Solução global de entretenimento para toda a família
Análise
A barra sonora S95QR foi utilizada em conjunto com o meu televisor TCL 55C735 de 55 polegadas, com ligação via HDMI/eARC e também com o leitor Blu-ray Sony BDP-S7200 ligado via entrada digital óptica. O software constou do filme Pearl Harbor em Blu-ray, e dos concertos Scorpions – Moment of Glory, em que o grupo alemão é acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Berlim, e Beethoven - Missa Solene com o Coro Gulbenkian e a Orquestra de Câmara da Europa com direcção de John Nelson, ambos em suporte DVD. Foram também visionados, via streaming, o filme Matrix Revolutions com Dolby Atmos, bem como diversos clips de demonstração de Dolby Vision e Dolby Atmos.
Em termos de performance sonora, tanto Pearl Harbor como Matrix Revolutions apresentam desafios permanentes a qualquer sistema AV. As cenas de acção em Matrix Revolutions, que incluem um constante martelar metálico e onde múltiplos motivos distintos se concentram na mesma cena, exigem do sistema de som a capacidade para diferenciar os diálogos dos ruídos provenientes das cenas de combate entre humanos e máquinas. A LG S95QR revelou uma competência surpreendente ao conseguir edificar uma esfera sonora envolvente e abrangente, capaz de nos prender a atenção e de manter a tensão latente que a banda sonora tantas vezes evoca como prenúncio de algo importante que está para acontecer, colocando-nos no centro da acção e contribuindo desse modo para uma notável imersão no curso do espectáculo cinematográfico.
Os diálogos surgem sempre muito nítidos e perceptíveis, independentemente da complexidade sonora que pode estar a acontecer em simultâneo, resultado a que não será alheia, certamente, a contribuição do canal central vertical, que ajuda a manter os diálogos no centro da acção enquanto os sons complementares se espraiam pela totalidade do espaço cénico.
A barra sonora destaca-se pela habilidade para nos colocar numa boa sala de cinema, com uma sonoridade intensa, de notável amplitude dinâmica e um poder sonoro que nos agarra à cadeira, sem evidenciar efeitos agressivos, mesmo quando puxamos o volume a níveis para lá do razoável. Ainda que não se experimente a escala e a definição que pode ser obtida com conjuntos de cinema em casa dedicados de preços necessariamente muito superior, a barra sonora é uma solução altamente respeitável para uma utilização no dia-a-dia em sessões de entretenimento em família.
A audição de música beneficia da natural e ampla envolvência sonora da barra sonora, assegurando uma reprodução muito honesta, ainda que sem atingir um nível de exigência audiófila, até porque nem sequer é esse o propósito, mas sem indiciar compromissos que impeçam o gozo da audição de música pelos utilizadores comuns.
Já depois de concluídas as audições tive a oportunidade de experimentar o modelo S90QY que é basicamente a mesma barra e subwoofer mas abdicando dos canais traseiros. Para quem não tem forma de colocar as colunas traseiras na sala esta é uma excelente alternativa, que pode permitir a poupança de mais de duas centenas de euros, assegurando uma performance semelhante, ainda que naturalmente limitada pela necessidade de virtualização dos canais surround o que compromete de alguma forma a espectacularidade das sessões de cinema, mas que representa um compromisso muito aceitável.
Conclusão
A LG S95QR assume-se de corpo inteiro como uma solução de sonorização de conteúdos para toda a família. Não apenas em sessões de cinema em casa, onde brilha alto graças, principalmente, ao processamento Dolby Atmos, mas também porque permite audições de música sem compromissos e é ainda uma fonte estimulante na sonorização de jogos. Por um preço a rondar os 1000 €, a LG S95QR é uma proposta dificilmente superável no escalão de preços onde se insere e merece uma entusiástica recomendação.
Barra sonora LG S95QR
Representante LG Portugal
Preço: 999,99 €