Uma proposta 4K de grande mérito
Introdução
O televisor LG 55UR9100 objecto do presente artigo situa-se, em termos de ordem hierárquica, a meio da gama de produtos da marca coreana. Por um lado, é um modelo que procura oferecer uma qualidade de imagem e um conjunto de funcionalidades ausentes dos modelos de entrada e, por outro lado, é proposto por um preço ainda acessível a um vasto conjunto de potenciais utilizadores.
A gama da LG inicia-se com diversos modelos nas resoluções LED HD e LED Full HD, a que se segue a linha de produtos UHD 4K de que este UR9100 é o modelo de topo. Acima deste vêm depois os modelos com tecnologia de painel NanoCell, QNED, OLED e ainda os modelos de resolução 8K.
Descrição
A série UR9100 está disponível em cinco tamanhos de ecrã, começando com as diagonais de 43, 50 e, depois, 55 polegadas, o modelo que me foi disponibilizado para este teste, e ainda nas diagonais de 65 e 75 polegadas. Com uma resolução 4K os painéis UHD TV exibem 8,3 MP por quadro, com uma resolução de 3 840x2 160 pixéis, e um poder de processamento a cargo do Motor Triplo XD, que inclui o processador de sexta geração α5 AI Processor 4K da LG que suporta processamento e upsampling de sinais vídeo até 4K, HDR10 e HLG. A conectividade é bastante completa e inclui 3 ligações HDMI, uma das quais eARC, e 2 USB, para além das entradas de sinal RF através de antena ou satélite. Possui ainda uma ligação LAN e uma saída digital óptica.
No topo da gama LED da LG, o UR91 beneficia de algumas tecnologias de imagem bem estabelecidas e que contribuem para uma qualidade de imagem referencial no segmento de preço em que se insere. Destas, merece especial destaque a tecnologia de escurecimento local (local dimming), uma tecnologia que se baseia na divisão da luz de fundo do ecrã em zonas distintas. Cada uma destas zonas é controlada individualmente, proporcionando um contraste muito melhor em toda a imagem. Como resultado, o painel apresenta pretos mais profundos e brancos mais brilhantes, e um contraste que permite que a imagem demonstre uma presença visual muito marcante.
Por forma a optimizar ainda mais o desempenho do ecrã, o LG UR9100 não é apenas compatível com os já mencionados HDR10 e HLG, mas também beneficia do próprio HDR10 Pro da LG, com Dynamic Tone Mapping, que optimiza o conteúdo HDR, melhorando o brilho, a cor e os pormenores da imagem quadro a quadro.
O televisor LG 55UR9100 possui um suporte de colocação central e que é ajustável em altura permitindo um mais fácil emparelhamento com uma barra de som, dado que, por vezes, as barras de som obstruem a zona inferior do painel do televisor, tapando o sensor receptor do sinal do comando ou mesmo parte dos conteúdos a visionar, como por exemplo as legendes de filmes.
Os parâmetros de imagem podem ser personalizados, existindo modos de imagem previamente definidos que se propõem optimizar ao máximo a qualidade da imagem conforme o tipo de conteúdos a visualizar. Entre estes incluem-se os modos Vivo, Padrão, Básico, Cinema, Desportos, Optimizador de Jogo e Modo Filmmaker, um modo especial que disponibiliza uma qualidade de imagem de cinema optimizada certificada pela UHD Alliance, a principal entidade de normalização para tecnologias relacionadas com UHD.