Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
Banner horiz Ultimate Fever 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

Auscultadores HEDDphone

Auscultadores HEDDphone

Leonel G. Marques

16 setembro 2022

Uma Nova Alternativa Tecnológica: os HEDDphone, da HEDD


Audições


Ouvi os HEDDphone ligados ao amplificador de auscultadores Vincent KHV-111MKII e a partir daí ao DSD DAC da Holon Cyan e ao SACD200 da Atoll ou mesmo ao leitor SACD.
Antes de mais, destaco o conforto. O peso e as dimensões poderiam fazer supor que uma audição prolongada com os HEDDphone seria desconfortável. Pois bem, é exactamente o contrário, o ajustamento à cabeça é perfeito, de tal forma que a audição não cansa absolutamente nada! Tal explica o êxito que vem granjeando no mundo do áudio profissional.
A impressão geral é de uma surpreendente precisão na reprodução dos timbres, com grande musicalidade, transparência e um espaçoso palco sonoro. Uma extensão na reprodução dos agudos que se aproxima dos melhores transdutores electrostáticos, mas sem grandes limitações nos registos mais baixos.


Playlist


Samuel Mariño & La Cetra (dir. Andrea Marcon) – Sopranista – CD Decca
JW de Vriend & Combattimento Consort – Exceptional Masterpieces – SACD SilTECH
Lyn Stanley – Live at Studio A – SACD AT Music
Jacintha – Jacintha is her name – SACD Groove Note
Cowboy Junkies – The Trinity Session – SACD RCA
Santana – Abraxas – SACD CBS Sony




Mais em pormenor, e começando pela música clássica, a gravação de Martiño de obras de Mozart, de Gluck e de Cimarosa é um desafio formidável para o registo agudo de qualquer equipamento. A reprodução dos HEDDphone, cristalina e imaculada, mesmo nos registos mais pirotécnicos, é magistral, sem distorção, sem estridência com grande precisão. De Vriend e o seu Combattimento Consort oferecem-nos nessa sua gravação uma selecção de compositores do fantástico barroco (Fux, Biber) e do barroco mais tardio (Endler, Sammartini) numa exibição de virtuosismo exuberante. Os timbres soaram perfeitos, os ataques milimétricos, o palco nunca se estreitou e a musicalidade dos médios fez-se sentir, soberana. Excelente desempenho.

HP_Packaging 2

No Jazz, a gravação de Jacintha é simplesmente sublime. Os primeiros momentos da segunda faixa, The Thrill is Gone, só com o vibrafone de Larry Bunker e a voz de Jacintha, reproduzidos nos HEDDphone, são cativantes e prendem-nos até ao mínimo dos detalhes. O vibrafone de Bunker é mais um testemunho da precisão e beleza com que os HEDDphone tratam as gamas agudas. E a gravação de Lyn Stanley, mais espontânea, mais íntima, mais swingada, é outra “prova do pudim” para estes auscultadores. Aqui a correcção dos ataques e a precisão rítmica dos HEDDphone foram as características mais salientes em mais um excelente desempenho.
No Rock: The Trinity Session é uma gravação mítica em que a voz de Margo Timmins e as guitarras dos irmãos imperam num ambiente fantástico de catedral. Canções de sempre e para sempre, haveria muito por onde estragar. Os HEDDphone souberam reproduzir sem participar nem colorir, preservando os ecos naturais da igreja onde ocorreu a gravação e deixando fluir a beleza intemporal desse mágico encontro. E, para terminar, outro clássico – Abraxas, de Santana com o groove e timbre ácido da guitarra de Carlos Santana e a percussão imprevisível, mas sempre propulsionando o conjunto no seu percurso imparável. Precisão rítmica, definição e variedade dos timbre se palco sonoro aonde não falta espaço para diferenciar os instrumentos, eis os segredos no desempenho dos HEDDphone.


Conclusão


Gostaria de acrescentar que comparei o desempenho dos HEDDphone com uns electrostáticos Stax (auscultadores SR-L500 e amplificador SRM-323A), uns dinâmicos NightHawk da AudioQuest e uns planar magnéticos Sundara da Hifiman. E pareceram-me mais equilibrados do que estes últimos, com baixos comparáveis ou superiores aos da AudioQuest e uns agudos comparáveis aos Stax. E ainda com melhor coerência e musicalidade (só não ultrapassando os Stax na reprodução da voz humana). Juntando a isto, o conforto com que se cumprem as audições longas, e mesmo considerando o preço acima do que podem despender muitos audiófilos, enfim, fiquei sem alternativas. E os HEDDphone ficaram cá para sempre.


Auscultadores HEDD HEDDphone


Preço 1 700 €
Representante: Exaudio
Telefone +351 21 4649110 / +351 91 7600209
Web Exaudio

tps_1335_484990_May00472-484990-scaled