Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

B&W 603 S2 Anivers. Edition

B&W 603 S2 Anivers. Edition

Leonel Garcia Marques

4 abril 2023

Colunas que não defraudam expectativas, de uma marca que não sabe decepcionar


Audição

Como sempre. Diferentes músicas, diferentes audições mas sempre começando pela clássica.


Play List


Les Arts Florisssantes (dir. P. Agnew) – Gesualdo Madrigali (Libro I & II) – 2 CDs Harmonia Mundi
{oh!} trio – Marchard Suites – 3 CDs Aparté
Cécile McLorin Salvant – Mélusine – CD Nonesuch
Jan Haerbeck Qt feat, Walter Smith III – Variations in Blue – CD Stunt
Petter Hammill – Over – CD Virgin
Red Hot Chili Peppers – Blood Sugar Sex Magik – CD Warner Bros.


Primeiro, a gravação dos madrigais de Don Carlo Gesualdo, Príncipe de Venosa, o compositor assassino. Gesualdo era um apreciador genial da polifonia mas não da poligamia (visto que matou a esposa adúltera, Maria d’Avalos e mandou matar o amante). O jogo de vozes dos Arts Florissants é complexo, subtil e sempre muito belo. As 603 S2 AE mostraram serviço, sobretudo na dimensão e definição do palco sonoro e na musicalidade dos médios. Contudo, em alguns períodos, a sobreposição dos timbres e a multiplicidade de vozes fez emergir alguma ligeira falta de definição, com uma mistura excessiva de baixos e médios. Os {oh!} trio são um grupo derivado da {oh!}, uma orquestra polaca dirigida pela excelente violinista Martina Patuszka. O programa apresentado resgata de um certo esquecimento o grande compositor Joseph Marchand, nascido numa família de violinistas e ele próprio exímio executante deste instrumento. O programa é magnífico, inventivo e revigorante. As 603 S2 AE mostram que tamanho grande não é necessariamente sinal de falta de subtileza. O timbre de Patuszka é lindíssimo e suave e este foi o desempenho em que mais gostei das B&W, cheio de nuances e dos pequenos detalhes de cada instrumento.

Foto 5

No jazz, temos a magnífica Cécile McLorin Salvant (e todos os que estiveram no CCB no mês passado sabem o quero dizer).  No caso, trata-se da última gravação de Salvant com várias faixas cantadas em francês, numa grande diversidade de estilos: jazz, música francesa, caraíbas, música africana, enfim tudo. Excelente o dinamismo e a verdade da reprodução e excelente a reprodução da voz mutável e inclassificável de Salvant. E depois temos a combinação de dois sax-tenor muito diferentes, o super-cool Jan Harbeck e o potente Wilbur Smith III. Gravação entusiasmante e em diálogo permanente dos tenores que a capacidade das 603 S2 AE para encher uma sala e colocar os instrumentos precisamente, muito fez para me ajudar a conseguir apreciar o evento, sem cansaço e sem estridência, guardando só o swing para o ouvinte.
No rock, uma obra-prima de Peter Hammill, Over, com a honra de ter sido o primeiro CD da Virgin Records. Composições complexas, mas cativantes, e letras nunca menos do que inteligentes. Boa reprodução das 603 S2 AE, dando conta com equilíbrio quer dos elementos eléctricos quer dos acústicos, passando com distinção pela voz potente e insinuante, mas triste, de Peter Hammill. Finalmente, os Red Hot Chilli Peppers e um dos seus grandes clássicos Blood, Sugar e Sex & Magik. A libertação de energia é total, a música é de combate, desde o baixo omnipresente de Flee até à guitarra John Frusciante e ao quase rap de Anthony Kiedis. A força e a dimensão do palco sonoro ajudaram muito e a reprodução foi, no geral, muito boa.

Foto 6

Conclusão

Gostei bastante da força pura, da riqueza de detalhes, da dimensão do palco sonoro. Às vezes, de tão preciso o palco, as B&W pareciam em maior número do que o par estéreo que fazem. Além disso, as 603 S2 AE tem médios de grande musicalidade, e provavelmente o tweeter on top das 700 e 800 pudesse contribuir para uma ainda melhor subtileza e discriminação de timbres. Mas é sempre injusto comparar qualquer equipamento de uma dada gama com equipamentos das gamas superiores (na mesma marca, essa comparação chega invariavelmente à mesma conclusão – o de gama superior é …, digamos, superior).
A esta gama de preços em colunas deste tipo, as B&W 603 S2 AE. Em relação às colunas B&W, a minha opinião é parecida com o que alguém dizia de si próprio, e vou parafrasear, “nunca me enganam e raramente me suscitam dúvidas”.


B&W 603 S2 Anivers. Edition
Preço           2000 €
Distribuidor   B&W Group Spain