Um sistema tudo-em-um em grande e à italiana
Audições
As primeiras audições foram realizadas via ligação analógica, com o meu leitor de CD’s a fornecer o sinal às fichas RCA de entrada. A rendição da habilidade vocal da Patricia Kaas deixou-me convencido ao ponto de me sentir estar perante um produto muito sério que se demarca facilmente do mainstream. Se exceptuarmos uma natural limitação ao nível das baixas frequências, perfeitamente expectável, não apenas face às dimensões da caixa mas também atendendo a que todo o registo grave está entregue a um único woofer, há que reconhecer que a Omnia entrega uma performance sonora que prima pela envolvência, com uma definição lateral e em altura notáveis, ao ponto de facilmente enganar os ouvidos. Os temas Kennedy Rose, Bessie e Les hommes qui passent, incluídos no álbum Scène de Vie surgiram sempre potentes, vigorosos mesmo, com a voz rouca da Patrica Kaas a surgir no centro da acção de um modo excelentemente articulado e totalmente inteligível, e um palco sonoro que não se acredita poder ter origem numa unidade com as dimensões da Omnia, tal é a amplitude da esfera sonora que dela emana. O pedal da bateria é mesmo surpreendente pelo poder e quase visceralidade demonstrados, num misto de energia e dinamismo que entrega à música um carácter envolvente e ritmicamente contagiante que dá gosto ouvir.
Seguiram-se as audições em streaming, via Tidal, nomeadamente do clássico tema Take Five, reinventado pelo baterista Joe Morello, Danças Húngaras de Brahms pela Orquestra filarmónica de Viena com direcção de Claudio Abbado e os temas Loucura, Barco negro e Ó gente da minha terra, incluídos no álbum Best of Mariza.
Independentemente do género musical utilizado a Omnia revelou sempre uma sonoridade homogénea, pujante, ritmicamente segura e uma imagem estéreo que se espraia muito para além dos limites físicos da coluna, desenvolvendo-se em altura e largura de um modo que sempre me surpreendeu, contribuindo para audições envolventes e sempre agradáveis.
A Sonus faber Omnia é um produto que está muito para além do conceito de barra sonora, ainda que possa ser utilizada como tal. Trata-se de um sistema que liga facilmente o utilizador a um universo de música disponível na internet com a facilidade de controlo por um dispositivo móvel iOS ou Android e possui um apelo estético que assegura uma fácil integração com o ambiente doméstico, algo que agradará certamente a todos os membros da família. As prestações sonoras farão justiça tanto a dar voz aos jogos de computador, como a sonorizar sessões de cinema em casa, ou quando dedicada em exclusivo à audição de música em estéreo, o que torna a Omnia uma proposta verdadeiramente irresistível como solução de sonorização de conteúdos para toda a família.
Sonus Faber Omnia
Preço: 1.799,00€
Representante: Imacustica