Banner LG_Set 24
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio 10-24
Banner vertical Ultimate Fever 24
GIF Imacustica 2_Agosto 24
 Aniversario Ultimate 24
Banner Logical Design_26 Jun 24

PCs e tablets ganham destaque no MWC

PCs e tablets ganham destaque no MWC

1 março 2022

O Mobile World Congress em Barcelona está aí de novo


Laptops, dispositivos 2 em 1 e tablets ocuparam o centro do palco no Mobile World Congress deste ano, com empresas como TCL, Lenovo e Huawei a apresentarem linhas de computadores pessoais. “O PC está aqui para ficar. Vai-se tornar mais poderoso”, disse Alex Katouzian, da Qualcomm, acrescentando ainda que “se tornará mais móvel”.
O Mobile World Congress em Barcelona regressou. Mas não é o mesmo de antes. Sim, não há dúvida que o evento vem mudando nos últimos anos – desde a Samsung a realizar os seus próprios eventos de lançamento dos Galaxy antes de a feira chegar até a pandemia a interromper o evento anual nos últimos dois anos.
E assim o MWC 2022 encontrou um meio-termo diferente. Fiel à forma, a Samsung revelou a sua mais recente série Galaxy S22 semanas antes do evento, enquanto grandes marcas como a Sony disseram que não marcaram presença. Além disso, o OnePlus, muitas vezes um grande motivo para olhar para o MWC devido ao lançamento dos seus topo de gama, lançou o OnePlus 10 Pro na China e em nenhum outro lugar até agora. A Oppo, uma marca em ascensão, apresentou igualmente o Find X5 Pro na semana passada.
Mas outras marcas de telemóveis como a TCL, Nokia e Motorola continuam a defender o bastião. Podem não ser os nomes mais sonantes da área mobile, mas deles veio uma boa colecção de novidades para manter as coisas interessantes. E a Realme, Honor e Xiaomi tinham igualmente hardware para mostrar. Felizmente, além dessa exibição estranhamente limitada do mundo dos telefones, havia mais motivos para ficar animado no MWC 2022. Laptops, 2 em 1, tablets e algumas surpresas vieram em socorro do Mobile World Congress este ano.
A Lenovo anunciou uma nova gama de portáteis de produtividade para casa e negócios, bem como outros para jogos, tablets e muito mais. No entanto, um dos que destaca mais é o Lenovo ThinkPad X13s Gen 1. Este é um novo dispositivo para a Lenovo, e o que o destaca é que é o primeiro dispositivo a ser anunciado que apresenta o chip Snapdragon 8cx Gen 3 - o mais recente sistema integrado num chip de silício (SoC) do Snapdragon. É muito interessante assistir a esta entrada, uma vez que o Windows a corre nos ARM mostrou que pode dar origem a um excelente, como o superfino e furtivo Surface Pro X, mas os problemas de compatibilidade e desempenho têm reinado até agora.
Após o sucesso da mudança da Apple para o ARM para MacBook Air e MacBook Pro de 14 polegadas - proporcionando grandes ganhos de eficiência e mantendo o desempenho - a transição do Windows para uma arquitectura de chip semelhante parece uma inevitabilidade. Mas tem sido um caminho difícil, e cada novo chip Snapdragon para PC e actualização do Windows parece trazer promessas de compatibilidade melhorada. O ThinkPad X13s Gen 1 será a primeira oportunidade de colocar um chip 8cx Gen 3 e o Windows 11 juntos na senda do ARM.

csm_ThinkPad_X13s_Specialty_06_05a5a6f1df

O Huawei MateBook E é a primeira tentativa deste fabricante em termos de lançar um dispositivo 2 em 1 semelhante ao Surface Pro. A parte detablet é muito fina - um obstáculo que o rejuvenescido Surface Pro 8 tentou superar, mas depois caiu em desgraça com a baixa duração da bateria e os ventiladores activos. Será interessante ver se a Huawei conseguiu acertar no equilíbrio.

huawei-matebook-e-kv-s1-1

Depois, há ainda o Kindle e o Huawei MatePad Paper, semelhante ao reMarkable - um tablet e-ink de 10,3 polegadas que procura atender aos requisitos de leitura electrónica e anotações. Completando as coisas para a Huawei temos o MateStation X, um all-in-one com toques sérios do iMac. Não tem uma GPU dedicada, apenas um chip AMD para equipamentos móveis, colocando-o em competição com o mais recente Mac M1.
Voltando a uma das marcas que se esforçou ao máximo para manter o “mobile” no Mobile World Congress, a TCL não teve problema em aventurar-se igualmente por outras categorias. Expandiu a sua linha de tablets com os NXTPAPER MAX 10, TAB 10 HD 4G e TAB 10s 5G. Os dispositivos NXTPAPER da TCL oferecem um ecrã semelhante a papel para acomodar desenhos e anotações, enquanto oferece ainda outras vantagens inerentes aos tablet, tais como uma tela FHD + de moldura fina para visionar filmes e programas de TV. As outras opções da TCL são mais tradicionais e ganham muito do seu apelo com a grande duração da bateria: 5.500mAh para o TAB 10 HD 4G e 8.000mAh para o TAB 10s 5G, além de preços baixos. A TCL também revelou que um novo TAB PRO 12 5G de última geração está a caminho, com um ecrã de grandes dimensões focado em entretenimento e produtividade.

TAB10S 5G 3(2)-01

Estamos, assim perante uma nova era, pois o mercado para os computadores foi alvo do seu maior nível de crescimento numa década em 2021 – 27% em relação a 2019. A pandemia parece ter criado uma realidade de que veio para ficar – os consumidores habituaram-se a trabalhar a partir de casa e esta é também cada vez mais um centro de entretenimento, mas, principalmente com o advento do 5G, é cada vez mais importante que tudo isso possa ir para qualquer lado para onde nos desloquemos.