produtos all in one com esta qualidade, a este preço e com saída de auscultadores. Foi preciso um pouco de igualização no meu sistema, mas após essa pequena afinação o Matriz revelou-se um excelente companheiro. Talvez haja aqui também algum espaço para que o foco de algumas marcas seja recentrado e não passe apenas por ter medições perfeitas nos produtos (este produto aqui testado apresenta uns impressionantes 127 dB de SINAD, nas saídas balanceadas) - há muita ciência mas também alguma arte nos produtos de alta-fidelidade. Se o ressurgimento feroz das medições nesta indústria obrigou (e bem) a um reforço dos skills de engenharia nas marcas, medir bem em si mesmo não deve ser o objectivo final e há formas de se conseguir um som subjectivamente melhor, mantendo medições irrepreensíveis. Com um excelente protocolo UPNP/DLNA, futura certificação Roon Ready e (espera-se) algumas melhorias na App, o mini-i 4 é mais uma boa opção neste segmento.



Streamer Matrix Audio mini-i 4

Preço               779 €
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