Banner LG OLED  Audio Cinema 17-07-25
Sarte Audio Out 2025
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Exaudio 19-08-25
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner vertical Imac 30-04-25
Banner Absolute original
Banner horiz Ultimate_20-03-25
Banner Logical Design_26 Jun 24

A combinação SA3 + NP3 da IOTAVX

A combinação SA3 + NP3 da IOTAVX

Leonel Garcia-Marques

28 novembro 2025

O «tudo-em-dois» que é uma pérola rara no universo audiófilo.


Audição


Para o teste, apenas juntei as minhas colunas B&W 705SE. A instalação do componente de streaming do NP3 foi razoavelmente rápida (se calhar uma App dedicada seria preferível. Mas depois de estar a funcionar o streaming mostrou-se estável e com boa qualidade. Neste teste vou referir-me sobretudo ao componente de leitura de CDs do NP3.
Em termos de impressões gerais, a combinação SA3+NP3 apresenta uma qualidade de transparência e clareza que espanta nesta gama de preços. Ao mesmo tempo, também mostra grande musicalidade, coerência tonal e corpo. Os médios são um ponto forte: vozes, guitarras acústicas e instrumentos de cordas ganham textura e naturalidade. Os graves são firmes, controlados, embora não excessivamente profundos — a prioridade é a precisão, não o impacto. Os agudos são agradáveis, suaves, mas sem sacrificar detalhe. A apresentação é ampla, estável e nunca agressiva. Em sessões prolongadas, a audição nunca fatiga, o que o torna ideal para quem passa horas a ouvir música. Em termos condução de colunas, este par mostrou-se suficientemente capaz, embora com as limitações inerentes à sua potência.
Mas passemos aos detalhes.


                                    Playlist
Amandine Beyer & Gli Incogniti – Bach from Italy – CD Harmonia Mundi
Xavier Sabata, Alicia Amo & Tiento Nuovo – Napoli Inedita – CD Apartemusic
Ledisi – for Dinah – CD Candid
Charles Lloyd Trio – Figure in Blue – CD Blue Note
Chrissie Hynde & Pals – Duets Special – CD Parlophone
Bruce Springsteen – Nebraska – CD Columbia Sony


Começando, como sempre, pela clássica, destaco uma gravação recente da célebre violinista Amandine Beyer, que tenta explorar o lado mais solar de Bach e as suas inspirações, combinando um conjunto de obras de Vivaldi e Alessandro e Benedetto Marcello e de obras de Bach por eles inspiradas. O instrumento rei é aqui, quase sempre o violino, os tempos são rápidos e os timbres são vivos e brilhantes. O combo da IOTAVX reproduziu o desempenho dos Incogniti com transparência, sem estridência, com bastante detalhe e acuidade e num palco que permitia separar facilmente as contribuições dos vários instrumentos. Depois o contratenor Xavier Sabata e a soprano Alicia Amo a interpretar canções da antiga Nápoles (algumas inéditas) num duelo de vozes agudas e emotivas. Grande desempenho do conjunto, precisão na reprodução dos timbres e grande musicalidade.

Foto 7 IOTAVX

Passando ao jazz, começamos pela incrível Ledisi, num tributo à inesquecível Dinah Washington. Voz soberba, insinuante e quase maliciosa, arranjos inventivos dos standards imortais que faziam parte do reportório de Dinah. A combinação da IOTAVX nunca passou ao lado do swing inerente à ocasião e brilhou pela transparência e pelas dimensões do palco sonoro que permitiu que os vários contributos não respirassem nos pescoços uns dos outros. Depois o maior tenor vivo, Charles Lloyd com o seu novo trio, incluindo Jason Moran no piano e Marvin Sewell na guitarra (um bluesman de Chicago). É uma gravação extraordinária com Lloyd encarnando várias facetas da história do Jazz, Sewell, sempre com referências bluesy e a Moran, com total liberdade. Aqui os timbres, a harmonização dos timbres e a subtileza são o que há a preservar e o combo da IOTAVX fê-lo com qualidade surpreendente para o seu nível de preços.
Finalmente o rock & folk. Aqui com a incrível Chrissie Hynde e um monte de parceiros de Lucinda Williams a Cat Power. As canções e as interpretações são divertidas e de bom gosto, mas a gravação tem algum excesso de graves. Tal excesso foi bem audível na reprodução dos IOTAVX, como não podia deixar de ser. Finalmente, uma gravação quase low-fi de Bruce Springsteen, cheia de reverberação e eco, mas com grande dose de personalidade, de imperfeição humana e talento mágico. Uma gravação mítica. Excelente reprodução do combo, mesmo na reprodução das supostas imperfeições da gravação.


Conclusão – O “desalinhamento” (no bom sentido) qualidade/preço


Este é o ponto onde a IOTAVX realmente brilha: entrega muito mais do que cobra. O SA3 e o NP3, combinados, oferecem uma performance que, numa marca tradicional, custaria facilmente mais do dobro.
Esse desalinhamento feliz — onde a performance supera largamente o custo — é exactamente o que o audiófilo informado procura.

Foto 8 IOTAVX

A presente proposta SA3 + NP3 pode funcionar, para muitos, como primeiro equipamento, e para outros, como um excelente equipamento de escritório. Mas também a possibilidade de upgrade é particular. Um upgrade do combo IOTAVX de máxima sustentabilidade, na forma da adição do PA3 (um amplificador de potência) faz duplicar a potência da amplificação, transformando a combinação em dois amplificadores de potência mono e um prévio (o SA3 torna-se num amplificador de potência mono mas mantém as funções de prévio) e isto por mais umas poucas centenas de euros. Podendo assim, talvez, o combo IOTAVX SA3 + NP3 + PA3 passar a funcionar para ambos os grupos considerados acima como o equipamento principal.
A combinação IOTAVX SA3 + NP3 é uma demonstração clara de que a alta-fidelidade acessível não só é possível como pode ser profundamente razoável. É uma solução completa, coerente, musical e tecnicamente robusta. Uma escolha excelente para iniciados sérios e audiófilos experientes que querem desempenho sem ostentação. Uma combinação honesta, inteligente e surpreendentemente envolvente. Uma referência absoluta.


Preços IOTAVX:
Amplificador integrado SA3   499 €
Streamer/leitor de CD NP3     599 €

Contacto Esotérico